1.1.08

PANEM ET CIRCENSES


No ano que passou apenas se destacou um morto - o Doutor Salazar - manifestamente uma pobre mas significativa consolação. Terminado à meia-noite o circo da presidência europeia, Sócrates abre-nos o ano com um país mais agrilhoado, mais regulamentado, mais dado ao respeitinho obrigatório e, por consequência, um país mais pequenino, menos europeu, menos sofisticado. Daqui até ao fim da legislatura, é sempre a descer. Em todos os sentidos. Haverá outro género de circo - caseiro, "simplex", de efeito fácil - que se confundirá com a propaganda. Até o orçamento, em vigor desde hoje, já está desactualizado com o barril do crude a quase cem dólares. Vai ser preciso muito ginásio político, muita corridinha à volta de nenhures para aguentar a patranha. Sem nada nem ninguém pela frente, com uma sociedade embrutecida pelo comentarismo oficioso e mentiroso, Sócrates possui, apesar de tudo, uma margem invejável de manobra. Até quando?

8 comentários:

Anónimo disse...

A grande margem de manobra do Zé está na PROPAGANDA, o mesmo é dizer:
-Verborreia;Verborragia;Verbiagem;-Palanfrório;Palavrório...
-PROSOPOPEIA !!!
(...eram estas as palavras que me faltaram há dias...).
BOM-2008 JC e PARABÉNS PELO BLOG:ÉS MESMO 1DOS MELHORES!!!
Marezia.

Anónimo disse...

João G:
«Já não há padres nem militares»,
para denunciar algumas anomalias a sério,
expressão de um acessor político de excepção da PR de Eanes (Joaquim Aguiar)
Expressão do consulado Sampaio.

VANGUARDISTA disse...

Dizes bem João, "país" e com minúscula.
Depois da "Tramóia de Lisboa" Portugal já nem é uma Nação, mas apenas um grupo de indivíduos num país politicamente desorganizado que tiveram origem num Estado outrora autónomo.
Creio que a implusão é a única solução e nisso o Engº Sócrates é especialista e até ao fim da legislatura vai conseguir fazer a "obra".
O que restará de Portugal para as gerações vindouras?

João disse...

Ficaria muito grato que essa margem de manobra, terminasse no fim desta semana. Enfim, vontades.

Anónimo disse...

... mas isto não vai ser como o Sócrates & cª. querem que seja ... o Cavaco diz que vai "recomendar" ao governo "mais atenção" aos problemas (quais problemas ? vão agora inventar casos ?) que afligem os portugueses.

O Cavaco só não diz onde tem estado para andar TÃO DISTRAÍDO ...

... e também NINGUÉM vai acreditar que haverá alteração de comportamentos por parte do "tal & cª." ... quer o dito Cavaco fale ou esteja mudo ... como até agora ...

fado alexandrino. disse...

Presumo que só sairia da redoma se alguém viesse dizer que o TGV e o aeroporto na Ota com a destruição da Portela iriam arrastar Portugal para a maior miséria e descontrolo orçamental e, claro, se a seguir as sondagens o pusessem a descer.
Quem?
Parece que só Cavaco o poderia fazer.

Anónimo disse...

A meu ver a maior tragédia é mesmo a falta de alternativa verdadeiramente credível. Os que lá estão e os que se perfilam na fila alternativa são mesmo o piorio que tivémos nos últimos 30 anos. E não nos faltaram incompetentes...

Anónimo disse...

Embora o gesto se tenha revelado fingido, para a demolição das torres da Torralta, também ela anteriormente demolida. Espera-se que não se torne presságio, para a implusão do País.