23.12.09

O PACIFICADOR?


«As críticas a Cavaco Silva por José Sócrates e companhia não deixam muito espaço a Manuel Alegre para o efeito.» É, de facto, a lógica das coisas. Todavia, os primeiros-ministros que "provocaram" PR's não acabaram bem. Não foram os PR's que saíram prejudicados. Balsemão, Soares, Cavaco ou Santana Lopes removeram-se ou foram removidos. Eanes, Soares e Sampaio pouco ou nada tremeram. Na cabeça de Sócrates porventura paira a ideia, sufragada pela pequena história do regime, de que a melhor maneira de remover um obstáculo é ocupar o seu lugar. O resto que se lixe. Ainda ninguém teve a amabilidade de explicar isto a Alegre entre dois jantares de amigos?

3 comentários:

Insatisfeito disse...

Alegre, com a sua crónica e ingénua indecisão vai ser o último a saber, e quando o souber lá terá um prato de lentilhas à espera para satisfazer o seu ego de importantissima figura do regime.
Cordialmente

radical livre disse...

«além-mar, a oeste de Espanha,
há uma terra chamada Cocanha»
Londres-British Library, Ms Harley 913

«então uma galinha falou
'foi proclamado'
um peido estrondoso»
Ms País dos tolos

João Sousa disse...

Os primeiros-ministros que provocaram Presidentes podem não se ter dado bem. Mas este caso é particular porque, ao contrário dos outros, o Presidente vem do lado direito do espectro. No jogo político deste país, acredito que isso fará toda a diferença. Um Presidente vindo da direita não tem a mesma margem de manobra do que um vindo da esquerda.