5.9.10

O "FACTOR DE INSTABILIDADE"

Numa nota de rodapé no seu Busca Inacabada, Popper exemplifica o que entende por conteúdo problemático. Parafraseando-o livremente, se a for Sócrates, b for Louçã e c for Alegre, c faz parte do conteúdo problemático de a e b para as eleições presidenciais, ligando-os. Como b (Louçã) entende que a (Sócrates) é um "factor de instabilidade" do país e c (Alegre), como vimos e ambos a e b já salientaram, liga os dois primeiros, então c é um "factor de instabilidade". Porque o "enunciado" segue-se sempre de a. Aprende-se muito - praticamente só - com os velhinhos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Além do mais, Dr. Gonçalves, é um perfeito silogismo. Além da literatura, do direito, da política em geral e "das economias", a fundamental lógica e a matemática são disciplinas do pensamento e devem (pois são basilares) estruturar o nosso discurso, a nossa acção, o nosso sentir. Se fossem mais usadas, a ética seria mais abundante, e as nossas "emoções" menos frequentes.
A simetria, a clareza, a utilidade, a lógica; a inteligência. O desenho, que é outra boa disciplina (tal como a música) cabe dentro de tudo isto.
Padecemos de uma pelintra civilização - lusa - em que tudo isto foi atirado estupidamente pela janela. O país entrega-se diariamente à selvajaria intelectual e ao primitivismo voluntário mais abjectos. Toda a arrepiante galeria de deformidades humanas que conduzem os nossos fados é prova disso.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Pois eu desconfio muito do racionalismo em política. Vai lá saber-se porquê ...

Anónimo disse...

Pessoalmente, desconfio muito de tudo em política. O "racionalismo" - caso seja de o adoptar - serve para já, e bem, para orientar as nossas vidinhas e o nosso desautorizado voto. Apenas, e é bem pouco. Aparentemente o eleitor médio não tira conclusões raciocinando. Conclui, sim, com o tubo digestivo e com aquela espécie de instinto que também pode ser encontrado nas manadas de búfalos ou nas correrias imparáveis dos lémures para o abismo. Vá lá saber-se porquê.

Ass.: Besta Imunda