27.1.10

FORA DO MOSAICO

Neste mosaico de livros, há dois autores portugueses. O morto é um grande morto e o livro é um belo livro escrito na nossa língua. Ça va de soi. O vivo está simplesmente vivo o que já não é mau. Só não percebo por que é que está "mais vivo", enquanto autor da mesma editora, do que Passos Coelho que "saiu" ao mesmo tempo dos outros e que, parece, não se anda "a sair" mal.


Adenda (à adenda): Mas eu não sou candidato a nada. Apenas notei a falta do nosso jovem Passos num universo onde há tantos candidatos a escritor que ainda usam cueiros e que,mesmo escritores um dia, não deixarão os cueiros. Nem tu imaginas quantos e quais. E o intuito foi mesmo o literal: não o deixar de fora, sem ironias. Quando é para usar o usar o pingalim, é mesmo para usar o pingalim. Ou não tivesse eu convivido com a arma de Cavalaria.

4 comentários:

john disse...

É impressão minha, João, ou a nova capa do "Aparição" é terrível, digna de um qualquer romance de cordel de um Nicholas Sparks, ou, pior, de um José Rodrigues dos Santos?

Enfim, não percebo esta moda das fotografias pseudo-líricas-lamechas. Gostava das capas antigas precisamente pela simplicidade, mas está visto que os tempos não estão para isso.

A. Pinto Pais disse...

Entre os dois vivos a que se refere, embora o deteste do fundo do coração, prefiro claramente o que diz querer "mudar" (deve ser sócio da Galamas...).
Porque o outro não quer mesmo mudar nada: anda contentíssimo com a miséria socretina a que isto chegou. Que se lixe!

javali disse...

Graficamente, a Quetzal deu um passo atrás. Mas, bom... também o seu público-alvo deu um passo atrás. E provavelmente já vem escrito em brasileiro.

joshua disse...

Bela Adenda à "adenda"! Também sou de cavalaria com orgulho. Estive no Regimento de Cavalaria de Braga e com Louvor.

Vocês dois entendam-se lá que o que mais vende é mesmo a literatura de cueiros devidamente apadrinhada pelos donos da Praça Literária Nacional, como se tem visto! Aliás, desde sempre, nesse clube restrito de putas, para passar à fase seguinte, ainda se paga em géneros, com os joelhos fincados e muita actividade gutural, sugadora e maxilar.

Só falta concretizar exemplos.