11.7.08

O VELHO E SEMPRE ADMIRÁVEL NOVO MUNDO



Afinal, nem tudo é mau. As notas de matemática do 9º ano "melhoraram" conforme "previsto" pelas estatísticas, o PS é o garante da "mundivisão" pós-Vaticano II em Portugal, encabeçada por esse "modelo" de homem "moderno" e cosmopolita que é o sr. Alberto Martins e, à meia-noite, fomos um entre os primeiros vinte e dois países que, precisamente por causa de tanta "modernidade", pusemos à venda um objecto apelidado de "iPhone 3G", um bem seguramente de primeira necessidade a avaliar pelo número de "modernaços" que esperaram por ele como os miúdos pelo derradeiro Harry Potter. Uma senhora explicou a espera por causa da "mudança". De telemóvel, naturalmente. Esta discípula involuntária de Sócrates - o mundividente e pós-moderno Sócrates que nunca deve ter lido um livro na vida - "espelha" o país de novos monstros que estamos a incubar. De um lado, está a realidade onde vegeta a maioria passiva e resignada à sua miséria material e instintual. Do outro, está o "novo homem socrático" como já esteve, no passado, o "novo homem cavaquista" com a sua irremediável e imoderada superficialidade. O português médio aprecia a ilusão da felicidade e, como tal, revê-se no "amanhã" que Sócrates lhe promete. Sócrates é o demiurgo que vende "ânimo", "coragem" e "determinação" como o sr. Carrapatoso vende "iPhones 3G". Estão bem um para o outro. Mesmo que não sejam deste mundo por estarem sempre "muito à frente". Tão à frente que nem reparam no precipício que os espera a seguir.

10 comentários:

fado alexandrino. disse...

Não se percebe.
Jornais apontam-o como o mais caro do Europa, noutro lê-se

"A Optimus, que cobrou um sinal de 50 euros por encomenda, lucrou já 1,6 milhões de euros, graças aos 32 mil pedidos que registou"

Custa a crer que haja trinta e dois mil gestores públicos, mais outros tantos na Vodafone.

Anónimo disse...

2 milhões de pobres
1/2 de desempregados ad eternam
11 mil ricos
1 monstro que consome 1/2 da riqueza produzida anualmente
dívida pública dupla do monstro
dezenas de milhares de politicos, familiares e amigos muito vorazes
magistratura prepotente
saúde sem qualidade
instrução de abaixo de cão
é este o estado da nação
PQP

radical livre

Joao Quaresma disse...

Falta acrescentar 750.000 funcionários públicos num país de 10 milhões. No Reino Unido são 59 milhões e têm 1.250.000. Na mesma proporção, Portugal teria apenas cerca de 200.000 funcionários públicos.

Por outras palavras, se somarmos os 550.000 funcionários públicos a mais (seguindo padrões ingleses) aos 450.000 desempregados, temos o número fantástico de um 1 milhão de excendentes do mercado de trabalho em termos reais. Isto equivale a ter quase 20% de desemprego.

Isto não é o estado de uma Nação: é de um manicómio.

Anónimo disse...

O circo mantém-se,o pão é que está a acabar.
Mas nada como inalar o optimismo do novo Homo Socraticus,esse homnídeo que triunfa sobre as ignaras massas e que é defendido com unhas e dentes por todos os locutores de tv.
E é esse bafo optimista que exalam os soldadinhos de chumbo,que vão sendo excretados pelas juventudes partidárias,na certeza que um qualquer contribuinte,português ou não,os vai sustentar até á gorda reforma.
O sonho de todos estes anões é trafulhar até serem reformados.

Anónimo disse...

"(...) o precipício que os espera a seguir" ... e já tarda!

Anónimo disse...

Pois eu tenho o meu exemplar do Le monde comme volonté et comme représentation desde os 18, lidinho e anotado e também quero o novo Iphone.

Unknown disse...

A "modernidade" dos “modernaços” é essencial para disfarçar a absoluta vacuidade que campeia no Portugal pós-rural, devidamente enquadrada no vocábulo “simplex”

josé ricardo disse...

por mim, podem acampar à porta da optimus. eu gosto de ver esta gente na televisão. não só juventude, note-se. vi alguns com uma certa idade, de sorriso meio engraçado nos lábios, a justificar o seu i'phone. se gostam de andar na moda, de ser os primeiros a adquirir o produto, então que vão... e aqui para nós que ninguém nos ouve: eu também gostava de te um aparelhozito daqueles...

Anónimo disse...

Não se esqueçam que os srs assessores, os chefes de gabinete e todos os cortesãos e cortesãs da Republica Folclórica de Portugal vão ter direito a esses "brinquedos", pago pelos contribuintes...

Anónimo disse...

Dáva me jeito uns tantos ... desta qualidade ...
Capazes de estar 24h numa fila.
Punha os aqui no Miratejo á porta do centro de saúde, desde as 6 da marucha .