28.12.09

POR QUE É QUE OS GOLFINHOS SÃO "HUMANOS"


«Berlusconi levou uma bolacha de um opositor com uma estatueta de ferro, num comício em Milão, dando-lhe direito a ida para o hospital. No mesmo dia abriu-se um clube de fãs na Internet em tributo ao agressor. Poucos dias depois, no Vaticano e em plena Missa do Galo, uma mulher salta a vedação de segurança e empurra o Papa fazendo-o cair. No mesmo dia abriu-se um clube de fãs na Internet em trituto à senhora que, segundo se diz, sofre de perturbações mentais. Não são escritores, nem cientistas, nem artistas, nem músicos. São gente da qual não se conhece qualquer talento ou traço biográfico excepto o terem praticado com relativo "êxito" o que de mais animal existe, garantidamente, em qualquer ser humano. Por isso mesmo, este tipo de êxitos fazem as delícias de seres humanos "quaisquer". Isto porque "qualquer" é a palavra de ordem e é como agora mais se deseja formatar toda a gente, incluindo quem é "alguém". Apoteoses e clubes de fãs deste tipo são um belo espaço que a mediocridade demolidora encontrou para se fazer importante. Todos querem muita democracia e res-pública, aqui as têm.»

José Maia, Frituras

7 comentários:

radical livre disse...

os mandantes utilizam semprre um "taradinho" para fazer o serviço: Reagan, João Paulo II, etc.

a cobardia vem sendo a manisfestação mais odiosa de quem não tem coragem de exibir os seus actos.

em época de mediocridade o terror é sólida manifestação de insatifação pessoal e colectiva, daí a sua receptividade.

o jacobinismo procurou eliminar o passado e foi incompetente para realizar o presente.
o terror da guerra santa é a resposta à morte de Deus.
aguentem ... e cara alegre, porque ainda está no começo

Nuno Castelo-Branco disse...

É o buicísmo no seu melhor. Se o canalha fosse hoje vivo, decerto também teria um clube de fãs, com Louçãs, Rosas, Albertos Martins, etc.

Ljubljana disse...

Não acreditamos no cristianismo e
mas queremos a toda a força que o humanismo funcione? Tenham dó!

M. Abrantes disse...

A democracia tem as costas largas. Ainda bem.

Anónimo disse...

Olhe que o autor escreve "rumagens"... o que quer dizer muito! E não me venham com a história que é um neologismo, que vem de rumar ou outra desculpa tola.

José Maia disse...

Sr. Anónimo:
Descanse. Não é minha intenção criar fricções com ninguém nem esgrimir com argumentos ao sabor de partidarismos. O meu analfabetismo, graças a Deus, não me permite dar grandes vôos nesse domínio. Antes permite saber o que esperar do reino animal sem me iludir com muitos rodriguinhos de forma. E não é que se revela eficaz?

Anónimo disse...

O facto de terem aparecido clubes de apoio às agressões praticadas por indivíduos com declarados problemas mentais diz bem do estado mental desses tais apoiantes.