19.12.09

NÃO HÁ HOMENS


1. «Por que razão não há homens? Porque, tanto no PS como no PSD, e até, ocasionalmente, no próprio CDS, a oposição à ditadura (clandestina, aberta ou "colaborante") os criara. A maioria dos deputados de 1975, de 76, de 79, de 80, chegou a São Bento por convicção, com sacrifício, com risco (principalmente, em 75) e, ponto importante, com uma carreira respeitável. Poucos vieram por oportunismo. Quase nenhum para se promover, para ganhar influência, para entrar nos "negócios", para ar-ranjar um emprego. As coisas mudaram quando a política se profissionalizou e o interesse geral foi subordinado ao interesse particular do partido e, dentro do partido, ao de cada indivíduo. O país que se lixe. A obsessão da Assembleia (e do Governo) é meramente táctica: o voto, a vantagem imediata, o efeito na televisão ou na imprensa. É uma obsessão estéril e torpe. Não, de facto, não há homens.» (Vasco Pulido Valente, Público)
2. A propósito de não haver homens, o rapazola Sérgio Sousa Pinto - um pequeno enfatuado que foi líder da JS e que andou a pastar pelo PE para regressar ao parlamento português nesta legislatura - "acusou" o Chefe de Estado de se "meter" na maravilhosa agenda do PS sobre casamentos não sei quê. Mais. O pequeno idiota "adverte" Cavaco para não fazer "coro" com a oposição acerca de tão fantástica matéria sob pena de colocar em causa (reparem até onde a idiotia pode ir) a "estabilidade política". Tudo serve de arremesso para tapar o sol com a peneira. Não, de facto, não há homens.
3. Manuel Alegre, antes de ser o candidato oficial do PS às próximas presidenciais, já é o do dr. Louçã. O Bloco "lançou" ontem o poeta antes mesmo dele se lançar. Num raro momento de lucidez, Jorge Sampaio recordou que a única forma de um candidato a PR falar directamente com o país, sem ficar refém de partidos sobretudo do dele, é fazer uma "declaraçãozinha" a dizer "eu sou candidato" e, depois, quem quiser que o siga. Ora Alegre começa logo mal ao deixar que o profeta Louçã faça a dita declaração por si. Não há homens.
4. «Há duas maneiras de governar os países: a grega e a outra. A nossa é a grega e, acreditem, acaba sempre mal.» (Miguel Sousa Tavares, Expresso) Não se governam países sem homens capazes de o governar. Nem a lanterna de Diógenes, cheia de pilhas de longa duração, os acharia por cá. Não, de facto, não há homens.
5. «A devassa da vida privada tornou-se uma actividade comum e deixou de ser considerada devassa. Nos nossos talk-shows, como os de Júlia Pinheiro (TVI) ou Fátima Lopes (SIC), uns indivíduos com mau aspecto e umas indivíduas passadas pelo ferro de engomar do botox discutem as noites, os dias, as roupas, os corpos, as declarações, os namoricos, os arrufos, as separações, as relações com os filhos, enteados, pais e padrastos dos "conhecidos". As próprias apresentadoras comprazem-se nessa odiosa tarefa. Enquanto nos entretêm com o circo, o pão é o que se sabe: o desemprego aumenta, a crise rouba o melhor das vidas a milhões de pessoas, os corruptos prosperam, a política é altamente deficiente e os media que mitificam e destroem os Tiger Woods do mundo ou da nossa aldeia sobem nos jogos de bolsa (...). Uma Canção para Ti é um horror estético. Júlia Pinheiro grita como um vitelo à beira do choque eléctrico fatal. Manuel Luís Goucha, que faz muito bem as manhãs da TVI, não consegue acompanhá-la na gritaria. As crianças canoras gritam como la Pinheiro, mas agravam com uma desafinação desenfreada e generalizada. As famílias das criancinhas exploradas desartisticamente gritam na assistência pela vitória dos seus monstrinhos queridos.» (Eduardo Cintra Torres, Público). De facto, não há homens.

14 comentários:

radical livre disse...

fui reler Mestre Gil no Auto da Lusitânia
ondee além de Belzebu entram as personagens "Todo o Mundo" e "Ninguém"

diz o diabo
«Ninguém busca consciência,
e Todo o Mundo dinheiro»

«Todo o Mundo ser louvado
e Ninguém repreendido»

JCC disse...

¿pero dónde los hombres?
(Rafael Alberti, cantado pelos Aguaviva)
http://www.youtube.com/watch?v=NVA5ifLis1E

Eduardo Freitas disse...

Parafraseando Susan Seidelman, o país está desesperadamente à procura do seu De Gaulle. Aquele que virá fundar a IV República e instituir o presidencialismo e uma segunda câmara.

Nuno Oliveira disse...

Não posso resistir ao ponto 5: todas as manhãs, quando vou tomar o meu café ao pé de casa, levo com a senhora da Malveira. O Manuel Luís até é suportável, mas de vez em quando levanto os olhos da minha leitura, assustado e com o coração a bater... depois verifico que é apenas a Cristininha. Já tenho pedido para mudar o canal ou, pelo menos para baixar o som.
Os outros pontos todos respondem por si e não comento pois temo que a minha metade britânica seja completamente esmagada pela parte latina...

Anónimo disse...

os inquéritos do dn são uma coisa extraordinária… reparem

Merkwürdigliebe disse...

Descontraia e beba mais um copo de Victory Gin. Os soviéticos com a vodka barata ao menos ensinaram-nos a melhor maneira de lidar com o frio e um país a caír aos bocados: estupor alcoólico.

Anónimo disse...

O pior é a Fati do prós e prós. Que lhe faremos, quando a corja "fugir"?
E aos dirrrrrrectores da estação da propaganda do regime e tal?


AH

Anónimo disse...

«Soube apenas hoje que o sr. Vara foi à televisão para ser entrevistado pela sra. Judite. Viva o luxo. O senhor em causa, que se saiba, não tem (de momento) nenhum cargo público ou político, seja ele qual for, achando-se pendente a sua qualidade de administrador de BCP, antes que as necessidades especiais o potenciem para algo. Então? Uma conferência em horário nobre, uma cadeira disponível na televisão pública, a propósito de quê? E os outros arguidos ou interessados neste e noutros processos? Silêncio.
www.anjoinutil.blogspot.com/2009/12/momentos-ferrero-rocher-apetece-me-algo.html

E a sra Judite é subdirectora de informação do canal de propaganda pago com o dinheiro "dos contibuintes"...!

MINA disse...

Não posso estar mais de acordo!

Anónimo disse...

Um empolgante rol do Estado-a-Que-Isto-Chegou, depois de novecentos anos de lutas e sacrifícios. Tanto tempo para nada.

Anónimo disse...

"Quantos pobres é preciso haver para isto mudar?" AG
MR

Luísa A. disse...

João, depois de ler o último trecho do Eduardo Cintra Torres, fico a pensar se não haverá também alguma falta de mulheres... ;-)

Anónimo disse...

Ohh, o menino Serginho ! Há sujeitos que só sabem coaxar no lodo e xafurdar na lama.

Anónimo disse...

"Júlia Pinheiro grita como um vitelo à beira do choque eléctrico fatal." Espero bem que esta tirada seja de "cientista eventual" ...