17.9.10

DO FIDELISMO AO ALEGRISMO NACIONAL

«A esquerda portuguesa que anda por aí a prometer a defesa do Estado social e a jurar que sem ele não há democracia, não percebeu ainda ao que leva essa tão benemérita política: leva inevitavelmente a um colapso como o do "fidelismo". A realidade não se muda com demagogia. Ou, se preferirem, com bons sentimentos. (VPV, no Público)» Descontada a comparação com a ditadura cubana (aquilo nunca se confundiu com qualquer democracia mesmo considerando isto aqui como tal), a asserção é adequada. Até tivemos um PR, Sampaio, que se babou consistentemente para cima do homem. E temos agora um anacrónico candidato presidencial que levanta o punho para saudar os seus apoiantes do Bloco e camaradas avulsos de partido como as sras. donas Edite e Maria de Belém. Mas, de facto, a realidade não se compadece com pantomimeiros, seja em ditadura, seja em arremedos democráticos. Veja-se, cá, o caso do TGV ou isto. Como pergunta e escreve o leitor Nuno Lebreiro:


«Já estará o revisionismo histórico naturalmente implantado na enxurrada atávica que nos inunda a mente que ninguém repare na magnífica contradição a propósito do TGV? É que Manuela Ferreira Leite, a Senhora do tempo da outra senhora, a maluca que queria dar cabo da economia nacional ao pretender impedir a marcha inabalável do progresso socretinista através da oposição ao TGV e demais devaneios histriónicos, pelos vistos tinha razão. Como teve a propósito da crise (antes de todos os outros), do desemprego (antes de todos os outros) ou do endividamento (antes de todos os outros) enquanto esta cambada de incompetente ignorância que elegemos para nos guiar ao abismo defendia com estridentes latidos e berros a imperiosa necessidade do investimento público. E agora? Nada? Numa democracia minimamente responsável esta, e apenas esta contradição, seria suficiente para que se exigisse a demissão do governo; isto, claro, sem falar no embuste que foram as manipulações estatísticas em torno do déficit na campanha eleitoral e deixando de lado a evidência da irresponsabilidade governativa na situação para que somos atirados. Realmente, cada vez que penso que isto bateu no fundo, lá vem a apatia generalizada demonstrar-me que pior será sempre possível.»

12 comentários:

Anónimo disse...

O filho de uma secretária regional do governo dos Açores recebeu uma bolsa de estudo de 9500 euros graças a uma alteração legislativa feita pela própria mãe.

http://bit.ly/dgkLFS

Peço desculpa pelo “off-topic”.

Anónimo disse...

É verdade, Nuno Lebreiro (que cumprimento), pode sempre piorar. E o que, de cada vez que "isto" piora, mais visível fica é o tipo de eleitorado (ou seja, o receptor das mensagens e das aldrabices políticas) que somos nós, e como esse eleitorado reage à realidade. E não só; Cavaco pode ainda ele-próprio, aos olhos de vários potenciais eleitores, piorar muito (e com que consequências?...). Não tem feito outra coisa senão piorar: a cada nova descoberta de incompetência evidente e gritante do "executivo", que fez e faz Cavaco? nada; e "coopera estrategicamente". A cada novo crime e falsificação, praticados por governantes e boys, esparramados nos jornais - que fez ou faz Cavaco? nada; e visita uma indústria de sucesso. Ou seja, Cavaco piorará ainda muito também, até às eleições. Mas o eleitor que temos escolhe sócrates (2 vezes); vê ricardo rodrigues e não se revolta; assiste a pornografia entre alegre, o BE e edite-roseira-almeida-santos, e parece-lhe pacífico; acompanha o percurso de fuga de Cavaco e votará na mesma (sem alternativa). Agora, mesmo sem TGV, cheios de dívidas, ameaçados pelo FMI, anexados pela Alemanha, humilhados por Barroso, aldrabados 10 vezes por sócrates - quem iriam os eleitores escolher se as eleições fossem amanhã? sócrates! Já não se trata só de apatia; mas também de inutilidade física e deficiência mental.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

FOSGA-SE.
Já desabafei.
«O apoio foi aprovado a 16 de Agosto pela Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor*, que está na dependência daquela Secretaria Regional»
*Do consumidor desprovido de capacidade financeira, por supuesto.
Isto é, da Sua Santíssima Mãezinha.
E se está bem para o pequeno César, para os seus superiores em Lisboa...tudo acabará bem.
Não há por aí uma qq Alta Autoridade para a Corrupção Regional?
Nada a fazer.
Cpts
JB

Anónimo disse...

Quanto ao "isto" que o Dr. Gonçalves colocou como link-para-o-caso-açoreano, infelizmente não é nada de novo. Agora, com novas necessidades de escândalo vendedor de papel e televisões a cores e privadas, estas malandrices (que deviam dar direito a demissão e anos de cadeia) são às vezes denunciadas. No governo de Soares-Mota-Pinto (1983) um tipo que era ministro da educação, e se chamava Vítor Crespo, fez uma coisa similar: uma leizinha feita para beneficiar duas primas-s'touras, e concebida para se extinguir obtido o desejado resultado (como as macumbas de Karamba e de Maya). Quem poderia legitimamente beneficiar também da lei, viu a dita "desaparecer" e não valer para mais ninguém. Nada disto veio relatado nos mérdia de então. Mas existiu, foi e é prática corrente - mas agora com maior à-vontade-descarado.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Ana Paula seguiu o exemplo de Carlos César,quando pagou os 27.500 euros á sua familiar, no Canadá.
E ainda teve a lata de insultar Cavaco Silva, em discurso inflamado do PS, quanto á credibilidade da função presidencial.

Manuel Brás disse...

O caos escurecido...

Entre feitos disparatados
de quem nos deixa definhando,
seguimos trilhos apertados
e assim vamos caminhando.

Neste estado tão degradante
que há muito é reconhecido,
seguimos num ritmo trepidante
para um caos escurecido…

Anónimo disse...

Talvez porque hoje não ocorreu qualquer facto verdadeiramente relevante, nem apareceu qualquer sinal alarmante sobre o nosso querido “estado social”, nem houve nenhuma inauguração de escola infantil, e muito menos entrega de computadores, o Telejornal da RTP começou às 20h08, depois de mais de 8 minutos de notícias sobre José Mourinho e futebol. Tive o cuidado de conferir no site da RTP o que havia visto. É que vê-se e quase não se acredita que seja possível. Mas é, possível e miserável.

http://tv2.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=1103

Anónimo disse...

Pois é, Besta, o Cavaco está a revelar-se parte do problema só cretino... Mas não precisamos de votar nele. Nem em ninguém...

Pela 1ª vez em vinte e tal anos de direito a voto não vou lá. Nem faltei naquele magnífico referendo do aborto de 1990 e tal, magnífico porque o bandalhal julgava que eram favas contadas e não foram - mas foi a última vez; ultimamente o bandalhal fica sempre satisfeito.

Se o Cavaco apanhar "aquele susto", bem o merece, e só ganhar à 2ª porque aí vamos a correr "tirar o pai da forca", talvez as coisas mudem.

PC

A.Silva disse...

Como se analisa tão desonestamente as questões, considerar que o socialismo em Cuba colapsou, é disso exemplo. Gostava de ver o que acontecia a qualquer país capitalista se passasse um mês vitima de um criminoso bloqueio como Cuba sofre.

Quanta desonestidade... ou pobreza de espirito.

Anónimo disse...

O disparate político-jornalístico re-estoirou hoje, sexta feira, para que todos possam ir mais cheinhos de espectativa inteligente para o fim-de-semana (merecidíssimo, aliás, depois de uma extenuamte semana de trabalho e aulas dos miúdos!): não há dinheiro para o TGV, o progressivo BE urra a plenos pulmões na casa-das-leis que "se não fossem os submarinos o país e as obras públicas estavam salvos"; curioso argumento, como o número do outro, pois no déficit eles pesam (por mudanças, a meio do jogo, das regras contabilísticas que a Comissão-Barroso nos atira para cima, como maltrapilhos e sacos de pancada terceiro-mundistas que somos há muito na "união") mas como são comprados em leasing, a despesa real não é abrupta, mas gradual ao longo de 30 anos... Para as estradas, pontes e comboiozinhos de sócrates é que são MESMO necessários empréstimos, juros, contratos NOVOS, emissão de dívida, pedinchices, enfim - dinheiro vivo, novo e metálico. Agora que mais ninguém no-lo dá, pinto-de-sousa manda dizer ao seu capacho-ministro que "é anulado o concurso e daqui a 6 meses logo se verá". Risível. A SIC passou até ao vómito imagens da entrevista que o querido-líder deu em Abril a judite: "o mundo mudou, e de que maneira, em 2 ou 3 semanas" 6 ou 7 vezes. A esquerda lunática berra por investimento público; a direita cómoda (portas) berra por "razão há 5 meses atrás"; o PSD não diz nada de perceptível. Os disparates constitucionais continuam e continuarão; e vota-se o agravo ou desagravo ao presidente francês por causa da "questão cigana". O jornalismo vai apanhando os cacos destas brigas de bêbados, e são convidados graves professores a dar palpites. Motta-Engil-Coelho está em cheque nos contentores-lizcont, com a PJ à perna, e prepara golpe no concurso da 3ª travessia com proposta mais cara. Bom.

Ass.: Besta Imunda

Garganta Funda... disse...

Onde está o dinheiro do «estado sucial» que foi gasto?

Eu explico:

Nas reformas douradas da nomenklatura politica deste regime corrupto; nas reformas, benesses, mordomias e sinecuras dos gestores públicos e alta administração nomeada sucessivamente pelos partidos em comissão de serviço nos (des)governos; nos «elefantes brancos» construidos por esse país fora e que não interessam nem à «belequinha do Menino Jesus»; nas parcerias público-privadas onde o lucro é privatizado e o prejuízo socializado; na construção de auto-estradas e outras obras para oferecer obras e concursos às empresas amigas; ao pagamento duma mafiosa rede de serventuários e de serviços que chulam os pequenos, médios e até grandes empresários com tributos e taxas cada vez mais altos.

Estamos a assistir a um tipo de governação que tem muitas semelhanças com o sistema Ponzi ou Madoff.

Uma pirâmide de trafulhice, corrupção e miséria.

Anónimo disse...

O seu leitor diz falsidades sobre Manuela Ferreira Leite. Nunca esteve contra o TGV- só a sua oportunidade e mesmo assim paradoxalmente se quisermos levar as suas palavras a sério- eu não-
quando pode nunca bloqueou coisa nenhuma do TGV.


Lucklucky