2.3.08

O SILÊNCIO DOS INOCENTES



Um dias destes, um homem saiu de casa para ir beber a "bica" da noite ao café habitual. Saiu de lá cadáver, com um tiro disparado à queima-roupa. Uma mulher preparava-se para estacionar o carro, ir para casa, começar o fim de semana e acabou morta à tiro enquanto falava ao telemóvel com uma amiga. Um rapaz de vinte anos fechou a loja num centro comercial e, quando se dirigiu ao carro, foi surpreendido por um tiro na cabeça que o deixou em coma. Um filho matou os pais esmagando-lhes a cabeça, suicidando-se de seguida. Na "noite", não é seguro ser "segurança". A possibilidade de terminar na morgue é elevada. E trabalhar numa bomba de gasolina também não conforta ninguém. Há muitas maneiras da "dissolução" social e do "mal-estar" difuso se manifestarem. As mais inofensivas são mesmo as manifestações onde, de tanto berrarem, as pessoas aliviam-se. Os actos descritos - avulsos e sem aparente relação entre si - mostram uma sociedade mais disposta a "descarregar" a sua frustração nos outros. É, também, o preço a pagar pela "mudança", pela "modernidade" e pela "globalização" vistas a partir da periferia. A esta gente silenciada pela violência gratuita resta-lhe a infeliz consolação de não ter de ouvir a retórica política produzida nestes momentos, a velha retórica da "confiança". Eu sou desconfiado por natureza. Por isso, pelo sim, pelo não, há por aí alguém que me venda uma arma, de preferência com silenciador?

7 comentários:

Anónimo disse...

O sr. MAI talvez lhe arranje uma ... ou outros dos senhores do regime tambem terao facilidade em fazer-lhe esse obsequio ... A Lei das Armas curiosamente permite-lhes (deputados, governantes, presidente ) possuir as armas mais sofisticadas simplesmente pela função que ocupam, ou nao tivessem sido os proprios autores de tao magnanima lei ...

J. Varanda disse...

Podemos estar descansados porque o Ministro Adm Interna (que não tutela a PJ) anunciou que essa polícia com competência reservada neste tipo de crimes já está no terreno. E para nosso sossego é hoje notícia que os vários departamentos da PJ (banditismo, homicídios ...) se vão reunir amanhã para debater este tipo assuntos. Mas isso é notícia ?! Não deverá ser isso uma prática perfeitamente normal ?! Estranho. Para que é que servem os directores da PJ?! Estranho país este, estranha Polícia esta!

Anónimo disse...

Queres uma pistola com silenciador? Vai terça-feira ao Campo de Santa Clara, vulgarmente conhecido por Feira da ladra. Consta que por se pode encontrar quase tudo o que se pretende. Qualquer dia, até RPG's, Stingers e Panzers.
Nuno Castelo-Branco

Anónimo disse...

A Pj vai reunir em plenário? Não foi com a euforia dos plenários que tudo começou? E não haverá receita mais eficaz para que este Texas sem petróleo tenha sossego?

Anónimo disse...

Eu cá já não dispenso a minha caçadeira Browning semi-automática.

António Viriato disse...

Todos estes casos traduzem um fenómeno de aculturação mediática, de influência norte-americana, promovida como exemplo de uma cultura que exalta desmedidamente a luta individual pelo êxito, com a lei ou contra a lei, mas sempre pelo dinheiro, por mais dinheiro, sem curar de regras e de normas a respeitar.

O resultado social está à vista : violência sem quartel, despudor, alienação espiritual e, naturalmente, embrutecimento colectivo.

Daqui à selva, ainda que social, vai um passo, e não muito grande.

Continuemos, pois, a festejar o ultra-liberalismo económico e financeiro, que o resto virá por acréscimo...

Unknown disse...

Qual quê ! "Isto vai lá" com receita "à la Ceropatatero": mais diálogo e mais "social"...
Não são criminosos :são "excluídos"
do sistema.Ainda temos de lhes pedir desculpa.
E o código penal aprovado pelos psitacídeos de S.Bento vai nesse sentido.
Pobre país de invertebrados!