6.7.08

LOBO ANTUNES NA JUSTA PRATELEIRA

«Evito olhar, sob pena de comoção, os romances de António Lobo Antunes. Porquê? Não por causa dos ditos, que aliás li pouco e parcialmente, sem proveito nem rancor. Mas porque Lobo Antunes é o caso de maior desproporção entre a conta em que um escritor se leva e a relativa indiferença das massas. Ano após ano, o homem lança um livro e concede inúmeras entrevistas a afirmar a "evidência" (sic) da sua superioridade: ninguém pode permanecer alheio ao talento com que ele reinventou a narrativa; ninguém lhe chega aos calcanhares; ninguém escreve como ele. Tirando os devotos que qualquer um possui, ano após ano ninguém o ouve, e num ápice as suas inestimáveis obras jazem no indistinto silêncio da estante comum. Imagino que Lobo Antunes sofra. Certo é que não se resigna, e, a troco da sua vital continuidade, já acordou com os novos donos da D. Quixote a remoção do "lixo literário" da editora. Infelizmente, será mais complicado remover o lixo das Fnac e similares, de modo a que estas deixem brilhar o que realmente importa: os "clássicos" da Antiguidade, dois ou três russos, talvez um americano e, em natural destaque, Lobo Antunes. A solução coerente passa por Lobo Antunes retirar as suas obras-primas desses espaços promíscuos. Fora das livrarias e das péssimas companhias, ele sofreria menos. Dentro das livrarias e poupado à lembrança do génio angustiado, eu também.»

Alberto Gonçalves, in Diário de Notícias

15 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que nunca li Lobo Antunes. Porquê? Por causa dos títulos e das primeiras linhas. Quem faz aqueles títulos só pode estar a fazer publicidade e não deve ter grande coisa a dizer. Preconceito meu, provavelmente.

O maior escritor vivo em Português é Agustina Bessa-Luís. Espero que nunca ganhe um Nobel. Espero que ela saiba que tem a maior admiração daqueles que verdadeiramente gostam dela.

Anónimo disse...

adoro ler os clásicos.que me lembre li um livro de agostina,outro de ferreira de castro, um de vergilio ferrreira,todo o Pesoa,sá carneiro, almada um. dispenso os outros.não fui além da 1ª página

radical livre

joshua disse...

Detesto que detestem escritores. Amem-nos menos ou mais, mas não os lixem nem os remetam ao lixo. A humanidade não pode dar-se a esse luxo.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

Pesoa deve ser muitaaa bacano man. E agostina!!! Quem são eses? Ou exes? (don't know how to spell)

Radical, livre e analfabeto

Anónimo disse...

Gaita. Lobo Antunes a escrever é mais ou menos como o Júdice a falar

Anónimo disse...

Eu não li e não gostei, como dizia o outro.

Unknown disse...

É certo que há escritores melhores (Agustina, vg), mas o homem também não é tão mau escirtor quanto isso.
Tem é um carácter dificil que não provoca qualquer espécie de simpatia. O Saramago também era assim, mas depois do Nobel melhorou.

Anónimo disse...

Li um livro do Lobo Antunes nas férias da Páscoa. Não é, não são, o meu tipo de livro, o meu tipo de história e nem mesmo o tipo de escrita que eu gosto, mas tenho de admitir que ele escreve muito bem. Goste-se ou não, parece-me que há pouca discussão ai.

Unknown disse...

Modesta (e pleonàsticamente subjectiva)opinião : o homem vale pelas crònicas.

Anónimo disse...

O homem é um cagão!
Em todo o caso separemos a obra literária do homem vaidoso e narcisista.
Acontece que há mais leitores no estrangeiro que em Portugal.
Talvez por desconhecerem a personalidade do escritor evitando assim os anti-corpos que préviamente tomam conta de todos nós.

Anónimo disse...

"relativa indiferença das massas", diz o outro Gonçalves? "Indistinto silêncio da estante comum"? Isto é mesmo sobre o Lobo Antunes, um dos poucos gajos que em Portugal se pode gabar de viver da escrita? Mas quem é este Gonçalves?

Anónimo disse...

O Gonçalves maldizente é a raposa da fábula: "estão verdes....."

Anónimo disse...

Li quase tudo do Lobo Antunes. As crónicas são do melhor no género. Os últimos livros são mais dificeis mas não há dúvida que escreve muito bem.Como leitor não me interessa nada o que o autor diz ou faz. A obra emancipa-se do criador e assim deve ser lida. O resto é apenas má língua...

Anónimo disse...

Lobo Antunes insere-se, a meu ver, na chamada "corrente de consciência" sendo a sua escrita o correr do pensamento. Há quem não aguente com isso mas o tempo fará justiça ao homem.

Anónimo disse...

O Lobo Antunes "escreve muito bem", diz o anónimo das 9:43 PM.
Essa agora, digo eu.