25.12.09

ACENDER FOGUEIRAS NA NOITE DO MUNDO


«A luz do primeiro Natal foi como um fogo aceso na noite. À volta tudo estava escuro, enquanto na gruta resplandecia a luz verdadeira «que ilumina todo o homem» (Jo 1, 9). E no entanto tudo acontece na simplicidade e ocultamente, segundo o estilo com que Deus actua em toda a história da salvação. Deus gosta de acender luzes circunscritas, para iluminarem depois ao longe e ao largo. A Verdade e também o Amor, que são o seu conteúdo, acendem-se onde a luz é acolhida, difundindo-se depois em círculos concêntricos, quase por contacto, nos corações e mentes de quantos, abrindo-se livremente ao seu esplendor, se tornam por sua vez fontes de luz. É a história da Igreja que inicia o seu caminho na pobre gruta de Belém e, através dos séculos, se torna Povo e fonte de luz para a humanidade. Também hoje, por meio daqueles que vão ao encontro do Menino, Deus ainda acende fogueiras na noite do mundo para convidar os homens a reconhecerem em Jesus o «sinal» da sua presença salvífica e libertadora e estender o «nós» dos crentes em Cristo à humanidade inteira.»

Papa Bento XVI, Mensagem Urbi et Orbi, 25 de Dezembro de 2009


5 comentários:

Anónimo disse...

Na Irlanda mais dois bispos demitiram-se das s funções,perante o papa, por estarem envolvidos em escândalos de pedofilia
Convém meditar nisto !

João Gonçalves disse...

Sim e depois? O que é que isso tem a ver com o texto?

Anónimo disse...

Nada. Simplesmente tudo. Deus esfumou-se,

Ricardo disse...

Em respeito a esta luz que Bento XVI refere, são interessante as palavras de Orígenes. Ele diz que todo o homem pode acolher e compreender Cristo (e o Pai), e para tal basta conhecer o próprio homem da mesma forma que se pode conhecer o sol pelos seus raios. ..."muitas vezes nossos olhos não podem contemplar a natureza da mesma luz - isto é, a substância do sol-; porém, ao ver seu esplendor ou seus raios quando se infiltram, por exemplo, através de uma janela ou de uma pequena abertura, podemos deduzir quão grande será o foco e manancial da luz corpórea. Da mesma maneira, as obras da Providência divina e todo o plano deste mundo são como raios da natureza de Deus, em comparação com a realidade de Seu ser e de Sua substância. Assim, pois, sendo nosso entendimento de si incapaz de contemplar Deus em si mesmo tal como é, conhece o Pai do mundo através da beleza de Suas obras e da graça das Suas criaturas".

Bom Natal

Ricardo

www.angeloochoa.net disse...

Ser cristão…
O Espírito, com inenarráveis gemidos, por nós intercede.
De acordo com a jesuítica promessa de que, após Ele dos deixar pelo Pai, não ficaríamos órfãos, mas selados com selo de adopção.
É Ele, O Espírito, que nos defende e nos coloca, do coração para a boca, a precisa palavra da nossa defesa e da Sua vitória.
Por ele geme e anseia a criação inteira em dores de parto com vista à Parusia, na expressão paulina.
É esse mesmo Espírito, que fala em nós quando clamamos Abba, Paizinho.
Segundo esse mesmo Espírito, proclamamos Jesus Rei de Paz Salvador Nosso de Deus.
Nenhuma boca jamais disse «Jesus, Senhor», senão por acção do Espírito Santo de Deus!
Somos a partir de agora natos de novo, não da carne, nem da morte, mas da Vida Sem Fim! Libérrimos Filhos de Deus! Já conhecemos a Verdade, já por Ela nos libertámos.
Nenhum de nós pergunta: «Que saber?»
Que Ele nos revelou neste último tempo todo o saber!
Falta só que Deus seja tudo em todos.
Falta o cumprimento efectivo da promessa a nossos pais, grande desígnio é o nosso, Amigo João, porque Um Deus nos libertou com o preço incalculável do Sangue da Água do Espírito.
A que «Dios nos baste» -- na expressão da Doutora da Igreja Teresa de Ávila.
E…
Quem ama afasta, de si, todo o temor.
…Porém os Novos Céus e a Nova Terra só até nós vêm por Maria, a «causa da nossa alegria…»
A plenificada do Espírito Santo, Maria, é a Sabedoria anterior, e terna, do mesmo Espírito consoladora!