24.1.10

PORTUGAL CONTEMPORÂNEO - 3

«Apesar do palavrório e dos trémulos de voz (quem não se lembra de Guterres com o coração na boca?), o Estado nunca de facto se preocupou em educar os portugueses. Ou porque não sabia o que era a educação (coisa provável e muitas vezes manifesta no pessoal dirigente) ou porque se limitou a ceder a pressões - regionais, corporativas, económicas, partidárias - com um total desprezo pelo resultado. Neste capítulo, o grande "esforço" oficial, como eles gostavam de chamar à falcatrua, não passou na prática de puro fingimento. Não admira que estejam hoje no desemprego entre 40 e 50.000 "licenciados". Nem que a produtividade não aumente. O que admira é que ninguém perceba que Portugal fabricou a sua própria miséria: por desleixo, corrupção e militante estupidez.»

Vasco Pulido Valente, Público

7 comentários:

Anónimo disse...

O que VPV escreve, já nós sabíamos e concordamos... Mas não haverá meio de sair deste nó górdio? Com este dito cujo agora (pretensamente) amansado é para esquecer... Então, há que ter o "mau senso" de correr com o tipo!

PC

Manuel Brás disse...

Tantas e tantas...

Tantas cornucópias inacções
e outras tantas indolências,
edificando realizações
de tão penetrantes falências.

De poleiro em poleiro
num regime enfadado
criou-se um atoleiro
de monturo malfadado.

Com o verbo maltratado
no discurso político
este saber amarrotado
ganha valor monolítico.

A cepa retorcida,
com tantas calinadas,
tem sido esvanecida
por mentes iluminadas.

caozito disse...

Ao Estado convém que os portugueses não sejam educados, sejam ignorantes e, de preferência, (muito) analfabetos.

Anónimo disse...

A universidade que produzia licenciados de sucesso foi encerrada por um deles. Os desempregados de que fala PV, ou emigram, ou tornam-se políticos.
Pedro C

Nuno Castelo-Branco disse...

O que o VPV se esqueceu de dizer, é que para cada 100 licenciados, falta a existência de um serralheiro, canalizador ou electricista. Enfim, opções...

sts disse...

E a "inducação" interessa a quem? Na procura da educação básica do seu povo e da cidadania, estes políticos dizem nada. Vai mais um saco de cimento? Mudem de povo,ou de país, ou de ambos.

Anónimo disse...

Como diz o outro "O vinho induca e televião instrói".