25.11.09

25 DE NOVEMBRO


Este deve ser dos poucos blogues que comemora - há tantos anos quantos os da existência dele - o "25 de Novembro". E não o faço apenas por causa do General Ramalho Eanes de quem sou amigo e que me honra com a sua amizade há muitos anos. Faço-o em homenagem à nossa história. Sem aquele punhado de homens corajosos e despojados, grande parte dos papagaios que por aí andam a pastorear a pátria (no primeiro, segundo, terceiro e quarto poderes) nem sequer tinha existido. O hoje coronel Sousa e Castro foi um deles. O seu testemunho - e Deus sabe como eu gostava que o General Eanes fizesse o seu - é, por isso, importante. Num tempo político ready made, a memória vale o que vale mas vale muito sobretudo para as gerações mais jovens que nasceram "nisto". Honra e glória, pois, aos homens de Novembro.

18 comentários:

Eduardo Freitas disse...

Muito bem!

Anónimo disse...

Sousa e Castro? Aquele que, como presidente da comissão de extinção da PIDE/DGS, era o responsavel máximo pelo arquivo da PIDE, na altura em que este foi, com toda a tranquilidade do mundo, removido e transferido para a URSS? (só as partes mais importantes do arquivo, obviamente).
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/10/assessora_de_ag.html

Lobo da Gardunha disse...

Temos lembrado o 25 de Novembro porque há muita coisa para explicar sobre essa data importante na consolidação da democracia em Portugal.
Hoje, de novo, lembramos o 25 de Novembro.

Visitem
hyyp://o-andarilho.blogspot.com

Anónimo disse...

Tinhas de lamber as botas ao Xouja trafulha que fez misérias no Conselho da Revolução. És um merdas para não dizer que és aquilo que te chamou o Galamba.

radical livre disse...

orectângulo tem necessidade de um novo 25 de Novembro

o actual prec socialista continua a gozar os contribuintes
e a afundar a économia com loucuras e continuo endividamento externo

"isto" vai acabar muit mal

Cáustico disse...

Para mim, o 25 de Abril só teve um mérito: acabar com uma ditadura.
Tudo o mais foi autêntica bosta.Os efeitos desta e da acção de quem a manipulava e ainda manipula para seu governo de vida, estão agora à vista de todos.
Nasci um ano antes da imposição da ditadura pelo Marechal Gomes da Costa e General Carmona.Filho dum republicano não fanático, fui tomando conhecimento, à medida que ia crescendo, do que foram os últimos anos da monarquia e os do esterco da república.
Tal conhecimento levou-me a não hostilizar a ditadura do Professor Dr. António de Oliveira Salazar, ao aperceber-me como ela tornava impotente a corja republicana, sempre mais preocupada com os seus interesses pessoais e do partido do que com os interesses da Pátria.

Pi-Erre disse...

"Sem aquele punhado de homens corajosos e despojados, grande parte dos papagaios que por aí andam a pastorear a pátria (no primeiro, segundo, terceiro e quarto poderes) nem sequer tinha existido."

Não percebo onde é que está a coragem, a honra e e glória de entregar os destinos da pátria nas mãos de papagaios.

Maria Tuga disse...

Honra e glória aos homens do 25 de Novembro, porque deram-nos a liberdade. Quem viveu em ditadura, logo entendeu que nos queriam impingir outra...

Sampy disse...

A RTP irá transmitir logo um documentário sobre a efeméride.

Está previsto para uma hora já tardia (após a meia noite); mas valerá a pena visioná-lo, nem que seja pelas imagens de arquivo, sempre preciosas.

Cagonisto disse...

os papagaios são os mesmos!
São ops que à custa da contra revolução ocuparam e instalaram-se no poder até aos dias de hoje
Bem se vê para que serviu este dia,para dar aos pulhas de sempre o poder de ROUBAR,CONTROLAR E MANIPULAR.
Freeports,furacões,faces ocultas e o que mais virá por aí
Um dia ainda serão pedidas contas por tudo isto!

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Respeitinho.

Anónimo disse...

Sra Dona Maria Tuga
A senhora está convencida que vive numa Democracia e em Liberdade?
Desculpe que lhe diga mas na minha modesta opinião se "Estavamos na lama, passámos para o atasqueiro!"
Vivemos uma ditadura de Partidos onde vale tudo e não me refiro a um único Partido!
A NORMA deles é: "TIRA-TE DAÍ PARA EU AÍ ME PÔR!" e quando o fazem não esquecem os seus "Boys", por mais mais incompetentes que sejam.
DITADURA por DITADURA antes a do Doutor Oliveira Salazar onde, mesmo com três frentes de guerra que ele não iniciou, deixou à hora da sua morte a Economia do Nosso País a crescer a 6% ao ano, deixou reservas de ouro que nos garantiam a estabilidade económica.
Não andávamos de mão estendida por esse mundo fora nem tínhamos as dívidas astronómicas de hoje, as quais crescem vertiginosamente cada dia que passa.
O 25 de Abril de 1974, e tudo o que se passou desde então serviu, acima de tudo, para satisfazer a ambição de golpistas e oportunistas que não têm amor a Portugal e procuram, tão somente, a satisfação das suas inconfessáveis ambições.
Quando nos negarem mais empréstimos, a Senhora ve-los-há "abandonar o barco", como já vai acontecendo e os que ficarem, ficarão entregues às maiores misérias e ignomínias. OXALÁ EU ME ENGANE:

Anónimo disse...

Aqueles que fizeram o 25/4, eram uns líricos, que pensaram apenas nas suas carreiras,ainda me lembro do que os motivou, mas foram atraiçoados pelos esquerdoides mais radicais, que subverteram completamente os ideais de Abril.
Felizmente, o 25/11 veio repor a normalidade na rebaldaria de esquerda, e para que isso acontecesse, valeu-nos Ramalho Eanes e uns quantos oficiais que expurgaram a escumalha do PREC.
A todos eles, deixo aqui as minhas homenagens.
Cps
S.G.

José Cavalheiro disse...

Boas
Achas que o que o teu "amigo" Eanes deu com a sua colaboração a Portugal foi DEMOCRACIA, e então os casos de corrupção que tem acontecido neste teu "país democrático" como o BPN de Oliveira e Costa, os sobreiros do deserto de Mário Lino, ou o caso Casa Pia, ou os casos que estão na berra Freeport "Face Oculta", ou mesmo as habilitações do "nosso Primeiro".
Boas rapaz eu estava lá no Regimento de Policia Militar quando cobardemente o Jaime Neves atacou o regimento.
Que sabes tu do 25 de Novembro?
NADA ...

José Carlos Silva disse...

De quatro em quatro anos os portugueses são ludibriados por alguns políticos que prometem um Portugal mais justo. A isto! Sem dúvida alguma lhe chamaria democracia. Só que à semelhança do 25 de Abril, que pouco mais fez que deixar o povo cantar, dançar e dizerem aquilo que pensa. Porque afinal ainda há muito povo escondido na miséria. Não é verdade! Ao contrario do que seria desejável para a instalação da democracia. Como seria o desejo de alguns. Contactou-se que algumas pessoas não estavam nem estão preparadas para desempenhar os mais altos cargos que o povo tem consecutivamente elegido na convicção de que hoje teríamos um Portugal Democrático, e que a democracia fosse rainha. Salvo aqueles que de facto na melhores das intenções lutaram pelo 25 de Abril, ou outras manifestações de liberdade. Constato que passadas três décadas, estamos infestados de “vírus” que passam a sua vida a corromper! Pelo que vamos assistindo, esta estirpe de vírus (ladroeira) é tão resistente que até já se transformou (comutação) que já nem a justiça consegue fazer aquilo que seria desejável. Afinal foram alguns xicos espertos que se aproveitaram e apoderaram, desde aquela época, da ignorância do povo, para terem hoje uma vida de luxo. Se ao menos não fossem corruptos. Os milhões de euros que deitam ao bolso já dariam para acabar com a pobreza envergonhada. Acabem lá com essa roubalheira, com os gastos desnecessários com os estudos sobre estudos, as empreitadas e todo o resto dariam para termos um Portugal mais justo. Queremos que todos os responsáveis pela administração pública despe país, dêem sinais de rigor e transparência no uso dos dinheiros do erário publico. Não custa absolutamente nada fazer isto! Basta ser sério.

António Torres disse...

Bravo !!!

Anónimo disse...

Sousa e Castro está a anos-luz do General Eanes. Nem para lhe atar as botas serve.

Maria Tuga disse...

Sr. Anónimo
Concordo que não vivemos em plena Democracia e em Liberdade. Por isso mesmo devemos denunciar o que vai mal (enquanto nos deixarem), mas sinceramente elogiar a ditadura do Dr. Salazar....Isso não. Acha que tinhamos então Democracia e Liberdade? Somos o país que todos permitem e contribuem que o seja..