1.5.09

O 52 DA RODRIGUES SAMPAIO


Depois da gravação deste programa, fui da Latino Coelho até à Baixa a pé. Desci por dentro e, no 52 da Rodrigues Sampaio, lembrei-me que Natália Correia viveu ali . O prédio está cheio de escritórios e foi "renovado". Em 1986 era apenas um prédio onde, num andar lá em cima, morava a escritora com quem ia falar para uma peça no Semanário. Foi ela quem me recebeu e levou para a ampla sala revestida a livros. Havia um busto e uma mesa enorme em que cada um de nós se sentava frente a frente. De vez em quando Natália levantava-se para ir falar a um senhor idoso que, numa salinha contígua, lia um policial . "É o meu marido", explicou. Continuámos a conversa e, no fim, Natália "confiou", na dedicatória, um livro à minha "leitura inteligente". Levou-me à porta e ao elevador. Menos de uma década passada sobre isto, Natália estava morta. Houve tempos em que eu descia a cidade com alegria e desprendimento. Ontem soube-me a nada. Como naquele 52 da Rodrigues Sampaio, já nada está onde costumava estar. O Pessoa escreveu num poema famoso que "o Erro mudou./Temos agora uma outra Eternidade,/E era sempre melhor o que passou". À medida que tudo se afunila e acaba, só o que passou passa a fazer sentido. Esta "Eternidade", como o poeta bem supunha, não faz sentido algum.

3 comentários:

VANGUARDISTA disse...

João,
Mas quando um homem sonha o mundo pula e avança...

Anónimo disse...

como não frequento bares nunca conheci Natália Correia.na graça foi refúgio de muita gente no prec.
uma noite à saida do gol encontrei Dórdio a bufar em frente da assembleia à espera da Mátria.
mais uma crise de saudade?
"prá frentex"

radical livre

Unknown disse...

Memória: uma vez fui a um teatro e vi a NC, que conhecia, a falar com um senhor que tinha um maço de programas do espectáculo debaixo do braço. Perguntei à NC onde se poderia obter um programa e o tal senhor (soube depois que era o director) atalhou logo: "Vá à bilheteira que lhe vendem um". Encolhi os ombros e fui para o meu lugar. Passados alguns segundos, a NC aproximou-se e ofereceu-me o seu próprio programa. Uma Senhora! E ficámos amigos para o resto da vida.