22.12.09

PODER TOTAL


Num regime presidencialista semelhante ao francês, como defendo para cá, Sócrates nunca teria chegado a primeiro-ministro. Duvido, aliás, que qualquer presidente - mesmo socialista - aceitasse apresentar ao "povo", no dia da sua posse, alguém com aquelas características políticas e pessoais. Tinha, além disso, uma vantagem para o dito cujo. Jamais teria de congeminar uma maneira mais ou menos airosa (não conspirativa nem doentia) de deixar de ser primeiro-ministro sem ser em regime absolutista. E de arrastar o país para essa sua obsessão primitiva com o poder total.

17 comentários:

RPR disse...

o regime francês é semipresidencial.

João Gonçalves disse...

Está bem. Não é o preciosismo jurídico que me interessa. É a realidade desde 1958.

Anónimo disse...

o sofista ainda não acabou a acumulação primitiva de poder

radical livre disse...

pm «muita parra, pouca uva»
«mare verborum, gutta rerum»

creio que faz o que pode para se vitimizar e demitir
como diz Virgílio no inicio da Eneida «prepara com cuidado a tua fuga»

«a pêga quando pica demasiado parte o bico»

j. disse...

Num regime semipresidencial com a prática francesa, seria PM em 2005 quem Sampaio escolhesse (se não fosse Guterres o PR), e a partir de 2006, seria PM quem o PS escolhesse. É assim que as coisas têm funcionado por lá (e não têm funcionado nada bem...)

aristófanes disse...

Depois do que se viu e ouviu hoje na AR - FL a defender o PR e Jerónimo de Sousa a defender MFL - só posso deduzir que o PS é constituído por um bando de néscios irrecuperáveis. A defesa incondicional de um personagem como JSócrates só pode resultar de uma incapacidade mental grave. Colectivamente este grupo é verdadeiramente inimputavel só espero que a população que voto neles seja recuperável porque senão terei de repensar a minha nacionalidade

zé sequeira disse...

Uma pessoa das minhas relações está com um grave problema. Há cerca de dois anos comprou um par de óculos. Escolheu uns daqueles em que a ligação entre as hastes e as lentes é feita por uma espécie de encaixe, em vez dos vulgares mini-parafusos. Um desses encaixes partiu-se e agora está sem óculos, uma vez que essa pequena peça tem que vir - pasme-se - da Dinamarca.

É evidente que a culpa, uma vez que não perguntou de onde vinham os óculos, é dessa pessoa.

O que é triste é perceber que, nesta merda de país, desde um botão até uma carruagem de combóio, passando por laranjas e bananas, tudo vem do estrangeiro.

Eu sei que fazemos montes de merdas para a NASA, para o Windows Mobile e para os GPS's que por aí andam, o que deixará - certamente - os dinamarqueses roídos de inveja.

Pessoalmente preferia que não fizessemos nada dessas porcarias e fossemos capazes de assegurar as milhentas coisas que consumimos no nosso dia-a-dia.

Dessa maneira seriamos um país rico. Assim restam-nos os hipermercados e a cáfila (as cáfilas) que nos governam.

Anónimo disse...

Este blog é a prova da dor de corno em q. está o PSD.
Vão se curar...e....esperem....muito...

Nuno Castelo-Branco disse...

Apenas um detalhe. Em Portugal, não existe uma efectiva réplica da E.N.A., tal como se verifica em França. Onde é que vais buscar o staff para esse presidencialismo? Às olotúrias que por aí andam? É um problema a considerar.

ó és tão linda! disse...

Não sei se já repararam que Pinóquio está com uma entonação vocal muito semelhante à do cómico Herman.Semelhanças que não param por aí,dizem.

causa vossa disse...

Subscrevo!

Eduardo Freitas disse...

Onde está o nosso De Gaulle?

Nuno Oliveira disse...

Caro João,
Os eleitores em França não votam nos corruptos (até saberem que os são pelos menos!).
O Sócrates chegaria a PM fosse qual fosse o regime político. Quem votou nele teria votado na mesma.
Há uma admiração secreta no âmago de muitos portuguesinhos por aqueles que conseguem enganar os outros. Votam no Major, no Vale e Azevedo, Na Felgueiras, no Avelino, no Isaltino, etc., etc..
Eu acho que é porque eles querem saber exactamente quanto é que é possível roubar...
Depois vêm dizer que são uns ladrões (estou a usar palavras propositadamente brandas!) e fazem esperas à porta dos tribunais para terem algo para contar aos amigos ao saborear uma bejeca e uns tremoços.
Há muitos portugueses a dizer que os americanos são um bando de ignorantes. Mas eles não deixam ninguém que tenha o mínimo detalhe mais obscuro entrar ou permanecer na política.
Quando, há alguns anos eu vi a Missão Impossível, aqueles episódios ainda com o Martin Landau (anos 70-80) vi algo que me fez rir imenso. Quando apanharam o vilão no fim este riu-se dizendo que ia preso apenas por 6 meses por fazer contrabando de medicamentos falsos. O Martin respondeu-lhe que ele ia preso por 30 anos. A razão? Não tinha declarado os medicamentos e, como tal, tinha fugido aos impostos!!!
Vale a pena dizer mais? Nem crime é cá no portugalzinho...

RPR disse...

sim, nesse ponto tem razão: desde o de gaulle tem sido um semipresidencialismo de pendor presidencial. o elgie chama a esse tipo de semipresidencialismo "president-parliamentarism" e ao outro (o português, p.ex.) "premier-presidentialism"

ATTO, VEN E OBGDO disse...

E não vem um Buíça, Senhores ! :)

Já não se fazem remakes de jeito, é o que é...

Nuno Castelo-Branco disse...

ATTO, Ven e Obgdo.,

O problema foi esse mesmo, o tal Buíça, braço armado de outra gente bem conhecida que tem estátuas e nomes de rua pelas cidades do país. Sem ele e os patrocinadores, Portugal talvez tivesse seguido um rumo diferente. Acredito que o projecto de reforma de João Franco era válido. Hoje, temos à frente um deserto. Nem dinheiro, nem indústria, nem agricultura, nem colónias.

ATTO, VEN E OBGDO disse...

Nuno Castelo Branco:

Concordo consigo.
Totalmente.