27.1.10

O VALE ESCURO


«Num lugar como este faltam as palavras, no fundo pode permanecer apenas um silêncio aterrorizado um silêncio que é um grito interior a Deus: Senhor, por que silenciaste? Por que toleraste tudo isto? É nesta atitude de silêncio que nos inclinamos profundamente no nosso coração face à numerosa multidão de quantos sofreram e foram condenados à morte; todavia, este silêncio torna-se depois pedido em voz alta de perdão e de reconciliação, um grito ao Deus vivo para que jamais permita uma coisa semelhante.»

Bento XVI, Aushwitz-Birkenau, Maio de 2006

11 comentários:

Carlos Pires disse...

Se fosse precisa mais alguma prova, o que se passou nos campos de concentração nazis chegariam para mostrar que Deus não existe. Mas não era, pois antes já tinham acontecido barbaridades suficientes. Por exemplo: as atrocidades de Leopoldo II no Congo.
Chama-se a isso o problema do mal. Um Deus bom não permitiria o mal. Um Deus omnipotente poderia acabar com o mal. O facto de haver tanto mal desnecessário no mundo mostra que ou deus existe e não tem as características que lhe atribuem ou - o que é obviamente muito mais provável - não existe.

Merkwürdigliebe disse...

"Leaf, where are you going? With the wind blowing you on the coarse stones of pavement, taking you to a place I won't see. The pain I feel see you fall apart, with each crash of your identity upon this road. The dark night and cold air surround you while the street lamp reveals the shadow you carry along with every moment. Trees so high, your branches raised in worship, swaying as to a melody of the Creation. Oh that I might be as stable as you. Oh that I might lift my hands in ceaseless worship before the Creator. Instead, I tumble along the man made surface that gives ease to travel, although it's not so easy for me. God, where are You? People ask me where You can be found. How should someone like me be prepared to give a response, as I am as fragile and broken as they are. Yet for the adulterer I am I cannot leave behind the shadow, the shadow of the Creator that is revealed every moment that I'm carried away in your delusions of Love and Peace. I cannot forget who I am and where I have fallen from."

Anónimo disse...

Qué pena, del que escribe así!. LO MÁS GRANDE QUE NOS HA DADO DIOS es la LIBERTAD. y por eso somos capaces de matar y hacer esas atrocidades, porque hemos echado a Dios de nuestra vida, y nos hemos convertido en amos de la cración y de nuestros semejantes.
Dios permitie las atrocidades, porque respeta nuestra LIBERTAD. Dios hizo todo lo que pudo por nosotros, haciendose humano como nosotros, y desde nuestra humanidad de pecado le llevamos a la cruz.
Para mí todo eso es la prueba de la existencia de Dios.
Y no te escribo más, porque no creo que la vayas a leer.
Si lo haces, puedes escibirme a
olivareschao@hotmail.com, y te contestré personalmente.

Anónimo disse...

http://www.thejc.com/news/world-news/26488/peres-speech-german-parliament-in-full


Carlos Pires

Desconhece o Deus e o Homem na fé Cristã. É ao Homem que cabe escolher entre o Bem e o Mal. Deus é omnipotente mas deixa aos Homens aquilo que é dos Homens, parafraseando as palavras de Jesus sobre César.
O Homem não teria consciência sem o Mal e sem o Bem.
Dito isto também é possível que Deus não exista...


lucklucky

Anónimo disse...

Para o mistério do mal só poderá haver uma ou duas explicações, as únicas que sei dar:
1. Deus não seria bom se nos tirasse a liberdade. O mal resulta do mau uso da nossa liberdade.
2. Costuma perguntar-se "onde está Deus?" quando o sofrimento nos atinge. Só tenho uma resposta: Deus está precisamente naqueles que sofrem. Deus é, juntamente com o homem, vítima da violência humana. Ele foi, em Jesus Cristo, a vítima mais inocente da maldade. Deixo aqui estas palavras para, eventualmente, ajudarem alguém.

Xico disse...

Carlos Pires
Um Deus à sua medida, seria o mesmo que dizer que o Homem não era livre. Para os cristãos, Deus criou os Homens livres. Os homens sem a capacidade do mal não teriam mérito nenhum ao fazer o bem.
Este é um problema mais do que debatido na filosofia e parece-me absurdo que a argumentação sobre a existência de Deus se baseie na maldade e nas desgraças naturais. Não deixa de ser um pouco infantil.
Deus deu ao Homem todas as condições para ser feliz e praticar o bem, mas ele é livre de o fazer ou não. Você só teria razão se Deus tivesse criado um homem incapaz do bem.
Fernando Rosas, ontem na TV, surpreendeu-me. Depois de se confessar ateu disse que Deus tinha lá estado no coração dos que resistiram e ajudaram os outros.

Daniel Azevedo disse...

O Carlos Pires faz um raciocinio lógico mas esquece-se de um detalhe: a escala!

Deus cria o Homem num universo com 46 mil milhões de anos-luz de tamanho (a luz propaga-se a 300.000 km por segundo; é fazer as contas, como dizia o outro!), numa galaxia ordinária num planeta ordinário dos suburbios.

O Homem,nesta escala, nem uma bactéria é para Deus - talvez seja um quark.
E querem as religiões todas deste mundo que sejamos especiais!
Seja! Somos uns "quarks" especiais que Deus meteu no Universo.

A minha conclusão é simples: se Deus existe, está-se borrifando para nós! Somos muito pequenos!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Sr. Carlos Pires,
A prova que Deus existe e é infinitamente Bom e Misericordioso é Ele permitir que o Sr. continue a mostrar a sua ignorância espiritual. E se não sabe eu esclareço-o, Deus dá livre-arbítrio ao Homem para que possa escolher o caminho do bem ou do mal. Se semeou ódio colherá maldição, homicídios e terror.
Sempre foi assim e será até ao final dos tempos!

www.angeloochoa.net disse...

Oração a Deus, a pensar nos homens:

Que é daqueles que tratastes de somenos?

‘Um Brot, um Brot, um Brot!’

‘De profundis clamavi!’

(A que jamais vá de repetir-se o Horror.)

Anónimo disse...

46 mil milhões de anos-luz ? Como é que se fizeram tais "contas" se o Universo continua a expandir-se ?

Daniel Azevedo disse...

"Como é que se fizeram tais "contas" se o Universo continua a expandir-se ?"

Trata-se do quão longe nos é dado observar com a tecnologia actual.
O "limite" observável do Universo está a 46 mil milhões de anos-luz de nós.

Na realidade:
"Current interpretations of astronomical observations indicate that the age of the Universe is 13.73 (± 0.12) billion years, and that the diameter of the observable universe is at least 93 billion light years, or 8.80 × 10^26 metres."
POde ver o resto do artigo aqui (é da wikipédia mas bem fundamentado e com referências): http://en.wikipedia.org/wiki/Universe

Quanto à expansão: estes números referem-se ao estado actual e vão ser alterados com o tempo (para números maiores).