21.10.08

CULPAS

Discordo desta mania presidencial de promulgar diplomas com "mensagens" a explicar que "sim, senhor, mas eu não concordo com isto ou com aquilo". O novo regime do divórcio seguiu esta "prática" inconclusiva. Até porque a esquerda patológica veio logo a terreiro acusar Cavaco de ser "conservador". Ou seja, Cavaco e os seus "valores" não ganharam nada com esta promulgação envergonhada já que serviu de pretexto para as habituais alarvidades dos "progressistas" caviar. Quanto à substância da coisa, já disse o que tinha a dizer. Protege os que mais "sabem" e prejudica os que menos "podem". Só que o mundo é dos espertos e dos "direitistas", isto é, daqueles que acham que apenas nasceram para ter "direitos". Daqui para diante é que a culpa vai mesmo morrer solteira.

10 comentários:

José A. Vaz disse...

sim, também ouvi uma "gaja" da esquerda "patológica" e modernaça a dizer que as reservas sobre a lei não tinham nada a ver com a realidade do nosso país. das duas uma: ou vive em Marte ou andou a fumar coisas esquisitas entre duas sessões parlamentares. ou seria ingestão de caviar estragado?
laissez tomber...

Ritinha disse...

Discorda mas promulga.
É o Portugal dos pequeninos.
Sinto um nó na garganta.
Desisto.
Não há quem mo desate.

Anónimo disse...

Condiz com o resto e ... mal parecia se discordasse e não promulgasse.

Estamos em Portugal ... no seu melhor !

Não sei se o país está de tanga : sei, concerteza, que está de TANGA o respeito, a ética, a moral e tudo o resto que, no antigamente, se ensinava de pequenino ...

Anónimo disse...

A questão das "mensagens" é mais grave e preocupante.

Quando a Constituição criou a AR e PR dotou-os de igual legimidade, mas não obriga a que estejam sempre de acordo.

Sendo assim, e sem discutir razões da lei, se esta Lei tinha as reservas indicadas pelo PR, nomedadamente desprotecção da "parte mais fraca e/ou vuneravél", promotora de injustiças, e outras maleitas, não tinha mais nada a fazer do que VETAR a dita Lei mandando-a para a AR.

Se a AR fizesse finca pé que a aprovase por 2/3 para anular o VETO.

É que o que está em causa não é "um assunto corrente e/ou gestão", mas sim uma potêncial promoção de injustiça, por via legal, e é para fazer essa verificação que os Diplomas também vão ao aval do PR.

Já é tempo, que o actual PR perceba que é para isso que foi eleito por Sufrágio Directo, e não para relatar ordenhas de vacas, ou os minutos que demorou a aprovar um diploma, por que isto não é um Rally.

Posso não concordar com ele e ter-lhe muitas reservas, mas a partir do momento que foi eleito democráticamente hà que respeita-lo, pelo que é importante que faça valer os seus direitos, especialmente quando acha que uma Lei é injusta, e não se limite a "recados" inúteis.

josé ricardo disse...

ironicamente, a crítica mais sibilinamente mordaz vem do PSD, ao afirmar que a "lei é lamentável", mas que compreende a promulgação porque o Presidente nada poderia fazer facer à maioria com assento parlamentar...

Anónimo disse...

josé ricardo,
isso até pode ser verdade, mas não estamos numa ditadura da AR.

è para isso que há a DIVISÂO de poderes na Constituição.

Quanto ao PSD, espero que estejam só a ser mordazes, mas dada a tradicional falta de humor da politica "portuga", infelizmente, dúvido.

o que só vem tornar mais negra a situação que descrevi.

Ritinha disse...

Então, se
"o Presidente nada poderia fazer face à maioria com assento parlamentar",
descubro só agora que o Presidente faz parte da oposição...
Mas... aquela espécie de "declaração de voto". Pensava que se fazia quando o nosso voto é vencido pela maioria, mas esta promulgação não é um voto a favor?

Anónimo disse...

Ó João isso que você, aliás, erradamente, chama "mensagem" vem de milénios. A diferença é mais de forma que outra coisa. Olhe, o velho Pôncio limitou-e a perguntar: O que é a verdade ? Cavaco escreve um testamento de substância zero. É diferença entre a idade do bronze e a modernidade de Pilatos. Nada a fazer

Anónimo disse...

Se não está de acordo não promulga; e não tem de dar satisfações a ninguém.
Se o socialismo de merda, se a merda do socialismo, se os capangas destes dois tipos de socialismo nojento não gostarem associem-se aos meninos infelizes da Casa Pia e sofram as consequências.

Anónimo disse...

Basicamente concordo com o Observador.
Acho que o PR deveria devolver à AR este diploma, manifestando as mesmas preocupações. No entanto dei comigo a pensar que não o fez agora porque:
Hipótese 1: prefere qualquer coisa a parecer-se com o pr mário soares (o exemplo máximo do presidente "oposição")!;
H2: está cansado de ser objecto de crónicas plenas de respeito pluralista, democrático e cosmopolita, escritas por alguns que se julgam a "nata" do pensamento Universal e chave para a "felicidade civilizacional"!;
H3: ao promulgar o diploma mas manifestando as mesmas preocupações (totalmente menorizadas pela esquerda, para dizer o mínimo), o PR veio sublinhar a responsabilidade dessa mesma esquerda nesta nova Lei. Assim, no futuro, face às eventuais desgraças dos que menos "podem", saberemos que a culpa nunca será dos que mais "sabem", mas sim da esquerda "humanista, neo-realista, cosmopolita, pluralista, moderna, igualitária, ..."!
H4: todas as anteriores e mais algumas!