7.1.08

PERSEVERAR NA SOBRIEDADE

«Non si può dire infatti che la globalizzazione sia sinonimo di ordine mondiale, tutt’altro. I conflitti per la supremazia economica e l’accaparramento delle risorse energetiche, idriche e delle materie prime rendono difficile il lavoro di quanti, ad ogni livello, si sforzano di costruire un mondo giusto e solidale. C’è bisogno di una speranza più grande, che permetta di preferire il bene comune di tutti al lusso di pochi e alla miseria di molti. “Questa grande speranza può essere solo Dio … non un qualsiasi dio, ma quel Dio che possiede un volto umano” (Enc. Spe salvi n. 31): il Dio che si è manifestato nel Bambino di Betlemme e nel Crocifisso-Risorto. Se c’è una grande speranza, si può perseverare nella sobrietà. Se manca la vera speranza, si cerca la felicità nell’ebbrezza, nel superfluo, negli eccessi, e si rovina se stessi e il mondo. La moderazione non è allora solo una regola ascetica, ma anche una via di salvezza per l’umanità. È ormai evidente che soltanto adottando uno stile di vita sobrio, accompagnato dal serio impegno per un’equa distribuzione delle ricchezze, sarà possibile instaurare un ordine di sviluppo giusto e sostenibile. Per questo c’è bisogno di uomini che nutrano una grande speranza e possiedano perciò molto coraggio.»

Bento XVI, Solenidade da Epifania do Senhor, Roma, 6 de Janeiro de 2008

9 comentários:

ochoa disse...

«Só Deus basta!» ( rezava Teresa de Ávila, Sª Teresa de Jesus, em «su vita», a nobílissima Drª da Igreja por Paulo VI tal declarada, a ibérica Stª das «Moradas». Pois Deus nos baste, que mais perto está quanto mais longe dEle andamos, p'los lados de cá desta vida escura. Ratzinger, melhor Bento XVI, sabe dessa verdade que é tudo ter quem Deus tem. Com Deus e com o Espírito tudo mas tudo se nos revela abundantemente vivo. O Filho o prenunciou - veja-se o Evangelho de João. E a Plenitude do Espírito é a consumação do tempo. Vem, Senhor Jeus, fica connosco porque anoitece e não temos mais para onde ir! Este, de nome cristão Ângelo Ochôa assina com o Teu Sinal de Cruz + Àrvore Redentora que nos trouxe a Vida Plena já sentida desde o Estábulo encimado do luzeiro da Estrela e Guia de Bethlheem!!!

Anónimo disse...

Congratulo-me com a reflexão sábia de Bento XVI quanto aos efeitos da globalização. De facto, nesta sociedade actual, contaminada pelo ultra-liberalismo, o Papa apela à introdução de uma componente socializante na vida dos povos, que permita uma maior equidade na distribuição da riqueza, a fim de que os que pouco ou nada têm possam disfrutar do supérfluo dos que muito possuem. Aliás, Bento XVI, no exercício do seu magistério pontifício, mais não faz do que recordar a palavra do Senhor, como a registam os Evangelhos. Haja, pois, a coragem de passar à prática a mensagem de Cristo, que pregou, primeiro que qualquer outro, a igualdade entre os homens.

Anónimo disse...

passeava eu por Alfama com 2 amigas Italianas, quando vimos uma Pensao que dizia o seguinte: " Pensão Minhota: fica aberta toda a noite"
As minhas amigas soltaram uma larga gargalhada, alguém me explica porque?

Anónimo disse...

Podia traduzir para Português, se faz favor? Detesto esta moda. De quando a quando, nos blogues, aparece alguem que introduz textos em francês, italiano, até latim. Não se esqueça que os mais novos também são leitores. Nós agora só "aprendemos" o inglês. E não se preocupe, não é pelo italiano que dá outro ar ao blogue!

Obrigado

Anónimo disse...

jp: minhota em italiano (mignota) quer dizer prostituta (ou puta, não sei bem). A minha avó uma vez cometeu o erro de em Roma, numa conferência da FAO, dizer que era minhota. :)

Anónimo: é quase igual ao português. Se não sabe, aproveite para ir treinando! E eu tenho 22 anos e aprendi italiano. Mas claro que paguei o curso à parte...

Gonçalo M Vassalo Moita disse...

Bem colocado, este post!

Anónimo disse...

O anónimo das 9.49 em nome da "malta nova" parece ter muito orgulho em só saber inglês como lingua estrangeira. Pelo contrário deveria lamentar-se e com ele o sistema educativo que tais efeitos produz. Cada lingua nova é uma nova perspectiva da vida,uma nova janela para o pensamento do mundo. Aprenda,pois, que só lhe faz bem e não fique refastelado no inglês básico.

João Gante disse...

Não vejo no post que refere qualquer tipo de orgulho. É um facto que o anónimo só sabe inglês, e nada demonstra que se fique pelo básico. Ou que, por isso e por ser novo, tenha de ser tratado como um eremita que nada conhece. No que toca ao "refastelado", é um barrete que a todos serve. Ainda assim, é um direito do João Gonçalves, o de publicar os seus posts na língua que bem entende.
Quanto ao discurso do Papa, a sobriedade nunca foi solo fértil para grandes mentes. Em Santa Comba também se prezava o estilo de vida sóbrio e veja-se o que deu. Já no que toca à ajuda ao próximo, não há como não concordar, mas é daquelas temáticas que "fica bem", por verdadeira que seja, e que muitas vezes - esta incluída - não serve para mais do que suscitar uns "tem muita razão" de boas consciências.

T disse...

E eu disse a uma italiana amiga que ela tinha cara de minhota. Ficou verde a rapariga:) Acontece!
Truque para compreender italiano: ler em voz alta o início e depois entra-se no registo. Não sei porquê mas funciona.