17.11.08

O TRIUNFO DO HOMEM COMUM


«O Ocidente e o mundo acomodaram-se definitivamente à lei da mediania sem asas, sem cabeça e sem gosto. As últimas décadas são eloquente testemunho desse plano inclinado em que a demissão da inteligência fez causa comum com o exibicionismo roncante, o falso igualitarismo triunfou sobre a diversidade enriquecedora e por todo o lado se quiseram as pessoas standardizadas no vestir, no falar e no pensar. O triunfo do homem comum, delícia das delícias do totalitarismo que não se quer ver ao espelho, constitui um desastre quase irreparável, porquanto aquilo que se teima chamar globalização, ao invés de promover homens de qualidade, deu expressão à tirania dos medíocres, dos contabilistas, dos vendedores de chips e automóveis, aos angariadores de seguros e demais obcecados pelo dinheiro. Os poderosos deste mundo reúnem-se anualmente para discutir as magnas questões que afligem o planeta. Olhando para a foto de família, procura-se em vão um estadista, mas só se lobrigam Betas, insignificâncias, gente que se “quer vestir bem”, “comer bem”, “viver confortavelmente”, conhecer ressorts nas Caraíbas, palmilhar cardápios e listas de vinhos de “qualidade” . Este macaquear da aristocracia e das elites tradicionais vai acabar mal. »


5 comentários:

Anónimo disse...

Mas, por outro lado, as nostalgias dos tempos heróicos são, também, muito do homem comum.

Anónimo disse...

Algumas das causas do fenomeno de decadencia do ocidente, referido por Miguel Castelo Branco, são identificadas com precisão por um oficial do KGB da ex URSS, numa entrevista que deu em meados da decada de 1980, numa altura em que já tinha desertado para os Estados Unidos.

A entrevista legendada em francês
http://www.dailymotion.com/video/x32cxf_yuri-bezmenov
http://www.crossroad.to/Quotes/brainwashing/2007/bezmenov.htm

A entrevista legendada em português
http://pensadoresbrasileiros.blogspot.com/2007/09/mais-trechos-da-entrevista-com-yuri.html

Ao esforço sovietico de corrosão dos fundamentos da sociedade ocidental juntou-se tambem o esforço gramsciano de disseminação do politicamente correcto na sociedade ocidental, bem descrito neste video onde se descreve a historia da formação e expansão da ideologia do politicamente correcto ao longo do seculo XX.

http://video.google.com/videoplay?docid=8630135369495797236

http://www.youtube.com/watch?v=_DGoEWjT28Y&eurl=
http://www.youtube.com/watch?v=PvAshCchGhQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_iAVOdNIYqU&feature=related

http://www.freecongress.org/

Não foram estes os unicos factores de corrosão da civilização ocidental nas ultimas decadas...mas o contributo que deram para essa corrosão foi, e no caso gramsciano continua a ser, bastante significativo.

Nuno Carvalho disse...

O triunfo do nivelamento por baixo.

Anónimo disse...

Pois!

Mas o "homem comum" é, se será sempre, a carne para canhão dos "grandes homens iluminados".

é ele que paga as facturas das crises, sejam do BPN, activos tóxicos, ou outros, e, como o mexilhão, lixa-se, quando as coisas dão para o torto.

contudo, o homem comum não tem culpa que tontos o apapariquem dando-lhe aquilo que julgam que ele quer, como sejam telenovelos rascas, futebol, etc, vulgarmente conhecidos por "pão & circo" agora temperados com dinheiro economês de salário baixo.

Já pensaram que foi isso mesmo que acabou com Império Romano?

O que o "homem comum" não precisa é de pseudo-grandes que o desprezam, que se recusam a dar-lhe uma linha de rumo que o eleve, porque eles próprios não a teem.

Mais precisamente, temem-no, visto que quando se chateia é o diabo, como é a situação actual do "homem comum professor", que põe governo & sindicatos a suarem as estopinas, fartos que estava de ser ignorado sobre o que se tem passado nas Escolas/Ensino.

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo (mais uma vez) com o texto do Miguel Castelo-Branco.
Mas julgo que esses poderosos intimamente reconhecem a própria mediocridade. Sabem que a sua acção e o seu discurso não resistiriam à crítica esclarecida, fundamentada no Conhecimento, na Razão, na Ética e na Moral (no sentido filosófico dos termos).
Mas não são burros os "nossos poderosos": inventaram e promoveram esta escola que, se pensarmos bem, é profundamente desHumanista porque "esconde" o Sacríficio, o Trabalho e o Génio Humanos (quantos jovens acabam hoje o 12º Ano com a noção - COM A NOÇÃO - do que custou à Humanidade chegar onde chegou?) e promove a Banalidade, a Facilidade e a Preguiça. Esta escola, tão no centro da discussão nos dias que correm, serve perfeitamente os interesses dos poderosos.
Com uma escola tão "amiga" da banalização humana, é de espantar, por exemplo, a facilidade com que nos nossos dias, por causa de uma discussão de trânsito, por 15€, ..., por nada, se mata uma pessoa?
Isto vai acabar mal. Para todos.