3.11.08

BOA NOITE E BOA SORTE


Obama tem atrás dele todo o tipo de tralha que detesto. Não me refiro apenas (ou sobretudo) à América. Desde o periférico Portugal até, quem sabe, aos Urais, a "esperança obamista" (se lhes perguntarmos que esperança é essa, seguramente emerge um conceito vazio) varreu o planeta apesar do próprio senador do Illinois. Também não me atrai (teria ainda quinze anos mentais se me atraísse ou estaria a disparatar em directo de Washington como Mário Crespo que relata a morte da avó da Obama como um zeloso funcionário da Servilusa) a retórica do candidato. Qualquer bom assessor escreve aquelas boas tiradas na casa de banho. A minha "candidata", fosse eu americano, seria Hillary Clinton. Todavia, as coisas são o que são e os EUA valem um mundo. Por isso, estando lá, provavelmente amanhã ficaria em casa ou, a sair, votava em Obama. Porquê? O "número um" da Sra. Palin nunca entusiasmou ninguém. Com uma voz de actor dos anos cinquenta e uma imagem desse tempo, "a preto e branco", McCain nunca conseguiu impor-se na opinião pública como um "conservador" realmente independente. Baralhou-se. Depois a Sra. Palin, afinal, não ajudou. Fez um bom debate com o irrelevante Biden, mas perdeu-se pelo caminho. Ora oito anos de W. Bush pesam como chumbo. Uma vez eleito, Obama vai dar um desgosto à esquerda patológica global porque terá de exercer a presidência dos EUA com tudo o que isso representa para o mundo e que Bush Júnior nunca soube representar. Precisa limpar a casa. A dele e a planetária, e restaurar a confiança que o "ocidente" deve ter nos EUA. Em suma, não ficamos nem bem nem mal servidos com Barack Obama. Ele é apenas o precário sumo sacerdote do tempo que passa. Boa noite e boa sorte, Senador.

15 comentários:

samatra disse...

Gostaria de ter escrito este seu texto. Obrigado.

Anónimo disse...

Oh João, que surpresa! Tudo isto chega e sobra para NÃO VOTAR Obama!
Abraço

JF

Nuno Castelo-Branco disse...

A única coisa que me surpreende é a insistência americana em colocar os olhos em alvo, quando surge um sorriso idiota à la Jimmy Carter/JFK. Veremos se Obama é mais que isso. Por mim, vou na tua. Prefiria a Clinton, se por ABSURDO eu votasse em coisecas da república. Minto: votei UMA vez e para o Soares, em 86. A alternativa era o protótipo semi-BE que sabemos. Não me arrependo!

Anónimo disse...

já foi
"toda a autoridade vem de Deus"
S. Paulo aos Romanos
será?
toda a autoridade vem dos americanos.
o resto enjoa.
radical livre

Anónimo disse...

A Europa obamizada e politicamente correcta vai engolir muitos sapos.

Obama não é mudança.É marketing.

Acho piada quando se referem a sondagem europeias, nas quais o Obama aparece como o preferido.

Será que os americanos se pudessem votar na Europa, elegiriam a tralha dos politicos europeus?

Anónimo disse...

Obama pelas expectativas criadas se for presidente, irá causar, naturalmente desilusão à esquerda. Há pontos comuns partilhados por Mac Cain e Obama. Muitos mais do que se possa imaginar. Só que a margem de Obama para impor as suas políticas é bem maior do que a de Mac Cain. O exemplo da Srª Pallin é disso um exemplo. Qualquer homem minimamente sóbrio como o candidato republicano, nunca proporia uma Vice daquela estirpe facto indiciador que a mesma lhe foi imposta pelo partido. republicano.

Anónimo disse...

Se eu fosse americano também votaria na senadora Clinton.
Mas quem quer que seja, o eleito terá como missão primordial defender os interesses dos EUA. Nesse sentido, para o resto do mundo, ser Obama (ou Clinton) ou Mcain pouca diferença fará.
Bush "lixou-nos" a todos onde e quando primeiro "lixou" os EUA.

Anónimo disse...

"...estando lá, provavelmente amanhã ficaria em casa ou, a sair, votava em Obama."

Demorou um bocadinho, mas pronto, està feito, Gonçalves, e não se preocupe com declarações de voto. Os que là estão não as fazem, votam e basta.

Anónimo disse...

Hilary..Hilary também seria uma boa ideia. Não sei se já o disse aqui,mas Obama tem um não sei quê de novidade. Pode vir a ser uma desilusão, uma porcaria, mas ao menos dá-nos a sensação de ser novo. É uma porcaria nova. Uma lufada de ar fresco. Nós podemos não sentir tanto isso, mas os americanos de certeza que o sentem. No fundo Obama diz-lhes aquilo que eles querem ouvir. Se o vai cumprir ou não, será para pensar depois. O estarmos a dizer que daqui a meses todos se vão arrepender, sendo isto verdade, a questão é que para aquele povo que se viu odiado por todo o mundo, que se viu metido numa guerra sem sentido, etc etc, isto não interessa. Obama é visto como a mundança, como a esperança, e é perfeitamente compreensivel que se queira votar nele.

Sinceramente, irrita-me tanto a dita esquerda por Obama como a Direita por Mc.Cain. Acho que são ambos extremamente irritantes. A esquerda faz com que Bush e Mc. Cain pareçam o demónio e a Direita faz o mesmo com Obama.

fado alexandrino. disse...

Pois eu, se estivesse lá, ficava em casa muito quietinho .

Anónimo disse...

Boa sorte...e boa noite.

Anónimo disse...

Quando Obama soube que fora eleito presidente dos EUA eu dormia profundamente. Serei má pessoa por causa disso???

Anónimo disse...

É um ano bastante negro:
1. As bolsas, as finanças e os neoliberias e neocons estão como estão.
2. Lewis Hamilton, 1º campeão negro de Fórmula 1.
3. Barack Obama, 1º presidente negro dos EUA.

O que mais irá acontecer?
Ah ah ah!

casa de passe disse...

Absolutamente!

Completamente de acordo !!!

de.puta.madre disse...

Y tanto anti-Obama Primáriiooo.
Vou-me rir com a volta que ele vai dar à "Engrenagem" ...