16.7.08

DIPLOMACIA "FREUDIANA"


O governo perdoou a São Tomé uma dívida no valor de 35 milhões de dólares (22 milhões de euros). É uma gota? É. Todavia, é uma gota - ia a dizer de sangue português recordando-me de Senghor - que, juntando-se a outras, faz falta. Com Moçambique e a barragem, foi o que se sabe. Sócrates entretanto regressa a Angola para se avistar com a cleptocracia no poder. Carregamos não apenas o nosso fardo como ainda por cima ajudamos a pagar o dos outros. Isto por não termos sabido tratar da história como devia ser. Há trinta e quatro anos que praticamos, com o antigo Ultramar, uma diplomacia "freudiana". Já era tempo de crescermos.

11 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Mais de 6 séculos depois, mantém-se válido o conselho: «Dá o que não é teu...»

Anónimo disse...

Pois é. Se tivéssemos preparado elites capazes no seu devido tempo para tomar conta daqueles territórios martirizados onde as pessoas vivem pior (excepção Cabo Verde)o que não é uma excepção nossa; se tivéssemos implementado uma autonomia progressiva em relação à autodeterminação no seu devido tempo; se tivéssemos tido militares mais responsáveis, quer à esquerda, quer à direita. Se tudo isso tivesse sido possível certamente que não teríamos o Sr. dos Santos e a sua clique a governar em Angola, um dos países mais ricos do mundo e onde as respectivas populações vivem na miséria graças à corrupção existente.

Nuno Castelo-Branco disse...

Mas... S. Tomé não é o tal poço de petróleo em potência?

Anónimo disse...

o nosso ali bábá e os 40 mil ladrões

radical livre

Anónimo disse...

Perdões de dívida acima das nossa possibilidades porquê?Quem é que vai investigar para nós contribuintes QUEM é que vai ganhar com esses perdões?
Este governadores do mundo e que são o nosso desgoverno como agora se ficou a saber com a "pobreza" que importam e nacionalizam ás centenas de milhar e que vive sem pagar renda e outros serviços como se isto FOSSE TUDO SEU, mas por nossa conta.

quink644 disse...

Já vamos é tarde para colocar o estado das coisas no seu devido lugar... e continuamos a negociar de cócoras, ora quem muito se baixa, logo se lhe vê as cuecas...
ou seja o ponto fraco que é partir derrotado e com medo. Tornámo-nos num país de cobardes...
Um abraço,
quink644

Anónimo disse...

Eu o que era meu e que ficou por la? Quando e que me restituem?????

Unknown disse...

E,apesar dos tempos não serem de música e fardamentos novos,continua o manto de silêncio em relação ao financiamento de ONGs e aparentadas...

Anónimo disse...

Bom ... isto é um dinheirito que dava para satisfazer as pequenas clientelas. Cerca de metade do último e magro bodo...

Anónimo disse...

Caríssimos, fomos todos atraiço-
ados com o 25 de abril. Os senhores que o fizeram que andam
agora calados que nem ratos, deveriam vir prestar contas aos
portugueses e fazer um 24 abril.
Eramos um país estável e respeitado, ficamos sem nada e ainda por cima temos que pagar um
país que está na miséria.
Foi porventura a página mais negra
da nossa história.

Anónimo disse...

CADA POVO TEM OS CHEFES QUE MERECE E QUE ESCOLHEU.

SE CONTINUA A ESCOLHER COMO DIZEM AS SONDAGENS, MERECE TUDO ISTO E MUITO MAIS