16.1.10

RETRATO DE UM VELHO POLÍTICO PORTUGUÊS

«Um partido que se mostra disposto, por exemplo, a concentrar as suas expectativas e esperanças em Pedro Passos de Coelho só pode viver à beira do desespero. Sem querer retirar méritos ao antigo líder da JSD, a verdade é que o que tem apresentado, dito e defendido publicamente quanto ao futuro de Portugal soa a velho, cheirando ao mofo adquirido pelos sapatos que, há muito, se habituaram a percorrer os corredores do situacionismo nacional, o mesmo que colocou o País no estado em que mergulhou.»

José Eduardo Moniz, CM

7 comentários:

radical livre disse...

«passos perdidos»

Anónimo disse...

Apesar de tudo, ainda é preferível o Marcelo. Em astúcia, ninguém o bate. E em cuscovilhice também não, o que é uma vantagem neste lodaçal de mediocridade. Não, não estou a dizer que ele é medíocre, até lhe dou um bom com distinção ou mais. Mas acaba por ser um chato, sem fibra para rupturas...

Mas não vejo mais ninguém capaz que a "comunicação" não comece imediatamente a deitar abaixo.

PC

José Carlos Silva disse...

Se soa a velho como diz - candidate-se. Dizer mal e deitar abaixo é facil! Difícil é mostrar-mos aquilo que valemos realmente! Não me parece que o senhor seja mais capaz do que o Pedro Passos Coelho para liderar um partido. Quando eu tiver a idade da reforma, vou-me dedicar a gozar o resto dos dias, em vez de andar a dizer mal de quem realmente pretende mostrar a sua competência. A pesca é um excelente desporto para aliviar o stress. Então se for sem isco – melhor!

Leal conselheiro disse...

José Carlos Silva:

Você pode não ter ainda "a idade da reforma", como diz.
Mas tem, suponho, idade para não escrever "mostrar-mos"...
Veja lá isso! Frequente, por exemplo, as Novas Oportunidades do falso engenheiro - e depois, só depois, volte aqui, ok?

Eduardo Freitas disse...

Há pessoas assim. Velhos toda a vida, mesmo quando eram novos. Há trinta anos que PPC é velho. Já estava decrépito, era Ferreira Leite Ministra, quando lutava contra as propinas.

Agora tem para aí uma coisa, de 280 páginas segundo li no Expresso de hoje, que pretende "provar que tem passado político" e que tem "propostas" para mudar Portugal. O Expresso aponta quatro (presumindo eu que serão AS propostas sendo que as restantes, provavelmente muitas, não conseguirão livrar-se de ser sufixadas de "inhas").

A primeira, referente ao congelamento indeterminado de salários da função pública, pediu-a emprestada ao Prof. Nogueira Leite (cujo contributo para o controlo das contas públicas, enquanto Secretário de Estado de Guterres, é bem conhecido).

A segunda, relativa "à descentralização das escolas e dos concursos de professores", sendo de uma originalidade estonteante, tem por finalidade obter - pasme-se - uma "estrutura mais parcimoniosa".

A terceira, dirigida à "avaliação" da produção legislativa e a "libertar" os tribunais resume-se a uma piedosa liturgia interpretada por um padre apressado.

Por fim, a quarta, é extraordinária: "passar as auto-estradas a IP (à excepção da que chegará a Bragança)".

E a isto se resume um programa para "Mudar Portugal"!

Observador disse...

Moniz no seu melhor.

MJP disse...

Todo este movimento em volta de PPC faz lembrar as conspirações monárquicas em torno dum príncipe palerma. Hoje confirmei que é disso que se trata ao constatar o ódio que os apoiantes de PPC têm aos "notáveis": só querem o lugar deles! Nem de outra forma podia ser porque esta candidatura é vazia, cada um defende o que lhe vai na alma, tudo serve para marcar alternativa, fazendo um ramalhete de gatos que se vão esgatanhar uns aos outros.