15.3.08

A ESPERANÇA CONTRA O HOMEM PRECÁRIO


Quando Bento XVI esteve na Turquia, deslocou-se ao meio do mato para celebrar uma missa para pouco mais de centena e meia de pessoas. A Ratzinger não interessa o "número" mas antes a qualidade dos fiéis. Este Papa não é impressionável pela multidão e não concebe o seu magistério com um gigantesco e permanente "talk show". Nem tão pouco entende ser essa a missão da Igreja nos dias que correm. Os dois volumes da longa entrevista que concedeu ao jornalista alemão Peter Seewald - "O Sal da Terra" e "Deus e o Mundo" -, ainda como cardeal, explicam a Igreja do futuro Papa Bento. No texto de Vasco Pulido Valente no Público de sábado (sem link), reflecte-se sobre a vitória de Zapatero e a "consagração" de um "novo mundo", aparentemente definitivo, que "derrotou" a Igreja. Passarão por Espanha e pela Terra dezenas de Zapateros e a Igreja do Ressuscitado, erguida sobre a pedra bruta que derrotou o mundo, permanecerá. O verdadeiro cristão é aquele que não omite a Cruz na sua vida. Como o mais pequeno grão de trigo que cai no solo, morre e só assim dá fruto, também a Igreja representada por Ratzinger não vem para "rasurar" nenhuma "memória histórica" ou impor-se como uma "ideologia". Pelo contrário. O Igreja vela contra "a prepotência da ideologia e dos seus órgãos políticos", na defesa de uma "nova liberdade" que não é mais do que a "consciência da nova «substância» que nos foi dada" por aqueles que, ao longo da história do homem, com o seu martírio e com a sua morte, "renovaram o mundo" (Carta Encíclica Spe Salvi). Não são os Zapateros desta vida videirinha quem nos "salva". A esperança, o outro nome da fé, é a única resposta contra o "homem precário" que governa no mundo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não li a opinião de VPV, porque desprezo o Público.


Mas será que está em divergência com o seu mestre, esse incontinente verbal?

Gonçalo M Vassalo Moita disse...

Subscrevo. Bom post!

joshua disse...

Esperança Vital, de Ressurreição e Comunhão sem entraves nem limites de espaço ou tempo. O mundo da morte vê apenas bugigangas nestes apetrechos de Rocha para um Homem Sábio. Um Homem Sábio conhece do coração Aquele a Quem se entregou.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

" ... a Igreja do Ressuscitado, erguida sobre a pedra bruta que derrotou o mundo ..."

Preocupa-me a pedra bruta.

Cristo preferia a os factos (ex. os vendilhões do Templo) a leituras e tres-leituras do Livro sempre cada vez mais convenientes para os tempos e conveniências particulares.

Por isso sofreu, por dizer "incoveniências", contra a Palavra Antiga e Gasta.

Infelizmente, vejo cada vez mais disto!

António Pires disse...

Não sou religioso mas, como português, não posso deixar de estar imerso numa cultura impregnada e informada de cristianismo. Assim como não me é indiferente a pessoa do Papa.
Bento XVI é o Papa do rigor intelectual, do rigor da fé (presumo eu), que até admite a dúvida, e não um Papa do espectáculo, das agências de publicidade. Para isso, já nos chegam os políticos que por aí andam.

Nuno D. Mendes disse...

Tenho para mim que a esperança dos homens, numa civilização madura, deve depender mais da capacidade de identificar líderes competentes do que ser fundada na crença em amigos imaginários que consola alguns e deixa outros indiferentes.