12.7.10

«O NOSSO PORTUGAL"?


Leio que Cavaco, num "roteiro", disse o que passo a citar.

«É uma coisa muito difícil, este país não é um país nada fácil, mas como eu sou Presidente de todos os portugueses, eles compreendem essa minha posição e a minha vida fica um pouco mais facilitada. (...) É mais fácil a coordenação de uma equipa de futebol, onde há um treinador que manda e eles são apenas 11 a jogar, mas aqui são 10 milhões, portanto não basta uma pessoas para coordenar, é preciso milhares de pessoas a coordenar, uns são Presidentes da República, outros são membros do Governo, outros são presidente de Câmara», referiu, explicando que existe como que «uma mão invisível a fazer a coordenação». «E, no fim de tudo, isto acaba por funcionar, o nosso Portugal.» Interrogado depois pelos jornalistas se tinha sido uma pergunta «difícil», Cavaco Silva reconheceu que foi «muito difícil», notando o facto de uma criança já ter a noção de que é preciso coordenação, «que é preciso articulação, que não podem estar uns a atirar para um lado a bola e outros a atirar para outro». O Presidente da República ressalvou, contudo, estar a dizer que coordenar um país é «difícil» e não que há falta de coordenação. «Eu disse que é difícil, mas não estou a dizer que falta, é preciso muito trabalho para conseguir de facto coordenação, para jogarmos todos no mesmo sentido.»

Está tudo errado no que Cavaco diz. O PR não paira por cima de um nebulosa chamada "portugueses" e não é suposto "ter a vida facilitada". O PR não é uma raínha sentada num campo de futebol, com uma mantinha pelas pernas, a ver passar a nebulosa, a que ele preside, aos chutos à bola. Depois, as entidades que Cavaco menciona são, salvo honrosas excepções, todas as que têm alegremente ajudado a levar a coisa para o fundo. Por isso, e tipicamente, "isto" não funciona. Cavaco não pretende mexer uma palha até à reeleição e é só o que esta intervenção, pouco feliz, quer dizer. Um programa de recandidatura com base nesta visão paroquial e de "união nacional" forçada - será que também inclui Alegre, Louçã, o admirável líder e a sua inigualável trupe? - é curta e timorata. Dá evidentemente para ganhar porque a exigência política, intelectual e ética do "nosso Portugal" é anã como se comprova pela própria sobrevivência de Sócrates. Só que ganhar, neste contexto, não chega. O episódio dos Açores (ou a tentativa cobarde de destruição pública do carácter de um homem sério como Fernando Lima) não ensinou nada a V. Exa., nomeadamente que há alguns dos "todos os portugueses" em quem definitivamente não pode confiar? E que esses alguns, se pudessem, dariam um valente chuto em V. Exa. e naquilo (que é muito em probidade política, pessoal e moral) que representa ao arrepio de tantos previsíveis vendilhões do templo? Quem o apoia desinteressadamente há mais de vinte e cinco anos tem não apenas o direito mas o dever de lhe colocar estas perguntas já que os "seus" conselheiros acácios parecem ter-lhe um inexplicável temor reverencial e medo do conflito. Eu não tenho. A ninguém e nenhum. Por isso, tudo o que desejo - para seu bem e para o bem do "nosso Portugal" - é que não facilite a vida a quem quer que seja. A começar por si.

Adenda: O meu voto em Cavaco Silva é um dado adquirido que não me impede de pensar em voz alta. Make no mistake.

30 comentários:

Anónimo disse...

Caro autor do blogue:
Perfeito na sua interpretação.
Pena é que continue a apoiar semelhante personagem para Presidente da República.
Como é que consegue?

Paulo Ribeiro disse...

A tomar como certo este discurso, Eu, por acaso, penso que o nosso presidente nunca falou tão acertadamente. Penso mesmo que todos aqueles que insistem na tecla de que este país é uma merda, são eles mesmos, os principais culpados deste país ser uma merda. Senão vejamos: o português é a melhor pessoa do mundo: o mais afável, o mais dadivoso; e é, também, do mais em sentido inverso: maldizente, cretino, invejoso etc. Enquanto nos limitamos a ser apenas bons tipos, contentes com o que temos (nunca tivemos muito substancialmente diferente do que o que actualmente temos em mais de 800 anos de história, essa é que essa!), vamos sendo felizes, e olhe caro João Gonçalves, as coisas vão acontecendo. Quando nos limitamos a criticar por criticar sem apresentar nada de concreto, então, estamos apenas a blogar. Agora, verdade seja dita, estava a ficar sem esperança, mas, finalmente, o Cavaco disse a coisa mais de direita liberal que alguma vez saiu daquela santa boca, Deus seja louvado!

Anónimo disse...

Referiu redacções de 2ªclasse de Sócrates há uns posts para trás, aqui está outra quase ao nível de Cavaco.

lucklucky

Garganta Funda... disse...

Subscrevo o comentário do ilustre anónimo das 7.04.

O prof.Cavaco Silva, até pode ser uma pessoa muita séria e honesta, mas pelo seu curriculo politico e principalmente pela sua actuação como PR, não merece ser reeleito.

Ele representa o «statu quo» e não tem a vontade e o carisma para sacudir estas águas fétidas e mal-cheirosas e mobilizar os portugueses para o futuro.

Está agarrado à jurisprudência florentina constituicional, como se viu no episódio do Estatuto dos Açores.

Infelizmente vamos ter mais 5 anos de Prof.Cavaco, rodeado pelo PSD, PS, «independentes», «associação de bancos» e outras prestimosas instituições que levaram Portugal ao fundo.

Deus tenha piedade de nós!

Paulo Ribeiro disse...

Garganta, e então? Será que não vês que a maioria está mais ou menos a cagar-se para isso? Que a bem dizer ou somos anónimos ou gargantas disto ou daquilo, ou bestas imundas etc; mas, no fundo, Todos, uns rematados cagões?! É mesmo isso, cagões sem coragem de se chegar à frente e dar-se importância, por exemplo e a ter pela participação cívica: na comunidade onde nos inserimos. Não deixa de ser giro chegar aqui e passar por machão e quando se está à frente do chefe, do governante, ou de alguém com mais galões, humedecer como os meninos. Muito típico. Nisso a internet democratizou a celebérrima conversa entre amigos após um langoroso repasto: depois duma bela e pesada refeição entre amigos, e p’ra aí no terceiro whisky, alguém lembra: – “eh pá, isto não está uma merda de feder? Vai daí, três horas de lamurias. Pois é, somos dez milhões de cagões. Poderia ser diferente? Poder podia, mas não éramos portugueses mas suíços.

floribundus disse...

o PR resguarda-se porque
«em mar de piranhas jacaré nada de costas»

existe total descoordenação. sapatilhas nem sabe o que isso é.
os seus escravos muito menos.
a comunicação social atrapalha ao esconder os factos.

não se promove o essencial para o desenvolvimento económico. corremos o risco de andar em andar em contra-corrente em relação aos emergentes que têm gente de muito qualidade há mais de um século.

minha 2ª mulher é prof com mestrados. vejo o nível do ensino.
meu filho terminou o doutoramento. dá para ver o nível de alguns funcionários públicos que dão aulas.

sinto muito. o rectângulo está na fossa e não sabe sair dela

Karocha disse...

É o Sr. PR. no seu melhor JG.

Daniel Gonçalves disse...

Cavaco Silva, por muito que desejasse ser mais crítico nos discursos políticos, está preso da "lógica" deste sistema político, se criticasse este Governo e o actual estado de coisas era logo atacado pela Esquerda de estar a quer "deitar o governo abaixo" e era o Monstro da Direita a ser evocado.

João Gonçalves disse...

O Garganta continua a não acertar. O "episódio dos Açores" foi uma criação alarve do sr. César secundada em Lisboa pelo PS que disse uma coisa ao PR e fez outra. No português "acorgráfico" ou verdadeiro, chama-se a isto mentir. Com os dentes todos. Florentino, Cacaco? Coitado.

Karocha disse...

Daniel
A nossa senhora de fátima não existe!
Desculpe JG.
O PR. vai mostrar cada vez mais a sua face, para tristeza de quem o apoiava!

Anónimo disse...

Desconhecia que agora, em Belém, tínhamos um Coordenador da República.

Anónimo disse...

Esta conversa fiada de Cavaco, que não merece o habitual verrinoso comentário do dono do blogue, parece-me bem pior do que algumas outras que foram apresentadas como redacções da 2ª classe. Mas pelo discurso - a melhor impressão digital do pensamento - percebe-se que o problema está no aconselhamento do senhor presidente. E não no facto de ele nos tomar quase todos or parvos. Quem sabe se não abrirá uma vaga para conselheiro lá na presidência.

Karocha disse...

O Sr. PR. tem muitos conselheiros e, não estou a falar dos de estado.

Anónimo disse...

Duplos parabéns pelo seu escrito. Mais dissera e mais acertara. Os portugueses precisam de mais gente com a mesma coragem, independência e lucidez, que diga alto e bom som o que o povo na sua grande maioria anda a dizer em voz baixa há muito, muito tempo.
Este presidente não nos representa, representa-se a si próprio com vista ao (seu) futuro próximo. Este inqualificável primeiro ministro, que está à frente de um governo corrupto, mentiroso e imoral, já devia ter sido demitido há anos. Infelizmente temos um presidente que não o faz por motivos que se adivinham mas também e principalmente por ser medroso e titubeante. É pena que assim seja. Muitas centenas de milhar de portugueses votaram nele pensando que finalmente iam ter um Presidente que verdadeiramente os representasse e defendesse (quando e se fosse o caso), contràriamente aos anteriores - no ùltimo paspalhão nem é bom falar, que resolveu vergonhosamente dissolver a seu bel-prazer um parlamento com maioria e deitar abaixo automàticamente um governo que não estava metido em mega-escândalos, corrupções ou mentiras - mas enganaram-se redondamente.
Este presidente não nos serve para nada. Está lá no Palácio sómente a decorar os salões, tal e qual uma travessa Família Rosa ou um jarrão China Azul o fazem. E estes, convenhamos, com melhor proveito.

Sou insuspeita, sempre votei no Prof. C. Silva. A partir d'agora nunca mais.
Maria

Anónimo disse...

Bem haja Maria tambem estou consigo ( infelizmente ).
Algo de muito grave se esta a passar na P.R., o nosso presidente esta tremulo e confuso perante preguntas até de crianças.Não ha ninguem a fazer o trabalho de casa.

Daniel Gonçalves disse...

Cavaco já foi mais crítico relativamente ao Paul Krugman, que falou na possibilidade de Portugal e a Grécia abandonarem a zona Euro, aí o nosso PR puxou dos seus galões académicos e refutou a ideia do Krugman, tão idolatrado pelos nossos governantes do PS.

Karocha disse...

Daniel

Não me venha com economistas!
Basta-me o meu rapaz mais velho (Economista ISEG) que em 2007 me disse que Portugal ia entrar pelo cano!

Artur Mendes disse...

Não pretendo meter-me na polénica da saga PR...
Este meu comentário pretende perguntar ao KAROCHA... CAROCHINHA... em que se baseia para afirmar que a Senhora de Fatima não existe?
So um palerma.. um ignorante... parolo... cretino... um "merda".. pode trazer á coacção Fatima para este assunto...

fado alexandrino. disse...

Pena é que continue a apoiar semelhante personagem para Presidente da República.
Como é que consegue?


Porque não há melhor.
E assim também votarei nele.

antónio chulado disse...

Ouvi o que o PR disse, como resposta, a uma criança e percebi que a explicação foi proferida com alguma 'insegurança', perante a 'quase' atrapalhação à pergunta do jóvem.

Li o texto que 'suporta' os comentários que, também, li.

Confuso, reconheço que 'isto' não está bom, que todos estamos 'metidos' numa grande trapalhada e, na origem desta, está um bando de trapalhões e um PR receoso de perder o 'jogo'.

antónio chulado

Anónimo disse...

O Dr. Gonçalves referiu os "conselheiros acácios" do PR.
Acerca das falas e do pensamento de cavaco acrescento que me parecem ridiculamente iguais ao pensamento do Conde de Gouvarinho e às falas de Dâmaso Salcede.
Se cavaco quer ser de facto eleito, é bom que se cale sempre que não estiver dotado de discurso escrito em papel - laboriosamente pensado.
Já aqui disse que considero cavaco o "mal menor"; e que se tem comportado com cobardia calculista.
A juntar às banalidades domésticas de maria, temos agora também as vulgaridades impudentes de aníbal. O Sr. Dr. Gonçalves já disse o essencial acerca de mais esta intervenção gosma do PR.
- Se não dissolve, se não distribui chapadas, se não quer formar um governo "à Eanes", se não quer intervir, se não vai discursar formalmente, então ESTEJA CALADO, Sr.
É de cortar os pulsos!

Ass.: Besta Imunda

Karocha disse...

" Artur Mendes disse...

Não pretendo meter-me na polénica da saga PR...
Este meu comentário pretende perguntar ao KAROCHA... CAROCHINHA... em que se baseia para afirmar que a Senhora de Fatima não existe?
So um palerma.. um ignorante... parolo... cretino... um "merda".. pode trazer á coacção Fatima para este assunto...

10:34 PM"

Vá-se catar.
Eu não sou anónima!

Q disse...

Porque será que a frase do JG na adenda "O meu voto em Cavaco Silva é um dado adquirido que não me impede de pensar em voz alta." me fez lembrar a frase de Cavaco "Não concordo mas promulgo"?

Justiniano disse...

Ora, caro J. Gonçalves, mas a sua adenda poderia bem ser a adenda de todos aqueles que têm desdenhado de Cavaco, que o apontaram em vícios e em erros como o faz, o J. Gonçalves, agora!!

Anónimo disse...

João,
Será que neste desgraçado país não existe ninguém capaz de dizer aquilo que o povo precisa de saber, que se candidate à presidência apoiado por pessoas como você - mesmo perdendo as eleições - e, ganhando, faça uso dos seus poderes com vista a conseguir que o país finalmente progrida?
Cada vez percebo menos a sua posição, ou a sua esperança é um Soares ao contrário no segundo mandato? Já não tem idade para ser ingénuo João.
Cumprimentos.

Doe, J disse...

Adenda: O meu voto em Cavaco Silva é um dado adquirido que não me impede de pensar em voz alta. Make no mistake.

Mas o meu voto já foi chão que deu uvas. Se o sr professor achou que a sua eleição para PR apenas o legitimou para ocupar um mandato inteiro em Belém a ver passar carros eléctricos, ou porque os ventos não vinham de feição ou porque os timmings não eram os óptimos ou porque "whatever!", não será com o meu voto que irá repetir a graça.

"Observatórios" e "observadores", sempre e invariavelmente inconsequentes, já cá temos demasiados. Não precisamos de mais.

Se ninguém mais com um mínimo de credibilidade, o que até à data exclui todos os que já se alinharam na parada, aparecer até lá, o meu próximo voto nas presidenciais ficará em casa. Nem em branco irá. Make no mistake either.

Antonieta Barona disse...

Eu concordo totalmente com o João Gonçalves. Para que serve então o P.R.?Alguém me explicará?Eu sou burra mesmo mto. burra, preciso de ajuda a decifrar esta posição, não sendo loura , sou burra na mesma!

Ana Gabriela disse...

João
Não se ofenda, mas... vai-lhe valer de muito dizer o que pensa neste caso...
Ana

Anónimo disse...

Eu só volto a votar no Cavaco se ele, finalmente e em tempo minimamente útil, correr o bandalho dito cujo. Mas, atenção: tem que ser à pedrada, ao empurrão, ao pontapé e ao escarro!

PC

Anónimo disse...

Sendo certo que o Cavaco é também responsável pela lástima a que isto chegou não é menos verdade que, perante tantos comentários críticos a seu respeito, me resta perguntar se os seus autores tencionam votar no pateta alegre