13.11.09

«O HORROR À DECÊNCIA É DOS INDECENTES»


«Como professor na universidade, sempre que tenho conhecimento de que um aluno meu veio do C[olégio] M[ilitar], posso testemunhar o aprumo, o à vontade, a auto-confiança e o profissionalismo com que está numa aula. Tudo isto, em flagrante contraste com os colegas, especialmente os mais betinhos. Além disso, como os alunos são tratados por igual, têm um número (que vem antes do nome), andam vestidos com farda e os filhos de pais ricos não se distinguem dos filhos de pais pobres. Também por isso, o convívio democrático hierarquizado é a regra. Ainda bem. O contraste é gritante com o que se passa nas nossas escolas. E a anarquia, quase geral em que vive o ensino secundário, tem horror ao Colégio Militar, obviamente. Aliás, a verdade é mais funda: a anarquia quase geral da nossa sociedade tem horror à instituição militar. Uma instituição organizada, como a militar, que cultiva os valores da honra, da camaradagem, da disciplina e do dever para com a pátria, não pode ser bem vista pela sociedade actual. A nossa vida colectiva -a civil - privilegia o oportunismo, habituou-se aos casos de corrupção (com ou sem fundamento), tem uma imprensa virada para o escândalo e uma televisão com novelas que são difusoras da falta valores e da ausência dos bons costumes. O Colégio Militar poderá acabar mas as razões estão na nossa sociedade e não dentro dos muros do Colégio. O horror à decência é dos indecentes.»

Luís Campos e Cunha, Público

7 comentários:

Anónimo disse...

Como é que um homem que,escrevendo isto e aparentando portanto ser decente, aceitou integrar um governo numa conjuntura de domínio da indecência ?

MFA disse...

"Uma instituição organizada, como a militar, que cultiva os valores da honra, da camaradagem, da disciplina e do dever para com a pátria, não pode ser bem vista pela sociedade actual."

Mas alguma vez a instituição militar portuguesa pós 25 de Abril cultiva esses valores?

radical livre disse...

a actual republiqueta socialista dos "chicago bóis" devia mudar a capital para a porcalhota.
os contribuinte andam com depressões de por os cabelos em pé.
o mundo também é bipolar (polos N e S)

hajapachorra disse...

O senhor tem razão e a minha simpatia pelo nojo que sente pelos socretinismo, mas escreve muito mal, mesmo muito mal. E a desculpa de ser economista não serve. O JL César das Neves não escreve assim.

Anónimo disse...

A instituição militar, embora não sendo o que era antes do 25A, está a anos luz da gente que os governa, diferença que se acentuou nesta legislatura. As notícias dos últimos dias, engavetadas meses sem uma razão lógica, a menos que a justiça também esteja posta em sentido, dão uma trágica ideia do ponto a que isto chegou. O facto de estarmos na Europa e integrados na sua União, sem que daqui venha um sério aviso, ainda torna a coisa mais grave. Será que a UE não consegue estabelecer um mínimo de decência aos seus estados membros?

Anónimo disse...

Os do avental (PS+PSD+BE) bem querem acabar com o Colégio Militar e tal como nos tempos do parvóide Guterres, mandar a nossa tropa estudar para Espanha. É o estafado plano iberista para comemorar 1910. Uns tiros bem ferrados não faziam mal algum. É uma questão de tempo.

Anónimo disse...

Embora deteste tropa e igualitarismo subserviente, pois tive que granar mais de um ano da coisa, tenho que concordar com o articulista.

Mal por mal, é preferível haver disciplina, pois um grande número de humanóides não sabe crescer e viver em liberdade. E esta é uma verdade eterna...

PC