10.1.08

A CARLA DELE



Mitterrand não gostava de homens sem segredos. Construiu uma carreira presidencial monárquica, de catorze anos, omitindo, quase até ao fim, como verdadeiros "segredos de Estado", uma filha "ilegítima", várias amantes e ligações de profunda amizade com antigos colaboracionistas. Nem por isso Mitterrand deixou de ser o monarca republicano que foi. Sarkozy é o oposto disto. Aprecia requintadamente a vulgaridade. Sabe que gerir uma nação, nestes tempos presentes, exige a exibição das mistificações e das fraquezas, e não a sua ocultação. A sociedade de hoje vive bem sem a "política", ao contrário de Mitterrand que, mesmo entre portas, só fazia política. Por isso a forma de Sarkozy se mostrar ao mundo é necessariamente diferente da do seu ilustre antecessor. Ninguém se escandaliza por o chefe de Estado da França ter trocado de mulher em seis meses, optando por uma ersatz da primeira, devidamente revista, correcta e aumentada. Bruni, antes de Sarkozy, já tinha tirado o fôlego a eminências tão diversas como Jagger ou Bernard Henri-Lévy que não conseguiu escrever uma linha enquanto namorou com a cantora. Provavelmente Bruni fará a Sarkozy o mesmo que fez aos outros o que apenas acelerará a habitual agitação do presidente. Pendant que ça dure...

8 comentários:

Anónimo disse...

Tenho o azar de entender que ex-modelos e vagamente cantoras e ex-namoradas de Jagger não são propriamente indicadas para primeiras-damas. I'm old fashioned, a avaliar pelo que a generalidade dos franceses (aparentemente) acham.

Anónimo disse...

A mãe do jovem Imperador Bonaparte é que dizia repetidamente :
- «Pourvu que ça dure ... pourvu que ça dure !», ehehe

Anónimo disse...

"Bruni fará a Sarkozy o mesmo que fez aos outros"

E há quem diga que o faz muito bem...

Anónimo disse...

Ao eleger Sarkozy, a França perdeu a sua dignidade, embora a escolha fosse difícil. Não se concebe como não foi possível apresentar ao eleitorado uma personagem credível para chefiar o Estado.

Apesar de alguns problemas internos, Chirac tinha um perfil na linha de De Gaulle, Pompidou, Giscard ou Mitterrand.

Agora esta incontinência verbal, motora e sexual de Sarkozy nada prenuncia de bom. Este indivíduo, que aliás nem é francês, está a mais na velha Gália.

fado alexandrino. disse...

O que era preciso era aparecer uma Bruni made in Portugal para espevitar o nosso primeiro.

Anónimo disse...

Olhai bem para quem dirige esta Europa? Como diria o Eça, "Uma choldra!"

Anónimo disse...

«Este indivíduo, que aliás nem é francês, está a mais na velha Gália».

Não tenho paciência de vir a terreiro com «essa» de Sarkosy não ser francês, como Bonaparte era Corso etc e tal.
Em todo o caso, é muito mais chocante um Miterrand, «garde des sceaux» de De Gaulle, ter assinado várias condenações à morte de prisioneiros da Frente de Libertação da Argélia ou de como colaborou no Governo de Vichy.
Quanto à Carla Bruni, tudo o que Sarkosy precisa, é de saúde na pomba. Deus lha dê !

Anónimo disse...

Sempre que um político aparece com uma boazona qualquer, zás lá chovem os comentários machistas que ela teve este e aquele e é boa a fazer isto e aquilo. Francamente só mesmo os homens, agora então sem a finesse de há 20 anos. Se fosse feioca nem havia fotógrafos por perto, ele seria um coitado. Como é boa não os deixam em paz. Sarkosy APROVEITA A ONDA, ATÉ PORQUE ELA VAI SER primeira dama uns tempitos até lhe dar um chuto.É preciso enganar os tolos com croissants...Pauvre France!