29.11.09

NAS COSTAS DE UM FELINO

Faz de conta que o homem que pesca está sentado no dorso de um felino que desafia o mar. E que a segurança não lhe advém da cadeira mas sim da escarpa em forma de felino. É justamente o felino que existe em cada um de nós - naqueles que não fazem questão de exibir a sua extraordinária "pessoa humana" - que permite continuar. Ontem tomei banho naquele mesmo mar. E hoje estou um ano mais velho do que estava no instante em que mergulhava. A partir de determinada idade, os aniversários só podem ser celebrados nas costas de um felino.

19 comentários:

Anónimo disse...

Olhe, parabéns! Conte muitos.

RADICAL livre disse...

ad multos annos
deve estar no final da década dos 40.

admira-me que mencione felino
e lamente a perda do cão.

olhou o mar e não viu o velho do restelo

«il y a mer et mer,
il y a aller et voltaire»

Anónimo disse...

Portugueses celebremos
O dia da Redenção
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Ávante! Ávante!
É voz que soará triunfal
Vá ávante mocidade de Portugal!
Vá ávante mocidade de Portugal!

João Villalobos disse...

Parabéns pá. E que seja um ano com saúde, amigos e tudo o resto. Abraço.

Garganta Funda... disse...

Parabéns, Dr. João.

zé sequeira disse...

Parabéns João. Contes muitos, com força em todas as canetas, incluindo a que actualmente dá pelo nome de teclado.

douro disse...

E que dê muitos mais mergulhos. Parabéns!

António Torres disse...

Apetece-me dar-lhe os parabéns.
Há esta tradição, embora a partir do estado adulto não se veja o que há a celebrar no passar dos anos.
Mas é sempre um motivo para cumprimentar um amigo, mesmo que seja por cyber-meios.
Um abraço do
António

Anónimo disse...

Parabéns!

Não nos conhecemos, mas é como se. Continue a ser quem é.

Abraço.

PC

jaa disse...

Feliz Aniversário. E, se toma banhos de mar em finais de Novembro, é digno de respeito mas não terá certamente um felino dentro de si.

Anónimo disse...

Pois também lhe deixo parabéns mas redobrados, uma espécie de pequenino presente sem pretensões outras que não seja reconhecer o mérito que lhe cabe neste seu actualíssimo espaço. Parabéns pelo seu aniversário e pelo excelente português que diàriamente aqui exibe. É que é raro nos dias que correm e seja em que meio de comunicação for, observar-se uma única frase em que não se encontre um ou mais erros de ortografia, quando não e em simultâneo desta e de sintaxe. Na verdade é uma vergonha - e o pior é que cada vez insistem mais nos erros (escritos e orais) sem que se retractem - o que se ouve e lê nas televisões, nalgumas publicações, imprensa, etc. Então os tempos verbais são um autêntico horror. Agora a moda é não se conjugarem os verbos (ou sujeitos) para que concordem com os substantivos (ou predicados e/ou complementos directos) como é obrigatório na língua portuguesa. Agora todos os verbos - principais e auxiliares - são conjugados da mesma maneira... na terceira pessoa do singular estejam ou não o sujeito e o complemento no plural! Uma vergonha nacional. (Até pessoas com responsabilidades acrescidas pela posição social que detêm e com cultura suficiente para não errarem, o fazem, como por ex. o prof. Marcelo..., mas há muitos mais de igual estatura social e/ou política que pecam pelo mesmo defeito). Serão directivas emanadas do Ministério da Educação?! Será isto possível? A excelente e frontal professora Maria do Carmo Vieira não terá uma palavra a dizer sobre este perfeito atentado contra a língua portuguesa? E como falarão um dia as crianças que estão agora a aprender a nossa língua? Quem dera que esta digna professora (que se recusa e bem a ensinar tudo o que ela considera fora da norma) exponha publicamente este verdadeiro escândalo para ver se quem ensina - seguindo as directivas dos seus ignorantes superiores, está claro - desobedece a essas ordens estapafúrdias e arrepia caminho depressa ou a nossa língua terá um triste fim. E já faltou mais. Quem se deve estar a rebolar de gozo são aqueles que juraram há 3 décadas e meia abastardar numa única geração a excelsa língua portuguesa. E pelos vistos conseguiram-no. Criminosos é o que eles são.

Valham-nos - e são muitos - os Blogs (ou Blogos, como escreve e bem o autor do excelente Bic Laranja) que primam pela perfeição da língua poortuguesa. Honra lhes seja feita.
Maria

Eduardo Freitas disse...

Um abraço de parabéns e uma mensagem positiva: ainda não é desta que chegas aos 50!

Luísa A. disse...

Muitos parabéns, João, e muitas felicidades... nas costas de um felino sempre atento e, as circunstâncias exigindo, adequadamente felino. :-)

VANGUARDISTA disse...

Um abraço, com um dia de atraso.
Para o ano, cá te espero nos 50.

Anónimo disse...

Peço desculpa pela troca de termos gramaticais acima. Verbo igual a predicado e substantivo ou pronome igual a sujeito, naturalmente.
Maria

Merkwürdigliebe disse...

Muitíssimos parabéns. Um jovem.

Anónimo disse...

Caro Dr. João Gonçalves, espero que continue a dar muitas voltas ao sol, com muita saúde e muitos amigos, porque nos dias que correm,
é o balsamo que nos resta nesta passagem terrena.
Parabéns
S. Guimarães

De nihilo nihil disse...

Atrasados mas sentidos. Que conte este por muitos mais com a mesma elevada postura. Bem haja.

Anónimo disse...

Felinos... só ouço gatos a miar!
Por todo o lado!
Felicidades!
Seja lúcido.
Pan