28.11.08

UM PAÍS DE DULCAMARAS - 4

"Corno" poderia ser a nova designação de "contribuinte". Se o Estado "avalizar" um banco que se dedica a gerir fortunas privadas, que nome é que quer que lhe chamem?

9 comentários:

Anónimo disse...

Contra a ditadura socialista desobediência civil-Greve aos impostos ,JÁ!

Anónimo disse...

os contribuintes portugueses passam a vida a levar marradas e pelos vistos adoram levar nos cornos.
este devia ser o "socialismo do descontentamento"

radical livre

Anónimo disse...

O dr. Balsemão que se ponha a pau porque vai ter três agentes do Banco de Portugal a vigiar-lhe as contas no BPP. A nova pide socialista entrou no sistema bancário para colocar os clientes sob chantagem. Qualquer dia teremos de recorrer à banca estrangeira que está no nosso país para fazer os nossos depósitos.

Anónimo disse...

Li na imprensa de hoje que, por causa da situação do BPN e dos perigosos psd's que lá se acoitaram, o PS quer dificultar a ida de políticos para empresas. Ora, o que havemos de dizer de Jorge Coelho na Mota Engil, do Armando Vara, o da Ponte 25 de Abril, no BCP, do Pina Moura na Iberdrola, do Fernando Gomes na Galp. Querem mais? Tudo gente fantástica como o Sócrates, o Pinho, o Lino ou o Vitorino.

Anónimo disse...

CARO AMIGO

NÃO PONHAS O TEU DINHEIRINHO NO
" COLCHÃO " DEPOIS DIZ QUE TIVESTE AZAR.
FOI ASSIM NA 1ªREPUBLICA E ASSIM ESTÁ A SER NESTA 4ª REPÚBLICA
A TAL DO "SOCIALISMO DEMOCRATICO
UM ABRAÇO

Teófilo M. disse...

Ó Arroios olhe lá os telhados de vidro...

Não lhe lembra nada o Ferreira do Amaral, Paulo Teixeira Pinto, Cardoso e Cunha, Fernando Nogueira, Marques Mendes...

É que todos estiveram na governação, ou não terá sido assim?

Nuno Castelo-Branco disse...

Desculpa-me pelo abuso, João. Mas coloquei este post a respeito desta pouca vergonha:

" Pouco sei acerca de Joe Berardo. Creio que cumpriu plenamente a promessa da conquista de um futuro de abastança e na África do Sul construiu o seu destino de milionário. Conheço-o através da sua colecção exposta no CCB, daquela outra que reúne preciosidades criadas por Bordalo Pinheiro e pelas periódicas entrevistas na televisão, comentando ou posicionando-se nas lutas inter-banqueiras que todos sabemos.

Esquecida a mefistofélica etapa do "escândalo Millenium" que acabou em quase nada, ontem surgiu Berardo na RTP, dando a sua opinião quanto ao processo de falência - é disso que se trata - de um até então quase anónimo Banco Privado Português. Após uma breve reportagem na qual foram ouvidos dois dos principais participantes e interessados - Balsemão e Saviotti -, Berardo deu a sua opinião que grosso modo, corresponde à da esmagadora maioria do comum cidadão.

Os bancos não são propriamente jardins de recreio, campos de golfe, bordéis, clubes de canasta e bridge, ou salões com escadarias para passagens de modelos. São instituições destinadas ao financiamento de projectos, ao investimento em benefício dos accionistas e do país em geral e principalmente, de guarda dos depósitos que aí são colocados, finda a época da caixinha escondida atrás da lareira, do porquinho de barro ou do colchão de palha. Por uma mera e ao que parece hoje dispensável questão de ética, os bens depositados devem ser garantidos, consistindo num verdadeiro ponto de honra e na base do funcionamento de qualquer uma destas instituições. Se os gestores e principais accionistas decidiram e executaram projectos de investimento ruinosos, talvez até com contornos poucos claros e que em consequência conduziram determinada instituição ao colapso, as responsabilidades e o ónus devem ser da responsabilidade daqueles. Foi isso mesmo que Berardo ontem disse e com toda a razão. O Estado faz o que lhe compete, se garantir que os depósitos efectuados por clientes de boa fé forem cobertos, evitando novas misérias e a perturbação da ordem pública. Mas quem efectuou maus negócios de livre vontade, manipulou números e fez desaparecer património de outrém, deve resposabilizar-se pelos seus actos. Se os senhores Balsemão, Saviotti e companheiros se sentem auto-lesados, o problema não deve ser assacado ao Tesouro Público e aos contribuintes sobrecarregados de impostos. Outro aspecto não descartável, consiste no facto da referida entidade, apenas aceitar depositantes com maquias superiores a 1 milhão de Euros (será verdade?) e se assim era, os senhores milionários especuladores que paguem a própria pequena crise. Jogaram? Brincaram? Especularam? Então responsabilizem-se e cubram eles próprios o prejuízo. Assim deve ser um capitalismo saudável, como se quer. Berardo tem razão e coloriu as suas palavras com a fábula da cigarra e da formiga. A alternativa a esta cristalina evidência, é o completo descrédito do regime no seu todo e quanto a isto, o senhor primeiro-ministro está decerto ciente, pelas lições que a história já nos deu, até porque sonantes nomes da superestrutura do poder parecem - com ou sem razão - envolvidos neste caso".

fado alexandrino. disse...

Contra a ditadura socialista desobediência civil-Greve aos impostos ,JÁ!

Era bom era, mas na maioria dos casos o desconto já vem feitinho antes de o plim lhe chegar à mão.

Carlos Medina Ribeiro disse...

«(...) Os cidadãos anónimos começarão a fazer, em público, em coro e em voz alta, perguntas assassinas a um poder político que só é socialista de nome e que, na prática, só protege os senhores do dinheiro, mas não protege os que apenas vivem do seu trabalho.(...)»

Extracto da crónica «Perguntas Assassinas», da autoria de Alfredo Barroso, publicada hoje no seu blogue - [aqui].