1.5.07

A INVESTIGAÇÃO

O PGR Pinto Monteiro tem ar de bom homem, tal como Souto Moura já tinha. Em comum, possuem a circunstância de a sua escolha para o cargo ter sido efectuada por governos socialistas, com a nuance presidencial: Monteiro também é uma escolha de Cavaco Silva. Por causa de um livro "dor-de-corno" sobre as intimidades de um presidente de um clube de futebol, Pinto Monteiro não só leu parte do mesmo como o mandou ler todo e chamou a dra. Morgado para "tomar conta" das investigações relacionadas com a bola. Mais. Morgado "subiu" a coordenadora do DIAP de Lisboa e, como o que parece é, transformou-se na "super-procuradora" da pátria, para recorrer a uma expressão de jornal, local muito frequentado pela magistrada vestida por Ana Salazar. No meio destas "promoções", Pinto Monteiro tinha deixado de fora a "mega-estrutura" sem meios, inventada por Cunha Rodrigues, denominado "departamento central de investigação e acção penal", dirigida pela dra. Cândida Almeida, porventura a procuradora mais prestigiada e a mais antiga da corporação. Como a vida dá muitas voltas, é nas mãos de Cândida Almeida - que, recorde-se, esteve à frente da investigação que levou ao desmantelamento das "FP-25" tal como Rodrigues Maximiano, seu marido, conduziu o "dossiê Macau/Melancia" que ia "puxando fogo" à presidência de Mário Soares - que repousa agora o "dossiê licenciatura Sócrates na UnI", por incumbência do PGR. Oxalá não faltem agora nem meios nem a discrição necessária ao exercício. O assunto está onde já devia ter estado desde o início. Até a Sócrates interessa provar que não é um mero "tigre de papel" ou "de papel mal passado".

2 comentários:

António Balbino Caldeira disse...

E a nós cabe vigiar e difundir. O que esta Páscoa nos ensinou foi que a cidadania activa impõe outra política.

Anónimo disse...

O problema é que Sócrates não está nada interessado em que se investigue....porque, se se investigar a sério, lá irá a sua reputação por água abaixo, aquela que tanto lhe custou a "construir"!!!

Esperemos que a amizade/aproximação de Cândida Almeida ao PS não estrague tudo!! É que o caso das FP's 25 não pertencia ao PS e, quanto ao caso de Macau, todos sabemos como acabou!!!