24.11.09

A DIREITA NÃO É O CRUZAMENTO DE UM ELEFANTE COM UM CAVALO*

O PSD definha? Talvez. Sucede que o PSD é fisiologicamente assim. O "herói" Sá Carneiro distinguiu-se - até "assentar" com a AD e a sua maioria absoluta em 2 de Dezembro de 1979 -pelas suas frenéticas entradas e saídas do partido e não foi por aí que o PSD se prejudicou. Depois dele, o partido só conheceu um "chefe", o prof. Cavaco. Teve ainda um presidente, o prof. Marcelo, que foi o melhor dirigente do partido na oposição e daí em diante foi um corropio de oportunismo fátuo e de erros de casting, ora numa curta intermitência no poder, ora no deserto em que se encontra desde que o PS de Guterres e de Sócrates se apoderou do regime. Só Cavaco - sempre ele - furou o cerco em 2006. Não sendo já militante do PSD, não tenho quaisquer ilusões de que é a partir dele que a direita pode aspirar, de novo, ao poder. Não sei é quando nem com quem. Agora uma coisa sei. Não é seguramente a partir de feiras de chouriços e de cavalos que a direita se safa apesar do "génio" estipulado ao dr. Portas e dos fretes que os seus amigos nos media lhe fazem.
* A "ideia" é do escritor Vladimir Nabokov.

5 comentários:

Garganta Funda... disse...

O Mário Alberto, com aquele seu ar displicente, até já chega a gozar com o PSD, ao afirmar que está "preocupado" com este partido.

Ora, através dum artigo publicado no Pravda do regimen , cujo timing não é inocente, pois pretende deslocar o epicentro da mixórdia política para os lados do PSD deixando o Refulgente respirar mais uma coisinha, o geronte mostra «compaixão» (elegante forma de diminuir o adversário) e até avança que «eles têm muita boa gente e até vão-se entender».

O propósito do Mário Alberto é interferir na escolha futura do líder do PSD, fazendo desgastar o partido numa extemporânea luta pelo poder, enquanto o PS "arruma" o estaleiro e crie artificialmente pretextos para eleições antecipadas.

Este Mário Alberto é uma raposa velha...

(Ele devia estar , se fôr patriota, preocupado com a actual e degradante situação do país, a braços com uma bancarrota já anunciada e com uma crise social e moral sem precedentes.
A isso, sua senhoria, nada diz aos costumes.)

radical livre disse...

este ps comemora hoje o
24 de Novembro

Toninho disse...

Colocando de parte o cínismo intrínseco, infelizmente sou forçado a concordar com o "pai" da Pátria.

E isso é que me f*de!

Desculpem a veleidade do asterisco.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves.

PS e PSD são uma e a mesma coisa. Quer com um ou com outro estaremos sempre péssimamente servidos.

São socialismo.

O PSD tem um problema existencial. É o partido da Esquerda onde votam os portugueses da Direita.

Cáustico disse...

Já escrevi há alguns anos, que ainda havia de ver os partidos ditos de direita a defenderem as nacionalizações e o controle operário e os chamados de esquerda a pugnarem pelas privatizações, pelos processos democráticos e pela economia de mercado. Seria tudo uma questão de tempo.
Actualmente, assiste-se já ao abandono por um partido que se ufanava de ser de esquerda, dos ideais socialistas que dizia, pois dizia, defender. Nesse partido eram todos republicanos, quase todos democratas, muitos socialists e alguns laicos.
Mas o poder da gamela, digam lá o que disserem, é enorme. E como os socialistas são muito exigentes, metem o socialismo na gaveta e avançam para o campo da social-democracia.
Com isto tornaram impossível ao povo poder escolher entre socialismo, que nunca existiu entre nós, e social-democracia.
Outros, que sempre defenderam a ditadura do proletariado que, no mais recôndito do seu intimo ainda continua a constituir o seu sonho maior, andam sempre com a boca cheia de...(ai que me ia fugir a boca para a verdade)democracia.
Em relação a estes pode pôr-se a pergunta: Se o povo, farto dos desatinos dos socialistas a governar pior do que fariam os sociais-democratas, quiser um regime de força que mande de imediato para a Patagónia os Romanov portugueses, em que partido terá de votar?