6.11.08

NÃO EXAGERAR


Um deputado regional da Madeira - com uma figura que parece retirada de um filme de Nani Moretti - andou pelas tribunas a distribuir cravos vermelhos. Finalmente, puxou de uma bandeira nazi e comparou os seus pares do PSD local aos antigos portadores do referido estandarte. Foi suspenso (como? por quem?) do mandato e hoje os "seguranças" da Assembleia Regional da Madeira impediram-no de entrar nas instalações. A maluquice do homem e o ridículo da cena que protagonizou não podem ser substituídos por gestos equivalentes de sentido contrário. No "antigamente" contava-se que havia uns maluquinhos que se passeavam em frente do famoso edifício da António Maria Cardoso, aos insultos, à espera de serem presos. Convém não exagerar.

Adenda: A Madeira até pode ser uma "república das bananas". Mas o "continente" não é menos. Há já gente a pedir a intervenção do PR por causa do maluquinho e dos maluquinhos que o suspenderam e aos trabalhos da Assembleia Regional. Tudo tão convenientemente óbvio. Tudo tão pequenino.

18 comentários:

Anónimo disse...

A agressividade dos remoques, a facilidade com que se insulta, a baixeza de tudo aquilo e, sobretudo, a frequência com que se verificam 'casos' e conflitos na Madeira, muitas vezes na Assembleia Regional), são sintomas muitíssimo preocupantes.

Anónimo disse...

O paradoxo é que quem tem realmente o poder, é o Presidente da Assembleia Regional, visto ser eleito directamente, e a quem vão pedir notícias é ao chefe do Executivo, de poder sucedaneo, sobre um problema passado na Assembleia.

Percebe-se que os maus hábitos de S se manteem, quer no relacionamento entre orgãos de suberania, quer ao nível do mau aproveitamento escolar em Direito.

Anónimo disse...

Sucede que o "maluquinho" e Comp.ª são Deputados eleitos em Eleições Livres, a quem a Constituição, pelo facto de serem Representantes dos Eleitores, dá Direitos e Deveres especiais.

Por isso mesmos toda esta Ópera Buffa, só vem demonstrar que nem conhecem nem os Direitos e Deveres próprios, nem os dos seus pares.

Pior, e como ouvi em todas as intervenções quer na Assembleia da República, quer em todos os comentadores, não é possível, por Lei Ordinária ou Regulamentar, suspender um Deputado, mas sim só em condições muito específicas e envolvendo o Poder Jurídico.

Sendo assim, estamos perante uma Assembleia que não sabe as Leis porque se deve reger, e que por diversas vezes mostrou ser disfuncional, ao ponto de aceitar que Poder Executivo, classificando-a de "formada por malucos" proíbisse de receber a Presidência, pelo que acho perfeitamente natural que a Presidência, pelos poderes que tem, tome as medidas que achar necessárias.

Claro que preferiria que fosse o Presidente da Assembleia da Madeira, a pôr a "casa" em ordem e segundo a Constituição, que é para isso que lhe pagamos.

PS - não foi por esse Poder de Dissolução que a PR vetou o "Estatutos dos Açores"?

PS1 - Com tanto formado em Direito a pupular nestas Assembleia, começo a questionar o que se ensina nas Faculdades de Direito. Será que a Constituição, nestas faculdades, só serve para "notas de rodapé", ou, "opinião pessoal/interpretativa de alguém" sem valor jurídico?

Anónimo disse...

Este novo episódio da Madeira não pode deixar de causar a maior estranheza. Como é que um provocador madeirense cria um ambiente de estria em Lisboa? O PR deve intervir, a AR interveio, o soviético Silva também fez o mesmo, só falta enviar uma força armada para envolver as principais instituições da República. Ouvindo os comentadores socialistas do continente, não são melhores que os maluquinhos da Madeira. O pais está mesmo a ficar doido!

fado alexandrino. disse...

O que mais gostei foi o Ministro das Polícias a explicar que a polícia não fez aquilo que fez.

Anónimo disse...

E, no preciso instante em que estala a crise da bandeira nazi, o que faz de imediato Manuel Monteiro, lider do partido do deputado madeirense?
Obviamente.....demite-se!
http://www.demoliberal.com.pt/noticias.php?noticia=7130

Anónimo disse...

Não foi o próprio Jardim que justificou a não ida do PR àquela Assembleia com a justificação daquilo ser uma casa de doidos? Ele não exluiu os deputados do PSD.
Pelos vistos tinha razão. O melhor era encerrar as portas, até porque, com aquela maioria absoluta que se repete há 30 anos, o governo regional não necessita da Assembleia para nada. E o dinheiro que se poupava e que começa a fazer tanta falta a Jardim!

Anónimo disse...

se não intervêm o presidente da república, então diga lá quem intervém?

apelamos ao seu admirado alberto, para que deixe de chafurdar e grunhir e ponha ordem na pocilga?

não me parece que aquela vara se auto limite. todos sabemos da voracidade dos recos.

Anónimo disse...

Se algum dia um Deputado, na Assembleia da República, afrontar, de igual modo, o governo ou a actual maioria, estamos para ver a defesa que os Deputados socialistas farão dos diteitos do referido Deputado.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Alfredo Barroso, em 'post' intitulado «Cavaco dará cavaco?» [v. aqui], interroga-se se o P.R.,, tão lesto a reagir - e bem - ao caso dos Açores, ficará calado face ao que está a suceder na Madeira.

Pedro Fragoso disse...

Se isto fosse nos Açores já não teríamos ouvido toda a boa moeda do PSD indignada? E o seu representante-mor, Sr.Silva como é carinhosamente tratado na Madeira, quantos comunicados não teria já proferido?

Anónimo disse...

Não seria caso de aplicar à Madeira o regime da Tutela previsto na Carta das Nações Unidas?

Anónimo disse...

Se todos seguissem o exemplo da Dra. Manuela Ferreira Leite, aquilo seria um lugar bem mais monótono, enfadonho!
Assim é um lugar representativo do povo alegre e prazenteiro que somos.

Anónimo disse...

Caro Carlos Medina Ribeiro

Alfredo Barroso faria muito melhor, em minha opinião, se se preocupasse com o tio Mário e as figuras ridículas que não se inibe de continuar a fazer.

Anónimo disse...

Olha se o homem tem mostrado uma bandeira de cuba, china ou de angola? Caía o carmo e a trindade, e a Soeiro Pereira Gomes.

Anónimo disse...

Os socialistas transformaram um provocador barato de bandeira nazi num herói. Dá jeito para atacar o sr. Silva e, ao mesmo tempo,nada melhor para esconder várias desgraças que lhes estão a cair em cima, como a manifestação dos professores, amanhã, em Lisboa. Alfredo Barroso já tem idade para ter juízo, mas a tentatação de malhar no sr. Silva é maior do que o repúdio pela acção de um energúmeno, que já se tinha prestado a outras cenas de pano encharcado. Os socialistas devem estar mesmo mal para se agarrarem a um desqualificado como meio de criar um caso que tape a contestação dos professores, o orçamento mentiroso hoje aprovado na AR, o ridículo do Magalhães, etc. Viva o nazismo socialista!

Unknown disse...

Os socialistas estão mortinhos para bater no PR. Qualquer coisa serve como arma de arremesso, como este tãtã travestido de deputado regional, que uns dias vai com um relógio ao pescoço, outros de bandeira nazi. Muito bem fez o PR em não ter posto os pés neste manicómio. O Santos "Goebbels" Silva e seus pares apressaram-se a aproveitar a demência deste individuo para fazer o número de circo na assembleia, destinado a dar o mote para o coro de protestos dos analistas do "regime" contra a inacção do Presidente. O modus operandi do PS começa ser (muito) previsível.

Se foi mais um episódio triste para a Madeira, não o foi menos para Assembleia do "rectangulo". É o crepuscular das instituições democráticas.

Anónimo disse...

Bem, o sr. Jaime Ramos se tivesse vivido em Munique em 1933...