30.7.08

O GÉNERO DAS QUESTÕES DE GÉNERO


Uma juíza de Felgueiras, numa sentença, escreveu que os ciganos, de que os réus naquele processo eram exemplares, são em geral »pessoas mal vistas socialmente, marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado a quem pagam desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes.» A dra. Ana Gabriela Freitas vai mais longe e qualifica «as condições habitacionais» da ciganagem como «fracas, não por força do espaço físico em si, mas pelo estilo de vida da sua etnia (pouca higiene).» Vai daí a juíza não encontra «a menor razão para acolher a rábula da perseguição e vitimização dos ciganos, coitadinhos!.» Contra estas evidências - extensíveis a brancos, pretos, amarelos ou de outra "etnia" qualquer: um malandro é sempre um malandro quer se lave ou não - levantou-se a voz da sra. comissária para a imigração que foi imediatamente fazer a tradicional queixinha ao conselho superior da magistratura em nome da correcção política. No fundo, no fundo, quem é que não concorda com a dra. Freitas? É muito bonito ser "correcto" dentro de um condomínio fechado, rodeado das derradeiras produções da sociologia mundial e de duas ou três Vanity Fair. Experimentem a rua de vez em quando e depois logo vêem a quem é que se vão queixar.

18 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,

Como jurista, diga-me:

O quesito envolvia só 5 fulanos, ou toda a Comunidade Cigana?

Quando se julga, veem-se réus e factos, ou as Leis variam de acordo com as comunidades dos réus?

ou os Juizes, no seu julgamento, devem ser permiáveis á étnia dos Réus, e outros perconceitos?

devem ser sensíveis á Lei ou à Rua?

Enfim, esse tipo de argumentação não lhe cheira a "Tribunal Plenário" de S?

João Gonçalves disse...

Observador: que tal pedir um Magalhães aos seu amigo Sócrates, com S, para ver se aprende a escrever?

Unknown disse...

Nestas siuações aparecem sempre os imbecis úteis tentando, objectivamente, fazer-nos passar a todos por parvos.
Quanto à senhora a quem foi oferecido o tacho etiquetado "comissariado para a imigração" ,apetece comentar em linguagem vicentina...

Anónimo disse...

Efectivamente, mea culpa, pelos erros, que não há acordo ortográfico que me salve ...

Espero, contudo, ter conseguido passar o cerne da questão, que é o dever um Juiz julgar objectivamnte os factos e os Réus segundo a Lei, e não segundo a Rua, preconceitos pessoais, ou outros.

Quanto a amizades, não sei onde foi descubrir que Sócrates é meu amigo, antes pelo contrário.
Mas enfim, são opiniões, e não é necessário, julgo eu, ir ao Plenário.

Contudo, já que fala no assunto, posso confidênciar, dado não ser juíz, que começo a ter um certo preconceito para nomes começados por S ...

Anónimo disse...

Acho que os portugueses já vão ficando fartos do "políticamente correcto".
Espero que alguém um dia obrigue os defensores dos malfeitores a instalar-se por um período determinado num desses bairros "multiculturais".
Que levem as suas famílias,os seus filhos e os ponham a frequentar as mesmas escolas e transportes.

Alguém um dia cale a boca a esta cáfila de oportunistas e mentirosos que beneficiam e lucram com o sistema que impõe tantos sacrifícios a milhares de famílias neste país.

Alguém um dia se lembre que o dinheiro que subsidia estes crápulas e os que fazem parte da máquina distributiva tem origem no trabalho e esforço dos que são diáriamente roubados e enxovalhados pelos multiculturais bandidos que ainda nos cospem em cima.

Alguém um dia se lembre que nem toda a gente aguenta esta grande vigarice em que se tornou a governação corrupta que nos suga todos os recursos e em troca só nos dá humilhações.

Alguém um dia se lembre de louvar uma juíza que teve a coragem de exprimir o que vai na alma deste martirizado povo.

Anónimo disse...

Sobre a questão dos ciganos foi levada a cabo há alguns dias atrás, na comunicação social, portuguesa e não só, uma manobra de muito baixo nivel em que se procurou explorar politicamente o facto tragico de duas raparigas ciganas se terem afogado acidentalmente numa praia de Itália.
Na inenarravelmente super politicamente correcta reportagem sobre este assunto exibida no Jornal da Noite da SIC, chegou-se mesmo ao ponto de dizer, como frase final da reportagem, que "as duas raparigas foram mortas pela indiferença" ....procurando-se dar a entender que os principais responsaveis pela morte das raparigas eram os banhistas italianos presentes na praia, que não as teriam querido socorrer por serem ciganas, e que mesmo depois de mortas as raparigas os banhistas italianos teriam permanecido totalmente indiferentes ao ocorrido.
O fotografo italiano que presenciou e fotografou o afogamento das duas raparigas ciganas já desmontou publicamente a ignobil manipulação que vários jornalistas, incluindo jornalistas portugueses, com especial destaque para os do Jornal da Noite da SIC, fizeram deste acontecimento, mostrando apenas algumas das várias fotografias que foram tiradas e ocultando deliberadamente todas as fotografias que desmentiam a historia da tal suposta chocante demonstração de racismo que a comunicação social queria a todo o custo fazer passar.
O que ocorreu na praia de Itália não foi uma chocante historia de racismo mas sim uma chocante historia de intencional manipulação jornalistica de informação relativa a um acontecimento tragico, reveladora do muito baixo nivel etico de alguns jornalistas.
http://news.iafrica.com/worldnews/1047240.htm
http://www.cyberpresse.ca/article/20080725/CPMONDE/80725011/5281/CPMONDE

Anónimo disse...

desconhecia que os ciganos eram imigrantes. andam pelas feiras e a ciganada da politica na feira das vaidades.
o socialismo está cada dia mais merdoso.
PQP

radical livre

Nuno D. Mendes disse...

A notícia foi entretanto desmentida. A juíza nunca produziu essas declarações, foram antes declarações feitas por testemunhas.

fado alexandrino. disse...

vale a pena ler exte excerto da senhora comissária

Uma coisa é adjectivar a conduta dos arguidos (da qual me abstenho)

Pois é, visto à distância tudo é lindo.

Anónimo disse...

A senhora Alta Comissaria, se ouvi bem, cerca das 4 h na Antena Um ja reconheceu que o despacho nao era bem aquilo! Do mal o menos. Ja agora porque comissarios altos! Ja o eng. Guterres tambem e la pela Suiça!

Anónimo disse...

Você é um imbecil, João.


António Ferreira

Unknown disse...

É espantoso o que a manipulação da Informação pode causar. E, claro, no fim ninguém é responsável por nada.
O comentário nº 1, do Observador, estaria certo em teoria, mas, na verdade, baseou-se apenas num "nada". Ou, como se dizia nos meus tempos de escola primária: "emprenhou pelos ouvidos".

João Gonçalves disse...

OH Ferreira, a minha amiga aqui do lado diz para o mandar foder que deve ser o que lhe está a fazer mais falta.

Anónimo disse...

Caro João, em vez de mandar o Ferreira foder, poderia ter-lhe dito que fosse apanhar onde apanham as galinhas, isto é, levar no cu, que é certamente aquilo de que ele mais gosta.

Anónimo disse...

- Eles não trabalham e recebem sub-
sidíos.
- Eles não pagam água nem luz.
- Eles não pagam rendas de casa(simbó-
licas)
- Eles mentem com quantos dentes
teêm na boca
- Eles teêm armas de toda a espé-
cie em casa.
- Eles teêm acções de despejo há
anos.
- Eles possuem bons carros.
- Eles disparam contra tudo que
mexe na rua.
- Eles teêm a protecçao dos "ben-
feitores do costume" Melicias e
M barroso.
- Eles conseguem amedrontrar a
justiça.
- Eles exigem e conseguem.
- Quem são eles ? os intratáveis
do costume ...

fado alexandrino. disse...

Gostei, era tudo imaginação da senhora jornalista que tinha lido mal a sentença (lá está o Grande Escritor e Jornalista com razão).
A comissária lá vai cantando e rindo.
Abençoado povo que tais filhos tem.

jpt disse...

Eu não venho armado em censor ou bobone mas arrisco a perguntar-lhe se os comentários que aqui estão em seu nome (mas em perfil blogger inacessível) são seus? Devem ser, pois isto está moderado. Nesse caso: caramba! Que mande foder um tipo que o chama imbecil ainda vá que não vá, mas a sua primeira resposta é um disparate perfeito. "Desculpe a franqueza" é uma expressão idiota que me repugna. Leve lá com a franqueza.

Eu vinha comentar o que alguém já referiu. Como é possível que a comissária para a imigração (desconhecia o cargo, não sei se é esse o nome) entenda como do seu pelouro um (afinal não)caso com ciganos. Esse é o verdadeiro caso, a radical discriminação. Sejam eles os malandros que V. acha ou não sejam como ela acha a comissária aponta-os como imigrantes? Apouca-lhes a nacionalidade, a residência? Demissão imediata da tença

Anónimo disse...

francisco,

Apesar de tudo, fico contente de me ter baseado, num não facto, emprenhado pelos ouvidos.

A ser verdade, era gravíssimo ....

Infelizmente, ultimamente teem aparecido muitos cogumelos destes ....