1.1.08

NÃO É A CULTURA, ESTÚPIDO

Assisto ao concerto de ano novo da Filarmónica de Viena. Desta vez foram buscar o maravilhoso e já velhinho Georges Prêtre para dirigir as músicas da família Strauss. E leio o brilhante calhamaço de Littell. Associo uma coisa à outra e dou razão ao autor do calhamaço: a cultura não nos defende do que quer que seja. Imagino oficiais do III Reich a dançar ao som de Strauss, num sarau requintado após o Anschlüss, depois de mais um dia passado a pensar no que fazer com os Fremden. Ou Hitler em Bayreuth, a presidir a sucessivas récitas wagnerianas, estranhamente detestadas pelo autor de As Benevolentes. Os nazis queriam-se sofisticados e cosmopolitas, apesar do ódio ao "outro". Mais tarde, passariam dias a dar tiros na nuca junto a valas comuns e à noite, aqueles que possuíam o dom, executavam Bach num piano em casa. Sim, a cultura não nos defende de coisa alguma. Conheço muitas varinas e muitos arrivistas que se dizem "mulheres e homens de cultura". Apesar de passarem por democratas, não sei o que fariam com uma arma na mão. Não ponho as mãos ao lume por ninguém.

4 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente, a cultura por si não nos defende de nada.

Aliás, o erro crónico de muitas pessoas realmente cultas, é achar que todas as restantes, teem o mesmo apresso pelo saber, e sub-estimam a força da incultura.

Acho mesmo, que muitos cultos, foram parar ao nazismo e afins, por desilusão, e verem a incultura a ser "respeitada".

Contudo, só a Cultura difundida e generalizada, nos pode defender do "ar respeitével" que os elegantes uniformes nazis, ou do "pobezinhos mas limpinhos" do senhor S, e etc.

Só ela poderá dar um rumo ou modelo nos tempos de desalento que atravessamos.

Já viu o que "O Senhor dos Aneis", "Crónicas de Nardia", "Harry Potter", fazem para dar um rumo à pequenada inglesa, logo de pequeninos?

E "Roulle(?) Britania" em uníssono(?), para os restantes ,,,

Orlando Tambosi disse...

Reflexão interessante...

VANGUARDISTA disse...

Não serão antes mulheres e homens de suinicultura?

Anónimo disse...

Tão dolorosamente verdadeiro.