23.12.09

O PACIFICADOR

Enquanto Manuel Alegre vai percorrendo a amada pátria em jantarinhos de apoiantes – um milhão, parece – José Sócrates continua no mais incompreensível desvario. Poderia eu passar umas horas à procura de uma forma de descrever o que se passa mas, manifestamente, penso que o esforço seria em vão. Aquilo que José Sócrates anda a fazer, numa democracia que se respeitasse, já teria sido motivo para moção de censura no Parlamento ou demissão do Presidente da República. Nem de um lado nem de outro vem o menor sinal de vontade e um atrevido Sócrates continua a andar nos intervalos da chuva. Esticando a corda tanto quanto pode, vai abusando da falta de coragem e, atrevo-me, lucidez que transborda dos titulares dos principais órgãos de soberania.
A questão é muito simples. Nesta guerra criada por José Sócrates há duas possibilidades: ou ganha o Presidente da República, que já tem um rol imenso de motivos para demitir o Primeiro-Ministro, e o país pode respirar um pouco de estabilidade com a nomeação de um outro Primeiro-Ministro socialista com apoio da bancada parlamentar; ou ganha José Sócrates e um Cavaco Silva enfraquecido chega às eleições presidenciais dando, isto se se recandidatar, um fácil lugar a um Alegre bem apoiado por todas as «esquerdas». Alegre apresentar-se-á como um pacificador, por oposição ao litigioso Cavaco. E sabemos que em política o que parece vale bem mais do que aquilo que é.

7 comentários:

radical livre disse...

na roda da fortuna (sorte) o pm passará inevitavelmente do REGNO ao SUM SINE REGNO.

está ao nivel das composições dos "vagantes" goliardos da Carmina Burana

a economia do rectângulo não aguenta por muito mais tempo esta "múmia paralitica" em termos governativos

Insatisfeito disse...

Alegre ? Ou ... o Grande Líder que começou já a sua própria campanha eleitoral.
Na ingovernabilidade em que se está e com as negras perspectivas futuras que se antevêem é bem mais cómodo ser-se PR que PM.
E é típico no personagem dar sucessivos passos em frente em completo desvario sobre a terra queimada que vai deixando para trás.
Cordialmente

Nuno Castelo-Branco disse...

Duvido muito da possibilidade de o PS alijar Sócrates. Olha para a composição do secretariado e do grupo parlamentar. bem podes esperar.

João Sousa disse...

Há já muito tempo que o venho dizendo: mais do que um problema político, mais do que um problema de ética, mais do que um problema de polícia, Sócrates é um problema de psiquiatria.

António de Almeida disse...

Caro Tiago, já pensou que ao PCP pode não interessar eleger Manuel Alegre? Desde os tempos da Alameda que são adversários, a eleição de M.Alegre servirá os interesses do PS e do BE, mas contribuirá para enfraquecer ainda mais o PCP. E falar na união das esquerdas sem uma palavrinha dos comunistas parece-me algo precipitado...

Alves Pina disse...

Psiquiatria? Eu acho que é mais um problema de vigarice.

Anónimo disse...

O poeta alegre em presidente era a cereja em cima do bolo "escangalhado" em que "isto" está. E há mais cerejas...

PC