13.7.07

SOL E VIDA NA POLÍTICA

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pronunciou ontem, em Epinal, um discurso decisivo acerca do futuro das instituições políticas francesas recorrendo à história. Sei perfeitamente que o nosso "regime salamaleque" não "encaixa" uma personalidade como a de Sarkozy. É um discurso de um francês para franceses e para a França. É, como me chamou a atenção um leitor, uma das mais extraordinárias reflexões político-filosóficas dos últimos tempos. É um discurso sobre o Estado, a República e a reforma das instituições. Por cá, num momento em que tanto papagaio surpreende "reformas" onde apenas existe propaganda e circo, e em que se proclama a "excelência" de uma medíocre e dependente "sociedade civil" pseudo-asfixiada pelo Estado (asfixiada, sim, pela sua néscia cupidez e pela sua auto-comiseração), era bom que aparecesse um Sarkozy para começar tudo de novo. Este regime não só nasceu anquilosado como já está velho há demasiado tempo. Precisa de sol e vida.

8 comentários:

Combustões disse...

Bravo, de estuque e tapumes estamos nós fartos.

Anónimo disse...

Pois vá tirando o cavalo da chuva, caro João G. Não vai aparecer nenhum Sarkosy na choldra. Duvido até que haja algum. De todos os modos, em havendo, era bem burro se aparecesse

lusitânea disse...

Ainda é cedo.Primeiro porque no BP ainda existem cerca de 400 ton da pesada herança e depois a UE ainda vai mandar muito dinheiro , enquanto não estourar.Depois sim , depois é que vamos ver como será...

Anónimo disse...

«(...) Pour que la France existât, il a fallu que nos Rois la veuillent avec obstination pendant des siècles (...)».

(Sarkosy, 12-07-2007)

batuta disse...

Caro João Gonçalves,

O problema da sociedade TVI portuguesa é, como muito bem observa, a sua auto-comiseração, aliada à total incapacidade de correr o mínimo risco, seja no que fôr, para levar a vida para a frente.
Não há ambição, não há garra, não há nada.
Morangos com açúcar, futebol e outros circos definem a matriz da "sociedade civil" que está em processo de consolidação.

Anónimo disse...

@ batuta

E pensa que a França é diferente ?

é igualzinha !

marinheiro de aguadoce disse...

Os franceses continuam com a mania da "grandeur" e viram neste gajo um napoleão de pacotilha um degaulle em cuecas. Não vai mudar nada. Mesmo não sendo o gajo francês. E até já constou que o modelo dele era o nosso engenheiro. Deus acuda aos frogs!!

Anónimo disse...

A grandeza da França e do seu sistema Previdencial é a prova da sua superior civilidade com De gaule Xuxas e ou Chirac eles têm uma sociedade mais harmoniosa que a inglesa e outras na Europa p ex talvez só excedida pela espanhola
na questão da joie de vivre
Sarkozy é uma ameaça ao equilibrio francês Porque João se o modelo é a América de Bush jazus melhor limpar as mãos á parede. Um bluff e um embuste só sustentado pelos media e pelo capital de risco.