15.1.10

AS ARRASTADEIRAS

As arrastadeiras espalhadas por vários blogues, à "esquerda" e à "direita", estão a arrancar os cabelos à conta de uma venera que o PR vai atribuir a Santana Lopes. Neste blogue - está nos arquivos - criticou-se Santana Lopes quando, no entender do autor, Lopes merecia ser criticado. E apoiou-se quando se entendeu que merecia ser apoiado. Ponto. O que Cavaco vai reconhecer é o serviço à causa pública de Lopes como, no passado recente do regime, o mesmo reconhecimento institucional e político foi efectuado em relação a outros políticos eleitos. Justamente onde Lopes - e a circunstâncias- falhou foi em ter aceitado um cargo (1º ministro) sem sufrágio popular. Todavia, estes quase cinco anos de "socretismo" têm amplamente comprovado que pior é sempre possível. As arrastadeiras, porém, pronunciam-se como se o tempo tivesse parado em 2004. Pobres idiotas úteis.

7 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Bem, eu sou um desses idiotas, não sei se útil ou não. João, todo o país ainda se lembra daquilo que o dr. Cavaco disse de Santana, a questão da boa e má moeda. Não vale a pena ficarmos a fazer de conta do contrário. Por outro lado o que ainda foi pior, consistiu no minar da posição de PSL durante os seus tempos de governante, dentro e fora do PSD.

Ninguém contesta a legitimidade da atribuição da Ordem. Faz parte do protocolo, pelo que se diz.

O que se critica é o momento escolhido para a atribuição. Lá para o fim do mandato, compreender-se-ia. Agora que PSL intervém - e bem - no PSD, Belém faz isto? Não me parece uma atitude muito despojada de interesse. Qualquer um interpreta a "estória" desta maneira. Afinal de contas, que tipo de assessores andam por lá? Do sampaio ainda compreendia este tipo de coisas. Mas de uma tão circunspecta pessoa como C.S., parece-me despropositado. É um erro. Verás.

Observador disse...

Sim depois destes anos socretinos os seis meses de PSL foram um oásis

Anónimo disse...

Parece, de facto, um presente envenenado. Mas que Santana merece é um facto pela sua devoção à causa pública, independentemente dos erros cometidos. Mas com tantos embecis já condecorados, sobretudo no tempo de Sampaio, tenho dúvidas se estas condecorações valem alguma coisa.

Anónimo disse...

Absolutamente de acordo com este post. Mas lá virão os coros afinadinhos escandalizar-se, quanto mais não seja para que os jornais falem de SL, do seu governo, do PSD e sugiram que aqui está de novo um conluiu de apoio aos inimigos do Poder instituído. O mais certo é terem todos lá a medalha sem se saber que serviços prestaram...

Anónimo disse...

Em parte estou d'acordo com o que o Nuno escreveu. Depois do que Cavaco fez a Santana - na minha opinião um acto indesculpável - nunca mais olhei para este senhor a direito, eu que até votei nele duas vezes. Nem nunca mais olharei. Novamente parece-me, independentemente de Santana Lopes o merecer, que esta atribuição nesta precisa altura, como alguém já escreveu, é um presente envenenado. Ver-se-á e não tardará, se o é ou não.

Nota: Também concordo em absoluto que o maior erro de SL polìticamente falando, foi não se ter submetido ao aval dos eleitores antes d'aceitar o cargo de 1º Ministro. Mas já se disse e eu aceito esta tese completamente, que o convenceram a isso mesmo. Os motivos descortinam-se a léguas de distância. Aliás, como se comprovou, aqueles precipitaram-se quase d'imediato, caso contrário jamais teriam acontecido. E o não acontecerem, está claro, não fazia parte da agenda política da esquerda. Como estava previsto desenrolou-se tudo certinho, como estava predestinado. Até hoje.
Maria

que susto disse...

Medooo, na pressa, li venérea...

Anónimo disse...

Estas condecorações são mais uma bimbalheira muito tuga. O Santana, se tiver juízo, deve recusar a "graça".

No entanto, recomendo ao Cavaco que institua uma medalha de merda bem malcheirosa para atribuir ao bimbalhão incapaz, pedante e amaricado. Claro que estou a falar do "dito cujo", aquele cujo nome não se pode pronunciar por surgir um risco iminente de novos casos de polícia que, inevitavelmente também, irão sendo arquivados no esquecimento...

A Moody's, a Standard & Poors e amigas deviam saber também que tipo de governantes "isto" tem... Aí é que a notação de rating passava para "z-".

PC