12.7.08

A FACHADA INACABADA


O advogado Pinto Ribeiro, que está a fazer as vezes de ministro da cultura, acedeu falar ao Expresso, a gramática jornalística do regime. Ao contrário do que quiserem fazer crer, Pinto Ribeiro não tem um pingo de interesse. Não acrescenta nada ao governo de Sócrates que, muito eloquentemente, não lhe liga nenhuma. Apesar de afirmar que "faz política para que outros façam cultura", Ribeiro, na realidade, tem-se salientado por não fazer nada. Agarrou-se à língua como gato a bofe e apenas como defensor do medonho "acordo ortográfico". Justifica isso com esta trivialidade digna de uma jovem professora do ensino básico da Buraca: «somos e sentimos através da língua, relacionamo-nos, namoramos, fazemos negócios.» Depois, vá lá, suspendeu o "Museu do Mar da Língua", uma extravagância da voluntarista que o antecedeu, e promete "multiplicar" o que não tem: «quanto mais me derem, mais espero multiplicar.» O resto do "programa", para o qual ele não possui um tostão, ao contrário do seu "concorrente" Manuel Pinho, é o do costume. O governo não precisa "deste" ministro sem força política que, cada vez mais me convenço, foi trocado à nascença como inquilino da Ajuda. Está bem para a fachada inacabada do Palácio.

5 comentários:

Anónimo disse...

nunca deixaremos de ser uma república socialista provisória e inacabada:
1/4 para a direita
1/4 para a esquerda
1/4 em frente
1/4 em marcha a trás

radical livre

Buriti disse...

Por falar em Palácio da Ajuda, lembro que já tenho mostrado aos meus alunos, para que eles compreendam o que é o país em que vivem e o quanto é necessário eles serem diferentes, o desenho da época em que se apresenta aquilo que seria o Palácio e uma fotografia actual para mostrar o que é o palácio. Como metáfora da identidade portuguesa penso que é bastante esclarecedora.

Anónimo disse...

É certo, tudo é inacabado em portugal(ESCREVO DE PROPÓSITO EM LETRA MINÚSCULA...).
Ele é o Palácio Real, as capelas imperfeitas,o CCB,etc,etc...

é um país inacabado porque inacabável...ou seremos já um país inexistente?

G

Anónimo disse...

Entre outras banalidades que foram ditas, o ministro afirmou que iria pedir 1% às empresas de obras públicas que irão fazer as auto-estradas, o aeroporto o TGV e outras obras do regime para obras de recuperação do património. O MC não percebe que as empresas que constroem com betão não estão aptas a recuperar alvenarias, tectos antigos em madeira, trabalhos que são adequados a empresas de restauro do património e inscritas no GECORPA um grémio de firmas especializadas na recuperação do dito património. Por sua vez, o ministro Pinho apresentou esta semana o projecto de criação de um museu dos coches, sem haver a preocupação de como se irá recuperar a maior parte dos coches que necessitam de restauro. Ou irão ser expostos no estado em que se encontram como o famoso coche do embaixador do marquês de fontes "tesouro nacional" e num estado de completa degradação? É que dá a sensação que esta gente não percebe mesmo nada da poda. Dizem banalidades e os ignorantes dos jornalistas absorvem o que lhes é dito e ponto final.

Anónimo disse...

Que historietta foi aquela do leilão??
E o crédito privado à arte Lol-Larol-Pi-pu-Larol ...

E aquilo dos dinheirões para o cinema ( 2009) já estarem destinados conforme o decreto a aprovar em Setembro Lol-Larol-Pi-pu-Larol ...

E aquilo do "faro" e da contaminação!! Eu costumo ir almoçar onde os homens das obras vão ( a comida é boa, farta e barata. Mas é mesmo BOA!)... Ena esta. O gajo vê a CNN e magica logo o projecto Lol-Larol-Pi-pu-Larol ... ( Não dá para traduzir, têm memo que ler o almanaque da Chul(t)ula ... bela Palavra)

E aquilo do acordo Ortográfico: " já estava ratificado 1999" ... Ora essa! Os piolhos sempre existiam! Extreminá-los da cabeça das crianças agora! Crime! Insecticídio! Lol-Larol-Pi-pu-Larol

E Aquilo de ser erro estrátégico colocar um cirurgião cardiologista a operar o coração - uma morte a priori do doente - garantida e anunciada Lol-Larol-Pi-pu-Larol

E aquilo da industria do cinema Espanhol e temos que abrir os olhos Lol-Larol-Pi-pu-Larol

E aquilo de ter andado - em-pompa-e-jactância&circunstância pelo INDIE e depois traulitar sobre o cinema artezanal Lol-Larol-Pi-pu-Larol ah! Ganda JUDAS ... que chochinho tão laroca. (Se o vir no Docs mostro-lhe qual dos meus dedos é maiordo que os outros ...)

E aquilo do 1% do PIB, mas 1% afinal para quê??Lol-Larol-Pi-pu-Larol

E se a gente fosse perguntar ao Outro?? Era melhor não era?