17.7.08

CASA SARAMAGO

Ao ressequido Saramago vai ser atribuída a Casa dos Bicos, durante pelo menos uma década, para asilar a sua "fundação". Não tenho nada contra a "fundação" do sr. Saramago. Todavia, é interessante verificar como estas figuras "nacionais" não dispensam a muleta estatal, directa ou pela via camarária, para montagem da respectiva tenda. Berardo "apropriou-se" literalmente do CCB, um equipamento do ministério da cultura pago pelos contribuintes, e Saramago fica com um edifício da CML para se perpetuar. Há muitas formas de "subsídio-dependência" e de o Estado se acocorar perante estas "honras nacionais". Esta, apesar de mais sofisticada e do sotaque espanhol, é apenas uma delas.

Adenda: O acto foi consumado e, uma vez mais, o Estado - nas pessoas do ministro da cultura, o advogado Pinto Ribeiro, e do presidente da CML, António Costa - bajulou o antigo director do DN do velho PREC, nos termos repugnantes desta notícia. Pinto Ribeiro, essa quintessência praticamente nula que Sócrates colocou a estagiar na Ajuda, até falou em "reconciliação" de Portugal com o sr. Saramago como se alguém lhe devesse alguma coisa. Costa orou sobre a "mesquinhez da direita portuguesa" e desfez-se em salamaleques, certamente em nome da "esquerda moderna", perante o escritor estalinista. Nenhum dos três se enxerga. Metem-me nojo.

24 comentários:

Anónimo disse...

A Fundação Soares, para a qual MS dizia um dia que as dotações vieram a público,
que a dele nada recebia,
foi objecto de uma informação minha à Visão, em como o governo lhe tinha destinado 90 mil contos, há meia dúzia de anos.
Lido num DR.
Não publicado pela Visão.
Por ser verdade.
Bravo

Anónimo disse...

Caro João, a Casa dos Bicos é monumento nacional. O Costa cedeu um monumento nacional a defensores ferrenhos da união ibérica, isto é, da abdicação da soberania e independência nacionais em favor da grande Espanha. Já agora, ponham a embaixada espanhola nos Jerónimos...

Anónimo disse...

Eu pensava que era os actos de um homem (como Calouste Gulbenkian, por exemplo) que mereciam ser cristalizados em fundações, não as palavras de um homem que declara que não será levado em ombros pela sua própria fundação e ocupa um Monumento Nacional para a "agitar" com a sua passageira (como qualquer outra) filosofia.

Anónimo disse...

Está explicado: o comunismo nasce da inveja dos que não são Lordes e não habitam em edifícios históricos.

Anónimo disse...

E é ainda o falido município lisboeta quem vai financiar as obras de adaptação e, provavelmente, o equipamento necessário. Este socialismo que nos saiu na rifa trata os contribuintes como vacas leiteiras.

Anónimo disse...

Uma homenagem a um capitalista, saneador militante e intolerante profissional. Exila-se em Espanha para melhor vender o seus livros e propagandear a sua figura, mas regressa a Portugal para receber mordomias que não distinguem vultos importantes da nossa literatura. Hipócritas ...

Anónimo disse...

Tenho 2 coisas a dizer, mas como o Público online está a filtrar os comentários que abalam a teoria do Regime, peço a João Gonçalves que os publique aqui:

1. Um ministro da cultura que admite (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1335785&idCanal=14) haver uma quezília abstracta entre um cidadão e o seu País não pode estar bom da cabeça. Que esse imaginativo conflito seja resolvido com a entrega de um Monumento Nacional para que ali se instale uma fundação privada, quer dizer que há muitos mais como ele que não estão bons da cabeça.

2. Duvido que os 50 mil votos do Dr. Costa (tão poucos que tiveram que ir buscar velhinhos a Torre de Moncorvo para dar a impressão que aquilo foi uma eleição) o encartem para decisões deste calibre. Era bom que alguma autoridade verificasse a legalidade de um acto desta natureza.

3. Eu gostaria de ir à Casa dos Bicos para ver exposições, concertos livres e variados e não para ser "agitado" pelas ideias do Sr. Saramago (que respeito, como outras quaisquer).

4. Isto só prova que a CML não está interessada em desenvolver projectos culturais no património que tutela, pelo que essas competências lhe deviam ser retiradas. Cada vez mais, a CML é uma agência imobiliária e propagadora da ideologia do regime que acidentalmente nos cair em cima, em vez de se limitar a limpar as ruas e a prestar serviços à população, como lhe devia competir estritamente.

Anónimo disse...

Aprecio - e muito! - este blog. Mas este post é um insulto. Este portugal dos pequeninos - sim, o da bandeira e do hino - deve ter a humildade de honrar os grandes. Escritores, como Saramago, Juristas, como Marcello Caetano, ou futebolistas como Eusébio.

Anónimo disse...

Não está em causa a qualidade do escritor nem o homem, caro anónimo das 10:52PM; está em causa o princípio de que é errado (acho eu) ceder Monumentos Nacionais a particulares - sejam eles quem forem. Pelos vistos continua o morgadio, em plena República, praticado pelos seus mais fervorosos defensores.

Anónimo disse...

Aqui já nada me espanta, á sua es-posa (Pilar del Rio), também foi
atribuida uma rua em Azinhaga do
Ribatejo com o seu nome, não se sabe porque carga de água, ´so pode
ter sido alguma ideia menos feliz
de algum presidente de junta ou câ-
mara. Agora vai ser atribuida de
mão beijada a Casa dos Bicos ao
seu esposo, mas a prepósito de quê ??? Uma pessoa que de vez en-
quando vem ao seu pais tentar promover e lançar as suas obras e por vezes tecer duras criticas a este mesmo
país. Mas que filme é este !!!

JCC disse...

Digam o que disserem -- Saramago é apenas o maior escritor português vivo. Não o suporto enquanto pessoa, irritam-me as suas birras, mas o seu génio enquanto escritor deixa-nos não anos-luz de distância, mas, simplesmente, noutra dimensão. Calem-se, portanto, os ditos mesquinhos, invejosos, mesmo que o homem Saramago os mereça, que outro valor mais alto se alevanta.
José Cipriano Catarino

Anónimo disse...

Peço desculpa: o que está em causa é mesmo a qualidade literária da obra de Saramago. Se aquilo valesse alguma coisa até concordaria que lhe cedessem o paço da Ajuda. Mas, infelizmente, aquilo é uma bosta, pelo menos aquilo que por dever de ofício tive de ler, Memorial, Cerco, Cegueira, Caverna, Manual, Evangelho, Levantado, Ano da morte, Jangada. Não leio nem mais uma página que seja dessa trampa. Sei que Cunhal concordaria comigo.

Anónimo disse...

Desculpa peço eu: o maior escritor português vivo é Agustina Bessa-Luís. E como pessoa é maior também que Saramago: também muitos a odeiam e não a vemos a pedinchar o amor da pátria e a fazer birras em Espanha.

Fernando Vasconcelos disse...

João: Desta vez estamos em acordo absoluto. Não faz sentido este tipo de cedências e não discuto o valor literário do Saramago até porque não o saberia fazer. O principio da coisa é que está errado ponto final. Se a fundação pagasse as obras de renovação, se propusesse uma contracto programa variado e de acordo com o estatuto do monumento em causa seria obviamente diferente. Aí existiria um interesse dos munícipes, existiriam vantagens reais para ambos os lados. Desta forma, não.

Anónimo disse...

Não gosto de Jesé Saramago como pessoa (arrogante, quezilento e mal-educado), mas reconheço-lhe o mérito de ser um grande escritor.

O que me encanita nesta história é que eu pensava que as fundações eram para dar, oferecer, facultar...e não para receberem.

Será que o homem já não tem sítio para pôr os livros lá em casa?

E para os pôr, a CML dá-lhe a Casa dos Bicos? Com obras pagas pelos contribuintes?


Digo eu...

Saloio

Anónimo disse...

Que bordel

Tino disse...

Permitam-me ter opinião.

Literariamente, Saramago não vale um vintém.

Os seus textos são como as fezes do Imperador da China. Toda a corte a cheirava e a achava divinal. Mas era merda como outra qualquer.

O Homem pode ter umas boas ideias e até jeito para o marketing a avaliar pelos títulos que dá aos seus livrecos.

Nunca vi escritor que escrevesse tão mal. Mas ainda não li Zezé Camarinha nem o Zé Cabra.

Se quando acabasse de garatujar os seus horrendos textos desse os manuscritos a um mediano escritor para reformar aquelas pobres e infelizes frases, talvez saísse dali alguma literatura de mediano valor.

Espero que em língua estrangeira, os tradutores tenham tido o cuidado de dar forma literária ao que Saramago escreve.

Tirando a Viagem a Portugal - que desconfio que foi apenas assinada por Saramago para dar mais uns lucros à editora - a custo se encontra em Saramago uma frase que tenha algum ritmo, alguma beleza, alguma riqueza de construção literária e não seja um amontoado tosco de palavras, como uma "instalação" destes pseudo-artistas que se julgam modernistas por descarregarem um carro de lenha ou de pedra numa galeria (supostamente) de arte...

Picasso conseguiu fazer um touro admirável de um simples selim. E Duchamp transformou um mictório numa peça de arte. Saramago não consegue transformar as suas toscas frases em nada para além do que elas são: toscas frases.

Mas como tudo na vida há gostos e gostos.
A felicidade que não sentiam os predestinados a quem era dada a honra de cheirar as fezes do Imperador da China...
Eram divinais e eles sentiam-se felizes, mesmo que não recebessem um Prémio Nobel...

Nuno Castelo-Branco disse...

Falaste e disseste!
O que dá mais asco é, contudo, a passagem de testemunho do chulismo bolchevique que, seca a árvore das patacas russa, trepa agora gostosamente para a oliveira espanhola, à cata da azeitona dourada. A façanha voadora do Miguel de Vasconcelos soube--lhes a pouco.

Anónimo disse...

Ao post 11.31 J.C.Catarino, carissímo essa é a sua opinião,
então guarde-a para si.
O seu escritor vem cá de vez enquando tentar promover e lançar
as suas obras, mas já sem sucesso, pois já ninguem lhes pega, nem em promoções...

de.puta.madre disse...

E tanto anónimo.....

Os Suecos são palermas! Tá!

Anónimo disse...

Alguém terá aconselhado ao presi-
dente da CML, " éh pá tens que fazer alguma coisa mesmo que não
tenha sentido ou seja uma medida
descabida, isso é que dá votos e
protagonismo, isto é tudo uma cambada de carneiros ", e o homem
não foi de modas. Primeiro recebeu
na câmara o sporting pelo facto
ter ganho uma taça. Agora atribui
ao saramago a Casa dos Bicos. Um
destes dias ainda o vemos a homenagiar os ciganos e pretos que
andaram aos tiros, entregando-lhes
as chaves da cidade. São os politi
cos no seu melhor...

Anónimo disse...

Ou então a ti que deixas comentários tolos...

Anónimo disse...

A CML não tem nada de ceder um monumento nacional e pagar as obras de reconversão para a fundação de um indivíduo que defende a extinção do Estado Português. O Saramago é livre de ter cá um fundação. Os contribuintes portugueses é que não têm de contribuir para esse peditório. Isto não é mesquinhez. É ter um pouco de brio que seja. Mais nada.

Anónimo disse...

Brilhante meu amigo. Infelizmente a esquerda histórica não aprende e nunca extraiu as lições do estalinismo. Vezes e vezes sem conta provam o fel a pensar que é leite. Até um dia em que passarão pelo sabre. A história repete-se disse o conhecido filósofo judeu prussiano que jaz num cemitério de Londres. Mas esta gente não aprende.