24.3.08

O ESTATUTO E A REALIDADE

O "estatuto do aluno"? De que servia a Maria de Lurdes Rodrigues estar fechada numa sala de aula, socialmente "mista", com alunos e alunas com calças pelo cu, com o umbigo à mostra, de linguarejar primitivo ("tá-se", "bué", "iá", "cota"...), em permanente uso do telemóvel até para copiar, e bramir com o "estatuto" que permite aos espertos faltarem e passarem e aos broncos desenrascarem-se? Há coisas que a burocracia e o dr. Valter Lemos não resolvem. A sociologia - por onde Lurdes Rodrigues se arrasta academicamente - já lhe devia ter ensinado qualquer coisa. Todavia, dá-me ideia que não lhe ensinou o fundamental, a tocar a realidade.

6 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Não 'ensinou a tocar a realidade' porque a maioria dos políticos (e não só os que estão no poder) vivem isolados dela:
Para garantir que isso seja assim, há uma carteva de assessores, besuntas, yes-men, familiares, amigos, correlegionários, etc. que criam uma barreira entre eles e o mundo-real-do-cidadão-comum.

Ora, como isso já vem desde os tempos dos faraós, não deve haver nada a fazer. Só o Harun-Al-Rachid é que se disfarçava para ver o que o povo sentia - mas deve ter sido apenas na ficção d' «As 1001 Noites»...

Nuno Castelo-Branco disse...

Continuo a insistir na minha pequena mania: a educação é para quem a quer. Quem não a quer, que a pague se quiser...

Unknown disse...

A realidade ,à vista de todo o respeitavel público , é o brilhante percurso "académico" de Sócrates , Varas & Ca. ,justamente premiados após anos de intenso estudo e esforço intelectual.
A propósito , e o caso Sovenco ?
já foi convenientemente "enterrado"?
Isso também faz parte da mesma realidade...

Anónimo disse...

Aprendi na universidade que sociólogos eram aqueles "investigadores que concluiam que estava escuro, depois de apagada a luz"...

David R. Oliveira disse...

Nuno,
ao é assim tão simples. O pior é que depois o que a têem levam com os que não a quiseram ter em cima...e paga sempre o mesmo. Se não em dinheiro em géneros!
David

Anónimo disse...

Para que serve a relidade quando se possui a Verdade?
Eles sabem que "não há volta a dar", "as boas práticas" aconselham a que assim seja, e principalmente porque o objectivo é "mudar Portugal".
Não sabem donde partem, mas sabem onde vão chegar!
MJP