12.11.08

KITSCH


Começa a ser um cliché cansativo aquelas idas de Sócrates às escolas onde os meninos estão todos arrumadinhos a mexer no seu "Magalhães". Há "planificação" a mais no reino "socrático". Tudo surge muito lavadinho e ensaiado como se isto fosse o país das maravilhas. Quando se abusa da propaganda, corre-se o risco de provocar o efeito contrário ou, pior, indiferença. Sócrates banalizou a propaganda como puro kitsch. Há regimes que viveram anos a fio (alguns ainda vivem assim) imersos no kitsch. Nenhum deles é exactamente uma democracia. São mais fantochadas. A democracia possui uma simbologia que não é compatível - a não ser a título de kitsch - com estas manifestações que têm tanto de "tecnologia de ponta" como de atávica paloncice. Suponho que não seja essa a "imagem" que Sócrates deseja para a sua eternidade política.

10 comentários:

Anónimo disse...

raramente consigo ouvir as tolices do pm, conhecido intectual socialista.
tal como a elogiada "picareta falante"
é um ser virtual que fala primeiro e pensa ao retardador.
dizia um "malandro do Recifilis" que governar é sofrer. muito sofrem os malgovernados

radical livre

Anónimo disse...

No lugar de Jose Socrates não demitia a Ministra, pedia sim eleições antecipadas. Se perder, saía e o país era governado como foi governado ate à 3 anos, ou seja, desgovernado!

Na minha optica era uma jogada de mestre de Jose Socrates.

Anónimo disse...

As imagens que vemos do Magalhães na televisão faz-nos lembrar as imagens que nos chegam da Coreia do Norte, com aqueles coreanozinhos sempre felizes na misérica em que vivem, porque o líder é bondoso O nosso primeiro-ministro Sócrates é também muito bondoso. Pobretes, mas alegretes

Unknown disse...

Um dos grandes exemplo da cultura Kitsch deste governo é o Ministro Pinho.
Para este inarrável personagem,amante de fotografia paga por outros e caixeiro viajante entre S. Bento e a Venezuela do tirano Chavez, não há qualquer incompatibilidade em ser administrador do BES e comprar um imóvel a um fundo que ele próprio tutela. Não senhor, não há qualquer ilícito, porque quem tem a obrigação de fiscalizar, o administrador do banco de Portugal Manuel Sebastião é o seu procurador no negócio com o BES. Uma grande prova de confiança e de amizade, sem dúvida. Prova essa retribuída por Sebastião, que, já nomeado presidente da Autoridade da Concorrência por Pinho, adquire uma fracção do imóvel ao ministro que o tutela, sem contrato de compra e venda nem escritura pública. É caso para dizer, estes dois são como irmãos de sangue. Mas nada que afecte a independência de tudo e todos que, segundo a Lei, deve caracterizar todo o comportamento da AC.

Parece que estou a escutar a conversa entre Pinho e Sebastião:
“ó manel, que achas que digo sobre a cartelização das petrolíferas?”
“ó manel, diz que não encontraste nenhum indicio”
“mas ó manel, mas se me perguntarem que o estudo não serve porque só estudei 4 meses do mercado?”
“ó manel, diz que então tens que te debruçar sobre as condições estruturais do mercado e por isso lá para a primavera voltas a dizer qualquer coisa”.

Enquanto isto, Sócrates acha que tudo isto é normalíssimo e não vê qualquer problema. Mas que os professores têm que enfiar pela goela abaixo o ignóbil processo de avaliação porque é a Lei. Para Sócrates, a ética da república é a ética da lei, como diria outro notável Socialista. Democracia Portuguesa, quo vadis?

Vitor Esteves disse...

.. é impressão minha, ou as diferenças entre as "planificações" e "propagandas" de Sócrates e as de Santana, Barroso, Guterres e Cavaco não são assim muitas descontando, como é óbvio, a evolução dos media ?

MACXDREAM disse...

O pm sócrates foi o grande inventor da politica "pimba", de igual forma na música pimba, ninguem gosta, mas todos eles estão no top.

Anónimo disse...

E aquela sessão de Sócrates, com direito a dar autógrafos e sorrisos e o mais que se viu, um dia apenas depois dos ovos atirados à ministra da Educação, deixa a suspeita de alguma manipulação (possivelmente, tanto num como no outro caso).

Anónimo disse...

Srº pombal não deve de seguir muita politica, o PM é o primeiro a reconhecer que os portugueses passam dificuldades!
Daí o aumento do ordenado minimo que o seu partido é contra, e oferece computadores aos putos e ainda não chega!

Como anda a cabecinha desta gente...

Anónimo disse...

Será que Sócrates é capaz de "conceber" outra imagem que não esta? Eu tenho as minhas dúvidas!
Pensará Sócrates em coisas como eternidade política? Será que no seu íntimo ele não estará apenas preocupado com a sua carreira?
Para Sócrates o que é mais importante? Um Ideal ou uma sondagem? Ele tem uma política de governação ou tem feito uma governação da política?
Consegue Sócrates imaginar sequer uma Democracia sem ser "Kitsch"?
Eu tenho dúvidas ...

Unknown disse...

Sr. anónimo das 12:17,

num Estado que dignifica as pessoas, em vez de as paternalizar e apoucar, os governantes não oferecem, generosamente, nem computadores nem frigoríficos.
Antes oferecem condições de vida justas e livres, num quadro de Ética e Subsidiariedade, e só intervém nas situações que o cidadão e a comunidade, sozinhos, não conseguem resolver.
Para meu pai, basta o que Deus me deu, de que me orgulho bastante.