20.1.10

A "LUZ"

«Todos nós achámos que vinha uma nova luz ao mundo», disse Adriano Moreira a Mário Crespo a propósito de um ano de Obama. Salazar lá se riu, de novo, deste seu antigo ministro na tumba rasa do Vimieiro. Soares não diria melhor e a RTP também não. Se eu fosse americano, teria votado Obama naquela "linha" do melhor do que não presta. Mas como não sou cego, surdo e mudo nem aspiro a ser bajulado em lado algum, parece que está a ficar razoavelmente claro que Obama é mais um presidente dos EUA e não uma "luz" qualquer. O que há de bom nos EUA, como, por exemplo, as universidades e as bibliotecas, antecede a "luz" e ficará para além da "luz". Obama é apenas mais um demagogo. Passará.

15 comentários:

Unknown disse...

BO é ,tão somente, um sub-poduto do "entertainment" Americano.
E o "europeísmo sofisticado", que presume desprezo por Hollywood & Ca., desta vez aplaudiu a mãos ambas um produto de retinta fancaria.
Claro que ajudou a fita ser a preto e branco...

De nihilo nihil disse...

E nós completamente às escuras!

Vasco disse...

Deixei o seguinte comentário numa caixa de comentários do Público (eu sei, eu sei - aquilo é o círculo do Inferno onde até os que não são imbecis se queimam, ou coisa parecida...)

Foi acerca desta notícia: http://www.publico.pt/Media/rtp-quer-que-marcelo-continue-na-estacao_1418883#Comentarios

Gostaria de ter algum retorno, mesmo que indirectamente, sobre as ideias que expus. Afinal, é para isso que aqui estamos. Ou não?

Em resumo: gostaria de saber qual é a opinião do autor e colaboradores deste blogue sobre este assunto.

O meu comentário foi este:

"Eu quero que a RTP acabe. Já não faz sentido existir em Portugal uma estação pública. Não só é um sorvedouro de dinheiros públicos para fins poucos instrutivos (basicamente, é só conversa de chacha, telenovelas e séries de
3ª categoria) bem como é um instrumento de propaganda pago por nós todos - mesmo os que votaram contra o regime. A RTP será sempre alvo de manipulação por parte deste Governo, do próximo e de todos os que estão por
vir. Acabe-se com essa coisa de uma vez por todas. Foi muito giro e útil no seu tempo - justiça seja feita-, mas agora é apenas mais um sinal da monotonia e da indolência que vigora no funcionalismo público, e dos piores desejos do Estado - tudo isso coisas que verdadeiramente os portugueses não deveriam ser obrigados a sustentar. Temos que crescer. Temos que nos livrar da voz paternalista do Estado se quisermos ser pessoas e ser um povo. Caso contrário, seremos o povo que eles dizem (nas televisões) que somos e que, é mais do que evidente, não deveremos ser."

Não creio que esteja a ser excêntrico.

Nuno Oliveira disse...

O problema nos EUA, assim como no resto do mundo humano, é que não basta vencer as eleições. Se nós achamos que temos lobbies em Portugal, os americanos que fazem tudo melhor ganham-nos aos pontos.

Não menosprezo ainda o capital de Obama. Espero para ver e não saio derrotado... ainda. Se Deus levou sete dias a fazer o mundo esperemos mais alguns para ver o que Obama realmente consegue (quer) fazer. Um facto: ele ainda só lá está há um ano. Pode ser que ainda nos surpreenda. Pelo menos é diferente e consegue articular uma frase...

Eduardo Freitas disse...

Penso que foi Medina Carreira que nos caracterizou, a nós, portugueses, como uns "achadores". Em vez de nos esforçarmos por saber, "achamos". Esta entrevista com Adriano Moreira mostrou, para quem tivesse dúvidas, que é mais um dos que "acha".

Anónimo disse...

«Obama é mais um presidente dos EUA e não uma "luz" qualquer» Do que temos, todos, de dar graças!

Lura do Grilo disse...

Na minha modesta opinião ele nem consegue articular uma frase. Bem adestrado por um staff de imagem com a lição estudada, um tele-prompt infalível e uma família que o acompanha, mas apenas quando não melindra a audiência, é um vazio a falar para o vácuo. Baloiça a cabeça para a direita e depois para a esquerda, curva-se bem perante quem não deve mas de resto ... é um zero.

Cultura, carisma, alma? Zero pleno.

Anónimo disse...

Mas quem é que acredita que este sokas "moreno" vale mais que um tostão furado?

Antes a Sarah Palin!

PC

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o comentário do Nuno Oliveira. Um ano é pouco, sobretudo se considerarmos que a conjuntura que Obama herdou é muito difícil, tanto no plano económico e financeiro como político. Pelo menos tem contribuído para diminuir a tensão entre os grandes deste mundo. Dizer-se que é um demagogo é algo gratuito que não esperava de um analista como o JG.

Anónimo disse...

É triste ver tanta falta de luz. Obama não é um demagogo, antes o produto do 'melhor da América'. Não é a luz, mas o representante de poderosíssimos interesses e da central do pensamento único. Se Bush e todos os outros, o amado casal Cinton, representavam a grande indústria do petróleo e do armamento, Obama representa a grande indústria da tv, cinema, petróleo e armamento. Com uma enorme vantagem: pode fazer a guerra que ninguém o criticará por isso. Obama é a favor do aborto, da investigação em embriões humanos, do casamento de homossexuais e de toda essa tralha logo é bom, é a luz.

Pedro Ferreira disse...

"Todos achamos...?"

O Senhor Professor julga o país, pelo discurso num único sentido, a partir da cátedra.

Todos achamos, uma ova!!! Alguns acham, acharam!!!

A Sic e Mário Crespo desde que se emproaram em fazer PR's como dizia o rangel, dedicam-se a estas patetices, com uma colecção de comentaristas ad nauseum, sempre com o deslumbrado MC convencido que, cada entrevista, é um contributo para um inesquecível e único registo mediático.

E que todas as noites são noites históricas.

O provincianismo bem português já não está, há muito tempo, na Província. Instalou-se há muito nesta saloice museológica, que viaja, mas verdadeiramente, não sai de cá, não evolui e limita-se a botar o discurso politicamente correcto.

Tivesse o Obama levado com dois boeings numas torres e aí veriamos qual a "luz" que se alumiava...

Miguel Neto disse...

Eu sempre soube (e disse-o aqui no "Portugal dos pequeninos durante a campanha para as presidênciais americanas) que Obama era um homem que, na melhor das hipóteses, iria tentar fazer o melhor possível (outra vez na melhor das hipóteses) de acordo com a sua consciência.

Uma lição que já devíamos todos ter aprendido com a História é que um homem, mesmo o mais poderoso, pode pouco. Um homem apenas, mesmo o mais poderoso, não consegue mudar o mundo. Em todos os casos, o Mundo, na melhor das hipóteses depois de um pequeno "soluço", ficou na mesma.

A minha dúvida, portanto, em relação a Obama era se o seu discurso era fruto de uma grande ignorância ou de de enorme soberba; se seria fruto de alguma ingenuidade ou de uma hipócrita demagogia. Provavelmente era (e é) um pouco de tudo.

Para mim o óbvio é que Obama iria pôr sempre em primeiro lugar o aquilo que ele julgasse ser o seu interesse e o interesse americano.

Por isso eu pessoalmente não estou desiludido com Obama. Ele está a ser o presidente que eu achava que ia ser e, de forma geral, a fazer e a conseguir fazer o que eu achava que iria conseguir fazer. Ou seja, Obama não conseguiu mudar o mundo.

Por último, uma referência sobre o argumento do "ele só lá está há um ano": é um bom argumento, é de facto pouco tempo. Mas é preciso usar mesmo critério ao julgar outros governos, como por exemplo, o do dr. Santana Lopes, que governou pouco mais de 6 meses. Eu, que nunca votei no PSD, uso-o sempre quando critico o seu governo.

Nuno Oliveira disse...

Concordo Miguel Neto. Santana estava queimado antes de ter assumido o cargo de PM. E até acho que merece a "tal cruz" por ter sido completamente massacrado por "os seus amigos". Os tais que agora queimam o PPC. Os que não querem que isto mude. Não digo que o PSL teria sido um bom PM. Mas vai subsistir a dúvida até que ele volte a ser. E, se calhar, ainda volta. E se calhar o PPC pode ser um bom PM. Se ajudou a queimar os actuais dirigentes, não sei. Não o sigo. Mas disse algumas verdades inconvenientes. Em alturas inconvenientes, é certo. Podia ter ficado calado, também é certo. Esperar a sua oportunidade. Também é certo que ninguém quer assumir as despesas da liderança. Veremos.
O Obama teve um discurso, pelo menos, refrescante. E, ao contrário do que os eleitores americanos votaram, não querem deixá-lo implementar as reformas que ele prometeu. A derrota não é dele. É do povo que vota.
O Obama pode até ser uma "fraude". A culpa, na minha modesta opinião, é dos média. O quarto poder. Que são na realidade o segundo atrás dos interesses pessoais que movem a economia global. Que nos adormecem com palavras doces encorajando a letargia da sociedade. Provocam a célebre divisão para assim "reinarem". Utilisam as emoções mais nobres do ser humano para cegar os "crentes" sentados à frente do televisor. Até o milho já paga taxas de audiovisual...
Ah! Doce rebanho!

Anónimo disse...

Obama está a ser mais incompetente do que eu pensava. Para mim isso é uma boa notícia, já que a Visão Obama -Com isto quero dizer também os que estão com ele e fazem as coisas mover ou não, porque Obama pessoa é difícil definir, agarrar para lá da vacuidade, por qualquer razão sempre me pareceu uma personagem de Shakespeare- é próxima da habitual visão Europeia Narcisista que é a única medida de todas as coisas.

lucklucky

Merkwürdigliebe disse...

The Audacity of Hype.