23.11.08

DO FINGIMENTO


Com a mesma displicência irresponsável e cara de pau com que há uma semana recusou uma comissão de inquérito parlamentar ao "caso BPN", Alberto Martins veio agora "desblindá-lo" com o argumento - já válido há oito dias quando usou o contrário - de que não prejudica a investigação criminal em curso. Há muita gente, por sinal respeitável, que acha que não devia existir inquérito parlamentar. Sucede que o PS, através do governo, nacionalizou o BPN e "injectou", via CGD, uma pipa de massa na casa falida que foi de Oliveira e Costa. Ninguém ignora de onde é que vem parte substancial dessa massa. Dinheiro por que, pelos vistos, praticamente todo o sistema bancário nacional já suspira. Seja em cash, seja em forma de aval. Nestes termos, o BPN passou a ser um assunto que interessa aos contribuintes, sobretudo àqueles que nunca tiveram dinheiro para abrir "contas a prazo" num "banco de negócios" que remunerava como a falecida D. Branca. Enquanto criação político-financeira do regime, o BPN ultrapassou a peripécia do amiguismo circular que une pessoal de diversos partidos, a começar pelo PSD e pelo PS. Eles criam uma comissão parlamentar, nem que seja para fingir que é a sério, e nós podemos perfeitamente fingir que acreditamos nela. Da mesma forma que temos de fingir que acreditamos na "supervisão" bancária do dr. Constâncio e ele finge que a realiza. E antes que a lama comece a ser atirada pelas ventoínhas do costume (como já está a ser pelo zoo mediático), ficava bem ao dr. Dias Loureiro abandonar o Conselho de Estado pelo seu próprio pé. A filha de putice - a mesma que manchou a honra de uma data de gente quando "lançaram" o "caso Casa Pia" - não perde uma linha ou uma fala onde Cavaco não apareça a propósito desta história. Até Loureiro teve o mau gosto de invocar na televisão os vinte e três anos de amizade com o Chefe de Estado como se isso tivesse a ver com o tema da entrevista. Para começar -e como no "caso Casa Pia" - já há um detido para consolo dos aflitos. Oxalá não seja só para imolar como um cordeiro na Páscoa.

Adenda: Esta idiotice não é digna do João Miranda. É só o que me ocorre para não ser malcriado.

12 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco devia dizer como Sá Carneiro "não preciso de inimigos, já me bastam os amigos".
a república fede por todos os lados, menos por um chamado istmo
PQP

radical livre

Anónimo disse...

Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Arlindo de Carvalho e Duarte Lima são pessoas honestíssimas e duma inquebrantável integridade moral. Pessoas boas como estas, há poucas e o João Gonçalves devia ter mais respeito por elas.

Karocha disse...

Gostei muito do comunicado do Sr. Presidente da República...

Anónimo disse...

Muito bem. o dr. Marta veio desmentir o dr. Loureiro, dizendo que estve la, sim, mas para o questionar porque é que o BdP andava em cima do BPN. Então o BdP sempra esteve atento ao BPN.?!!! Pois e nunca viu nada, ou o BdP tambem nao percebe nada de contabilidade?

Carlos disse...

"...ficava bem ao dr. Dias Loureiro abandonar o Conselho de Estado pelo seu próprio pé."

Concordo. Mas, uma vez que ele não parece estar para aí virado, está mais do que na hora de Cavaco Silva o correr. Quanto a este último, apesar da minha antipatia política pelo PR, tenho a convicção de que, tal como Ramalho Eanes, é uma pessoa integra e honesta.

Anónimo disse...

Espero ansiosamente por mais uma entrevista acerca do jogo de monopolio onde o banqueiro resolveu tambem jogar e foi parar a cadeia. Ele perdera apenas a vez de jogar e paga a multa para voltar ao jogo. Ja a historia dum dos jogadores que ouvimos, nada sabia das regras do jogo e so atirava os dados...ENFIM... COISA DE PUTOS. Vamos esperar para escutar os outros jogadores...

Anónimo disse...

Sócrates demitiu-se pelos escândalos Freeport,diploma falso,declarações falsas aos serviços da AR,por ter mentido na campanha eleitoral?
Jaime Gama pelo escândalo Casa Pia?
P.Pedroso não voltou à AR?
Milhentos casos...
Ou há moral ou comem todos!
Até porque com ou sem moral eles vão efectivamente comer tudo...

Anónimo disse...

A administração socialista que entrou no BPN levava por missão restaurar a confiança no banco. Já se percebeu que não é assim. Entrou ali uma brigada para caçar perigosos psd's. Segundo o Expresso, essa operação já custou mil milhões de euros à CGD. Com tanta notícia por todo o lado, será que abriram as portas do BPN aos jornalistas da confiança socialista? Será que, a exemplo do que sucedeu com o BCP, a operação da terra queimada está ser conduzida por uma agência de comunicação? Estou a ler o "Terramoto do BCP", que me está a ensinar muito sobre processos de chantagem de gente que quer passar por ser muito respeitável. Por exemplo, o que dizer da protecção de que goza Joe Berardo junto do Governo socialista? Com esse é tudo à borla.

VANGUARDISTA disse...

Algo foi negociado entre a semana passada e esta, para o PS aceitar agora o inquerito parlamentar.

A propósito:
O que é que Cavaco Silva andou a fazer no BP entre deixar de ser 1º M e ser eleito para PR?

Anónimo disse...

Vou ter muita atenção a esta "novela" porque acredito que é um espelho fiel de boa parte das nossas elites políticas, financeiras, empresariais e sociais.
Há muita gente que não conhece, não imagina nem consegue conceber comportamentos que não sejam inspirados na "filha da putice".
Muito atento na esperança que a Justiça não desempenhe o papel do banho quente que "embacia" o espelho.

Pedro disse...

Caro João Gonçalves,

O Conselho de Estado é um órgão superior do qual os seus membros não se devem demitir por 2 cêntimos. Criaria um gravíssimo precedente, sendo possível "abater" membros do Conselho de Estado através dos media.

Há nesta situação que envolve Dias Loureiro duas pessoas que se desencontram sobre o teor de uma conversa tida há vários anos. É a única coisa que sabemos com certeza.

Isto justifica o fuzilamento de um Conselheiro de Estado?

Cumprimentos,
Paulo
PS: Como o João Gonçalves muito bem sabe só em casos graves podem os conselheiros de estado ser chamados aos tribunais...

Anónimo disse...

"...já há um detido para consolo dos aflitos." Mil milhões de euros para cobrir o buraco é muita massa, gaita...e o presidente do conselho de administração do BPN é ele, não somos nós que temos de esclarecer a coisa nem ser impedidos de esconder umas coisitas..se eu o estou a interpretar bem, você surpreende o mais comum dos ingénuos...