7.11.10

SHIRLEY VERRETT 1931-2010




Por aqui fico a saber da morte de Shirley Verrett. Verrett era norte-americana mas impôs-se na cena lírica internacional como uma das grandes intérpretes da famosa Lady Macbeth da obra de Verdi. No clip está no alla Scala de Milão, dirigida por Claudio Abbado, numa gloriosa produção da dita ópera para a saison 75/76. Macbeth era Piero Cappuccilli também já desaparecido. Nada disto há mais. Goodbye, Miss Verrett.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois,o problema é que se surgirem sucessoras (até pode acontecer que já tenham aparecido) já cá não aparecerão,a não ser quando estiverem a caminho do lar da 3ª idade,e nem isso mesmo é seguro. O colapso do S.Carlos e da vida operática portuguesa em geral,não significa,como sabe,que se tenham extinto os talentos. Talvez o que nos choque seja o desaparecimento das figuras que nos entusiasmaram,e com elas uma parte das nossas memórias. E já agora permito-me recomendar-lhe a audição da Verrett no papel de Orsini na extraordinária gravação da "Lucrezia Borgia" com a Caballé e o Ezio Flagello. Como dizia um amigo meu,um milagre da história do disco.

Bartolomeu disse...

Concordando com a opnião sobre o Orsini da Verret, acrescento: nada disto há mais até ver!

As crises são cíclicas e o sentido de obrigação em preservar glórias passadas impede-nos de avançar... o disco como testemunho do passado é per si o maior inimigo do espectáculo contemporâneo, e se houvessem discos do passado remoto antecedente a este que a tanto fazemos gala e cerimónia de certo que a opinião que temos hoje acerca de algumas das maiores celebridades, salvo honrosas excepções, seria outra.