20.12.09

«BENDITA ÉS TU»


Estamos no último domingo antes do Natal. Dizer isto ou que está frio é a mesma coisa. O que interessa é correr às lojas e, mais tarde, ao estádio de futebol ou para as televisões que o substitui com manifesto conforto. Sucede que o Natal não é esta falácia nem a blasfémia do "pai natal" das prendas. O Natal é o mistério do nascimento de Jesus e a percepção da possibilidade de uma vida nova nos nossos empedernidos corações. O Menino representado nos presépios é o mesmo mistério da Cruz que constitui o maior escândalo das nossas vidas. Não intuir isto é não perceber o que é o Advento. É, verdadeiramente, não perceber nada. No Evangelho de hoje lê-se: «Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor. (Lc 1,39-45)» O Natal representa, não uma epifania circunstancial de alívio da má consciência, mas a consciência de Isabel denotada na Palavra: presença permanente e jubilatória do Espírito Santo na Fé consagrada de Maria, Mãe de Deus.

3 comentários:

radical livre disse...

mais que em nenhum outros ano sinto que os católicos portugueses tiveram de voltar às catacumbas para poderem livremente manifestar a sua fé.
o pior inveno é o provocado pelos dirigentes.
não respeitam nada NEM NINGUÉM.

contribuo para o aquecimento global e estou cheio de frio.
lá fora já há indios a caminho da luz.
esta só ilumina o exterior ... e mal

Anónimo disse...

É nesta é poca que este post ainda faz mais sentido:

http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/12/aprender-viver.html

PC

maria basilio disse...

É pena que por vezes a voz da igreja e dos seus ministros "atafulhe" a mensagem que você, JG,escreveu e transcreveu e que subscrevo