30.9.10

A FACTURA DO DESLUMBRADO


«O deslumbramento é sempre a outra face de uma ofuscação, de um dogma, de uma cegueira. O deslumbrado olha, mas é incapaz de ver. Quando hoje analisamos a crise que temos vivido nos últimos anos, percebe-se que não foi por falta de saber que não se viu o que lá vinha, mas por excesso de deslumbramento: porque o deslumbramento desvaloriza a prudência, inutiliza o conhecimento e dilui o saber. E esta crise foi, em grande medida, a consequência de um duplo deslumbramento: com a nova finança e a sua delirante criatividade, com as novas tecnologias e as suas mirabolantes promessas, que se impuseram com uma tóxica cumplicidade. Foi este duplo deslumbramento que cegou e manietou tanta gente. E é ainda ele que, hoje, leva muitos a pensar que será com a retoma dos factores que provocaram a crise que se sairá dela. Isso acontece porque o deslumbramento, ao desprezar o passado e ao ignorar o futuro, vive e faz viver num presente completamente virtual. Num presente que é feito de activismo sem estratégia, colado a um imperativo de modernidade que se apresenta como um acelerador de tudo, mas que, na realidade, ninguém vislumbra ao que conduz. Ser moderno tornou-se simplesmente nisto, em ser deslumbrado!...»

Manuel Maria Carrilho, DN

14 comentários:

joshua disse...

Kafka, cujos romances e contos foram feitos para fazer sofrer o leitor e assim quebrar os lagos gelados da própria consciência, abençoa os portugueses.

Bem-vindos à dolorosa realidade urdida como uma teia pelo Narcísico Supremo e os seus bajuladores!

Manuel Brás disse...

... que deixa(rá) o povo dobrado!

Da modernidade cintilante
por ofuscações esplendorosas
brota a chispa mirabolante
de políticas indecorosas.

Esse olhar deslumbrado
carregado de cinismo
deixa o povo dobrado
por tanto oportunismo.

Anónimo disse...

Cada segundo com esta criatura ao leme é um grande passo para o desastre.

Anónimo disse...

Este PM dinamitou a vida a muitas centenas de milhar de concidadãos ; devia responder em Tribunal como o PM islandês.
Mostrou à saciedade que o sistema de nomeação dos PM consagrado nesta Constituição é uma desgraça tão grande quanto a inverossimilhança dos resultados das eleições intra-partidárias.

www.angeloochoa.net disse...

PARADOXO PORTUGUÊS EXPLICADO PELO AUTOR (OCHÔA)
(A João Gonçalves, do portugaldospequeninos...)

Ninguém vai a lado nenhum.

Que isto é muito bom.



Como dizia o verrominoso, que todas as manhãs toma soda cáustica, e protesta,

Vasco Pulido Valente, sol tão lindo, e governos péssimos. Da boa merda….

Mas lindo, lindo clima. E… confrades, irmãos, amigos, camaradas se dizem, e se provam, uns a outros:

«Ninguém vai a lado nenhum!»

Direi eu:

«Que isto é mesmo muito bom!»

tags
Angeloochoa poema anedotário loquaz portuguesa gratuitidade Portugal vil tristeza fado sina condição infâmia fátima chamem-lhe crise
-- vídeo da conta
http://www.youtube.com/user/25xiinatal
postado hoje.

Ar. disse...

Texto de uma clarividência notável!

Ar.

Anónimo disse...

Certeiro, como de costume.

Força Emergente disse...

É NECESSÁRIO USARMOS AS NOSSAS ARMAS
Compete a todos aqueles que pautam a vida por princípios e valores, assumirem que é sua obrigação tornarem-se activos nesta luta pela dignidade da acção governativa e por uma nova estrutura politica.

ver mais no blog .....

Obrigado pela escrita esclarecida que apresentam.

Anónimo disse...

A abordagem do PM sobre os submarinos na AR é ofensiva para a Marinha e todas as Forças Armadas em geral. É de alguém que não tem o mínimo sentido de Estado. Aliás, Sócrates não tem nenhuma característica necessária a um PM como deve ser.

S.C. disse...

Um bimbo deslumbrado, rodeado de lacaios a viver à tripa forra à custa do dinheiro que nos é sugado!Que esperança, senhores, que esperança?!

Mani Pulite disse...

O DESLUMBRADO ENQUANTO FAZIA EXPLODIR O PAÍS NÃO ANDAVA DISTRAÍDO.IA EMPOCHANDO TUDO O QUE LHE PASSAVA PELAS MÃOS.DESLUMBRADO E KLEPTÓMANO DERAM ESTE RESULTADO.

Anónimo disse...

Para uma redenção total do Dr. Carrilho, depois do que disse quando era ministro do bondoso e caridoso Guterres, a malhar forte e feio na oposição que já na altura avisava para onde a política do "também vamos fazer um(a) aqui", auto-estradas, hospitais, universidades, pseudo-centros culturais, até aeroportos e paragens de TGV, Institutos Públicos e Fundações para todos, etc. Depois deste artigo, que tem lá o que de mais grave se passou, mas sem chamar os bois pelos nomes, falta-lhe desvincular-se do PS onde peroram figuras que estiveram na origem deste sistema falacioso a cair de podre e falam de cátedra com soluções para ultrapassar a "crise", o Dr. Sampaio que tirou todo o apoio político no início do mandato do Dr. Barroso quando este manifestou que tinha que se por um travão na despesa, e como um governo PSD precisa de um apoio do PS para fazer cortes, neste país… e estão actualmente os que acabaram com o resto.
Falta que os arautos desse tal modernismo, que tendo por modelo a Europa iluminada, que para seu benefício próprio iludiram o povo com a promessa do acesso às coisas deslumbrantes, virem ainda admitir, que afinal o "botas" não era sádico, só tinha a ideia que para se fazerem as coisas tinha que se criar o modo de ganhar o dinheiro, primeiro.
Hipotecou-se o modo de ganhar dinheiro pelo dinheiro fácil e o acesso ao deslumbrante, agora vamos ter o resultado.

S.C.

Cáustico disse...

Num programa de ontem na televisão, com os três comentadores habituais, um deles, já bem conhecido pela sua verborreia imbecil, fruto da domesticação pelo socialismo de merda, insinuou, a dada altura, que o mal residia no facto de no lado oposto, o lado que se opõe, naturalmente, ao tal socialismo em que chafurda, não haver homens.
Vi a sua cara de paspalho armado, ouvi a sua estulta afirmação e fiquei siderado ao verificar que os outros dois comentadores não lhe deram a resposta adequada que vem merecia.
Na opinião de tal asno chapado só há homens no campo político que defende. Do outro lado só há criançolas. Mas que pobre de espírito!
Será que considera que os Homens, os verdadeiros homens em toda a sua perfeita dimensão, só estão no tal campo onde se enlameia?
Se a parvoíce já pagasse imposto o seu comparsa das finanças já estaria a esfregar as mãos de justificado contentamento, ao verificar a ocorrência de mais uma preciosa ajuda para a tão almejada redução do défice. Será que este paspalho é tão anjinho que desconhece a qualidade das gentes que têm abrigo no Rato? Não sabe, coitadinho, que há por lá muito gatuno, muito vigarista, muito corrupto, muito amigo do governanço ilegal, muito pedófilo, muito safardana que desgraça a vida de muita mulher, muito salafrário sem um mínimo de escrúpulos, para quem tudo vale para atingir os fins mais sórdidos? Desconhece que tais pessoas não foram, não são nem nunca serão HOMENS, na verdadeira acepção do termo? Não se apercebeu ainda que o seu gosto, e de muitos outros, de se manterem, pairando, numa posição privilegiada, de estarem por cima, os levou à submissão absurda a um cretinóide aldrabão? E tal aldrabão é um homem?
Quando não há vergonha na cara acaba-se geralmente na safadeza.

Anónimo disse...

Um nojo de sabujo esse comentador de apoio incondicional ao grande chefe!