9.1.11

AQUI ESTAMOS


Começou oficialmente a campanha presidencial. Por "estar de cama", não pude engrossar as hostes cavaquistas em Carcavelos e Cascais como tencionava. Mas agora tudo nos chega (e sobra) através do pc. A justiça manda, porém, que se elogie o "desígnio" (não queriam um "desígnio"?) do dr. Defensor de Viana do Castelo - a protecção dos direitos dos animais. Defensor, enquanto presidente de câmara, mandou fechar uma praça de touros e proibiu touradas, uma coisa que já valeu uma venera dos amigos das ditas à ministra Canavilhas (como se a tourada, em vez de ser a manifestação primitiva que é, fosse um acto "cultural"). E pela voz de Defensor, fiquei a saber que a tve deixa de transmitir touradas, apesar de se tratar da Espanha, aquela mítica terra de violência e de "beleza" tauromáquicas tão incensada por Hemingway na sua ficcão autobiográfica. Também fiquei a saber que Alegre, numa Incrível Almadense entregue às moscas varejeiras do Bloco e a duas ou três inutilidades do PS, acusou Cavaco de "provincianismo mental". Esta ridícula vaidade ambulante armada em candidato faz-me lembrar - em muito pior, inferior e rasca - a falhada tentativa da falecida eng.ª Pintasilgo em chegar a Belém, nos idos de 1985/86. Num debate na tv, com ela, Mário Soares alertou para a circunstância de não sobrar nenhuma baixela de prata em Portugal caso ela vencesse. Com Alegre, e dado o actual estado da arte, seria o que resta de Portugal que não sobrava. Bonne chance, pois, Prof. Cavaco. Aqui estamos.

19 comentários:

Garganta Funda... disse...

Continuamos a partir pedra.

A reeleição quase certa de Cavaco Silva - apesar de muito diminuido e ter caído do seu pedestal - o que é que vai alterar em relação ao actual «estado de arte»?

Vai parar a subida dos juros? Vai evitar a vinda do FMI? Vai suscitar mais justiça social, melhor justiça, melhor equidade social?

Olhem para a maioria esmagadora dos «apoios» que Cavaco Silva e depois digam qualquer coisinha....

João Gonçalves disse...

Já estou como o dr. Soares para os batedores da GNR (gente respeitável, coisa que o seu coiso César não é): desapareça, GF, desapareça.

Anónimo disse...

V. mais não é que o espelho da intransigência e sectarismo do blog "Câmara Corporativa" ou "Jugular". Está apenas do outro lado....mas são iguais.... ou melhor eles até aceitam as bocas dos leitores com mais educação (a sua boçalidade é arrepiante)....

João Gonçalves disse...

Spooky.

Anónimo disse...

Só gente do avental secreto pode dizer que "Cavaco caiu do pedestal".
Quem tira e põe no pedestal é o povo, não o polvo alegrete...

Garganta Funda... disse...

Dr. João Gonçalves:

É indisfarçável o seu mal-estar e espírito quezilento em relação àqueles que criticam ou que não apoiam o Sr. Prof. Cavaco Silva para PR.

Está no seu direito apoiar quem quiser, e até deve aproveitar todos os instantes para fazer propaganda de tão ilustre candidato cujo «outdoor» V. Exª exibe no canto superior direito, apesar de o já ter retirado, quando Sua excelência decretou que não vão ser precisos «outdoors»....

Um grande equívoco, até risível numa pessoa ilustre como V. Exª demonstra ser, é associar o signatário ao «Sr.César».

Pela natureza «ideológica» dos meus comentários estou a anos luz do actual Presidente do Governo dos Açores.

Contudo, reconheço a sua acção politica quando este está determinado em defender a minha terra e os seus habitantes, secularmente ostracizados pelo Reino, pelo Estado Novo e pelas sucessivas Repúblicas, qual delas a mais perdulária e corrupta.

Neste combate contra o centralismo, contra a voragem do «estado central» sobre as autonomias e até sobre poder local, temos um adversário comum: o cavaquismo.

O cavaquismo talvez representa uma das histórias mais negras da nossa autonomia democrática obtida após o 25 de Abril (pois já tínhamos sido anteriormente autónomos e até tivémos moeda própria...).

O signatário apresenta ideias, argumentos e justificações, e já provou por «a+b» que com a reeleição do actual PR, vai ser uma viragem perigosa para o passado e que vai abrir velhas feridas, quer na sociedade açoriana, quer no Portugal em geral.

Cavaco Silva, pessoa respeitável e estruturalmente séria, está fora de prazo e nada trará de novo ou de exaltante a esta desgraçada nação.

Ele é, sem desprimor para a sua pessoa, o vértice desta república socrático-cavaquista e a síntese perfeita do «estado da arte» a que chegámos.

Neste sistema e nesta república eu considero-me um incréu.

Todavia, admiro todos aqueles que, como é o caso de V. Exª, ainda têm fé neste sistema e neste regime.

Que tenham todos muitas felicidades e prosperidades,

Grato pela atenção dispensada, subscrevo-me com a mais elevada estima e consideração,

GF

Anónimo disse...

Arrepiante é V. ter tantos leitores, mas também a revista "Maria" tem.

O povo gosta de boçalidades.

Anónimo disse...

Esta historia de trazer os assuntos privados da venda de accoes por parte do Prof. Cavaco Silva ha dezenas de anos - porque nao tem mais nada a que se agarrar - durante esta campanha para as presidenciais, com o exclusivo fim de o achincalhar, seria pra rir ate rebentar nao fora o facto de assuntos, estes sim muitissimo mais graves, perpetrados por politicos em funcoes, durante anos e anos e altamente lesivos do Estado e do dinheiro dos portugueses, nao fossem casos de policia com direito a prisao perpetua. Por outras palavras, assaltos a Bancos publicos e privados e a vista desarmada, de muitas centenas de milhoes por politicos corruptos e vigaristas, nao sao trazidos para cima da mesa em debates politicos, nesta campanha... Em contrapartida umas tantas accoes vendidas por um cidadao particular, que nao tinha na altura qualquer actividade politica, ocupa praticamente todos os discursos de campanha, nos comicios, nos jantares, nos almocos, nas ruas, nas pracas, nas rotundas, nas radios e em TODOS os programas das televisoes...

Este lavar de roupa pretensamente suja - para esconder outra, essa sim, verdadeiramente nojenta - nada mais e do que um atirar po para a cara dos eventuais e ingenuos eleitores.
Se isto nao e hipocrisia, oportunismo, cinismo, vinganca e maldade, entao nao sei o que lhe chamar.

Quando num Pais como Portugal, com uma Historia brilhante e recheada de Herois e de Feitos inexcediveis de Bravura e Valentia, nos aparece uma criatura a candidatar-se com a maior das desvergonhas a presidente deste mesmo pais, cuja vida foi, metade dela passada a conspirar contra este Pais e a outra metada a trai-lo indecentemente e o povo portugues e sobretudo os militares nao se revoltam, entao ja ultrapassamos o ponto mais baixo de degradacao civica a que e possivel um pais, que sempre se honrou da sua brilhante Historia, alguma vez pode chegar. Por outras palavras, politicamente Portugal ja nao pode descer mais fundo. A custa dos bandidos, traidores e ladroes que se apoderaram dele ha 36 anos, foi-se-lhe a Honra, a Valentia e a Gloria para sempre.

E um desses maiores traidores a Patria, que esteve na origem da morte de muitos milhares de bravos combatentes e outros tantos civis inocentes, ainda tem a supina lata e total falta de vergonha de se candidatar a presidente da Republica de de um Pais com um passado Glorioso e pejado de Herois chamado Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se ele obtiver meia duzia de votos - dos apaniguados, claro - ja serao demasiados.
Maria

Nota - Peco desculpa aos leitores e ao autor do Blog pela falta de acentuacao mas este nao e o meu computador habitual.

Anónimo disse...

Vá engrosssar para outro lado.

Anónimo disse...

Facho de merda!

Vianense Agastado disse...

A mim, que sou de Viana, até me arrepia apreciar a teatralidade que toda esta campanha vem emprestar a Defensor Moura. O homem é (ou foi, ou disse-se) a imagem regional de Sócrates. Os dois, mais o ex-ministro Nunes Correia, durante os 15 anos de poder autárquico de Moura (desde 1994) deixaram Viana atrasada mais de 30 anos. Perdemos as ligações ferroviárias, o Banco de Portugal, o tribunal fiscal, a delegação da Polícia Judiciária, árvores, muitas árvores; ganhamos uma lixeira (em Barcelos) e dívidas de milhões à custa do Viana Polis, com os seus projectos de embelezamento artificial e faraónico (com projectos dos três arquitectos do regime, incluindo Siza Vieira) sem outro retorno que não a desertificação do centro histórico, a aniquilação do comércio local (muito por culpa deste, também), a degradação ambiental e o cimento a substituir o arvoredo por toda a parte.

Ouvi-lo falar dos males da corrupção e do compadrio, ele, que empregou praticamente toda a família, directa ou indirectamente na câmara, onde nenhum candidato que não tivesse cartão rosa ganhava um concurso, que não pagava atempadamente a fornecedores e empreiteiros, que tem uns SMAS com mais de 1200 funcionários para uma população de pouco mais de 30.000, que nunca dinamizou a cidade culturalmente, que se valeu de malabirismos legais para construir casas de luxo como se fossem construções cooperativas para distribuir pelos vereadores mais chegados a preços de uva mijona, que é, a nível local aquilo que Sócrates foi a nível nacional, causa-me um asco indescritível.

Quem se recorda das eleições autárquicas de 1993 lembra-se de que o PS em Viana não tinha hipóteses de ganhar ao social-democrata Branco Morais (a câmara era PSD desde 1976) e por isso foi buscar Defensor Moura ao PRD, porque era o único que se prestava a uma campanha baixa, insultuosa, agressiva e falsa... a táctica diz-vos alguma coisa?

Por sorte, quem vai votar agora nas presidenciais não são uns comerciantes locais agastados com a abertura do Continente...

Enfim, a história começa a escrever-se muito antes e, curiosamente, acompanhando o percurso desta criatura em Viana é possível compreender a ascensão e queda do socretinismo...

Cidadão Vianense Agastado

Aires Vilela disse...

Só agora li o comentário acima do inenarrável GF açoriano, repetidor incansável das baboseiras do disco riscado da esquerda contra Cavaco.
Se não é pedido excessivo, gostaria que GF me dissesse em quem aconselha o voto. Será no bardo caçador de criadas, no láparo madeirense ou no noivo vianense, para já não falar no crente nos amanhãs que cantam ou no nobre espectador de crianças atrás de galinhas com uma migalha de pão no bico? E não me venha com essa do voto nulo ou da abstenção, que não é digna de quem mostra tanto empenhamento político...
Tenha, portanto, a palavra (isto no caso, é claro, de o dono do blogue lho consentir por mais uma vez)!

Anónimo disse...

Aí está, primorosamente cordial o "Garganta Funda" arreou uma pertinente estocada argumentativa no autor deste "blog". É sempre bom lembrar que esta república já não serve Portugal e que Cavaco Silva se nos apresenta sem o mais leve projecto de renovação política.

Garganta Funda... disse...

Exmos Leitores e Colegas de comentário:

Atendendo às regras instituidas legitimamente pelo autor e dono deste blogue, o signatário deixa a partir de hoje de comentar no mesmo.

Agradeço a paciência de Vs. Exª. e em especial agradeço a deferência do Sr. Dr. João Gonçalves.

Respondendo ao ilustre comentador Sr. Aires Vilela, retribuo a simpatia que nutre pela minha pessoa, e informo-lhe que por uma questão de princípio não voto para a Presidência da República Portuguesa.

Isto não obsta que não tenha um juízo crítico sobre os candidatos em presença.

Se podemos comentar as eleições americanas ou brasileiras, por maioria de razão podemos e devemos comentar as eleições presidenciais de Portugal.

Quanto aos ilustres candidatos, já o disse aqui e repito, que não simpatizo com nenhum, à excepção do Sr. José Manuel Coelho, o aristofânico e exótico candidato oriundo da Madeira, e que é o único que se apresenta com as mãos limpas.

Ainda hoje na RTP1 vamos ver se a «frontal» e «corajosa» jornalista Dr. Judite de Sousa,no alto da sua petulância e arrogância saloia, se vai perguntar ao Exmo Sr. Prof. Cavaco Silva, quais são as famílias ricas e poderosas de Portugal que o apoiam, como fez de forma mal-educada ao candidato José Manuel Coelho.

É este «portugal dos pequeninos» que gostava de comentar, mas como ainda existem tabús sobre pessoas que ao contrário de mim, pobre mortal, «nasceram duas vezes», o vosso amigo «Garganta Funda» dá por terminada esta sua «colaboração» graciosa, desejando a todos muitas felicidades e que obtenham para vós e para as vossas famílias tudo o que têm direito, nomeadamente um Portugal moderno, justo e livre da nomenklatura politico-financeira-económica que tem escravizado e saqueado este desgraçado país.

Até Sempre,

GF

Gallião Pequeno disse...

"Tásse" mesmo a ver que o lema para o discurso de amanhã do candidato mais triste será as travessuras de Cavaco Silva nos tempos da escola primária e das maldades que fez aos filhos dos camaradas de esquerda. Segundo consta Cavaco Silva tinha uma mão enorme, comum nos garotos de direita, permitindo que ganhasse com facilidade ao "abafa", levando os filhos dos camaradas de esquerda à bancarrota no que aos cromos dos jogadores da bola dizia respeito. Há quem diga que chegou a trocar um cromo do Jesus Correia por cinco de jogadores do Porto, com "mais-valias estar quieto" que os colegas, filhos dos camaradas da esquerda democrática, nunca perdoaram.

Anónimo disse...

Parece-me muito problemático e irrepetível um naipe de cromos como o que segue: o poeta pateta, o obscuro funcionário do PCP que repete sempre a mesma cartilha, o perfeito idiota que exige a demissão de Cavaco a 15 dias de se realizarem eleições para a PR, o Nobre inteiramente a Leste, o maluco da Madeira.

Algo de devastador assola esta pobre e antiga nação...

Aires Vilela disse...

Fartei-me de rir com aquela de o láparo madeirense ser "o único que se apresenta com as mãos limpas".
Deve tê-las lavado na ribeira da Camacha. Só pode.
E que tal levá-lo para os Açores, a substituir o colega César? Estou certo de que só esta ideia (que lhe ofereço) deve fazer delirar o GF. A quem desejo um futuro radioso, é claro.

Anónimo disse...

Foi-se a Besta Imunda (pela menos com a frequência habitual)....vai agora o Garganta Funda..... ficam os súbditos leais do Sr. João Gonçalves. É como ele gosta dos que lhe dizem somente o que ele quer ouvir e de preferência que gritem "bravo" a todas as boçalidades que ele escreve....

Anónimo disse...

oh GArganta funda; Já sei que não vais escrever ...mas vens cá ler! Aparece e diz coisas como anonimo, faz como a Besta imunda anonimiza-te, e para não sermos todos anonimos assinas so com as maiusculas tipo:
gf.
lol.(não é gol é lol)