16.7.07

AS ALTERNATIVAS


O dr. Mendes já tem duas "alternativas". Uma, eterna, é o dr. Menezes, autarca de Gaia, uma espécie de "Kompensan" ambulante que se acha sublime e que não compreende por que é que o partido, primeiro, e o país, depois, não o desejam. A segunda, também nortenha, é o dr. Aguiar Branco, mundialmente famoso depois de ter exercido as funções efémeras de ministro da justiça. Estas excelências, repare-se, aspiram a dirigir a direita. Sim, porque enquanto o regime for o que é, quem dirige a direita é o PSD e jamais o CDS-PP. Ora com gente desta, o dr. Mendes persiste, com a maior naturalidade, até 2009. Viu-se agora em Lisboa o que dá brincar com amadores da estirpe do novo militante Negrão. A macrocefalia política de Lisboa praticamente impede que qualquer "homem do norte" mande. Sá Carneiro era do Porto mas há muito que tinha "adoptado" Lisboa. Só existe um homem no norte que podia apoderar-se das hostes "laranja" com a possibilidade de um módico de êxito. Não é do regime, não segue o sistema, é teimoso e tem uma forma algo iconoclasta de tratar a coisa pública. Não é adulado pela opinião que se publica e não teme reverencialmente ninguém. Chama-se Rui Rio e sabe alemão. Tivesse ele pachorra e "treino" e talvez, esse sim, pudesse avançar sem que fosse preciso tirar quinze dias de riso nacional. De resto, e ao contrário do que se pode pensar, Mendes é um osso duro de roer. O meu palpite é que é mesmo ele quem vai levar o andor até 2009.

18 comentários:

marinheiro de aguadoce disse...

LEVEM-NO PRA LISBOA.JÁ!!
ARRANJA-VOS UMA CORRIDA DE CALHAMBEQUES NA AV DA LIBERDADE E TUDO.
PORRA VOCÊ NÃO TEM VINDO AO PORTO!!!
O GAJO NÃO FAZ NADA. CAIU DE PARAQUEDAS NA CAMARA.
PODE SER UM BOM CONTABILISTA, MAS PRESIDENTE DA CAMARA? ESTÁ A GOZAR.
OH J.G. EU ATÈ LHE ACHAVA PIADA, MAS DEPOIS DUMA ALARVIDADE DESTAS...

Anónimo disse...

«Mendes é um osso duro de roer».

Pois é, coitado.
Faz-me lembrar aquele "saco suspenso" onde os Boxeurs treinam os "ganchos" ... mas quem corre por gosto não cansa.

Anónimo disse...

Para o que deverá ter alguma valia.
Depois do que se atreveu a fazer com o sr valentim loureiro (bem expulso do exército, no tempo em que os animais falavam), e com o sr de Oeiras.
Algo de capaz há-de ter o homem.

Anónimo disse...

»»»»»Chama-se Rui Rio e sabe alemão«««««

Por esta frase se vê o que vai nessa cabeça.

O resto já Freud o disse e provavelmente o seu psiquiatra, se é que não passa de um "cagalhão", daqueles vendáveis no Carnaval.

Anónimo disse...

Não creio. Se fosse o Dr. Cadilhe...

Anónimo disse...

Também considero que o Rui Rio é o único homem capaz de transformar o PSD em algo capaz de fazer frente ao PS, com coragem, determinação e sentido do rumo a tomar.
Hoje Miguel Veiga dise numa rádio que Rui Rio é o melhor candidato a líder do PSD, apesar de aparentemente não estar na corrida. Será certamente apoiado por Pacheco Pereira.
Sou adepto e sócio do FCP, apoiante incondicional de Pinto da Costa. Acho que RR prestou um mau serviço ao Porto ao atacar de forma dura e insensata o clube, mas admiro nele o que admiro em Pinto da Costa. Coragem, frontalidade, cumprimento do que promete, nem que "chovam canivetes" como o próprio referiu no programa "Prós e Contras"dedicado ao Porto e ao Norte.

Anónimo disse...

Santana...

Anónimo disse...

“Não é do regime, não segue o sistema, …”
Não sabia que o Dr. Rio era de “geração espontânea” e que tinha tomado a CMP à frente de uma “brigada revolucionária” ?
Oh! João! Para de procurar no PSD quem dirija a direita.
Quanto muito podes encontrar lá, para além duma multidão de populistas, alguns neo-liberais de facção (interesses) diferentes dos outros que estão no PS e no PP.
Não foi no pessoal da 1ª Rep. que o Estado Novo encontrou as suas elites, embora tenha sido nas “sobras” e “franjas” do Estado Novo que a 3ª Rep., nomeadamente o PPD, foi arregimentar as suas elites.
R.A.I.

batuta disse...

Interessante o João Gonçalves não equacionar a hipótese Ferreira Leite...

Anónimo disse...

Agora o novo D.Sebastião é o Dr.Rio. Não está mal. Vocês são incorrigiveis, pá.

Anónimo disse...

O Rio seria seguramente melhor escolha que o 'perdigoto', para já nem falar no homenzinho de Gaia o qual, se tiver juízo, deixa-se estar nos seus negócios imobiliarios com os espanhóis do Martins da Cruz

Anónimo disse...

Senhor João Gonçalves, é com muito agrado que se lêem os seus artigos de opinião, não só pela actualidade e pertinência dos temas, como também pela forma correcta como os redige – sem erros ortográficos nem de sintaxe (ao contrário do que acontece, por exemplo no site do M. E./GAVE, onde termos que não pertencem ao léxico são utilizado frequentemente, como “massivo” que não é palavra portuguesa; isto, um ministério da educação!!!, ou erros clamorosos de sintaxe como num “placard” apresentado, a partir das 14,5 horas, no programa da RTP2 de 17/7/07) - , mas permita-me que, com o devido respeito, discorde de si, quando diz - porque sinceramente o pensa, creio – que o PSD representa a direita. Neste momento o PSD, infelizmente, não representa coisa alguma, pois não tem espaço político, já que este foi ocupado pelo PS. Os “barões” do PSD estão felicíssimos com o que o poder anda a fazer, assim como os do CDS que mal conseguem disfarçar o contentamento. Só o povo que vota PSD é que está desanimado e descontente porque vê que já não pode contar com o seu partido para nada e o que vê é os grandes do PSD e do CDS a passarem em massa para o partido do poder, uns, à descarada; outros, veladamente. Portanto, Senhor João Gonçalves, não espere que o PSD venha a fazer qualquer oposição ao poder, até, porque aqueles que se perfilam, também são responsáveis pela crise do país. Não se esqueça que há uma lei geral das Ciências que se aplica também à Sociologia que diz:” todo o responsável pela criação de uma crise não tem capacidade para a resolver” e, o que o Senhor vê, por todo o lado, é os que levaram o País a esta situação a serem chamados para o tirar dela, o que é de todo impossível.

Anónimo disse...

Só Alberto João Jardim é que pode levantar o PSD e fazer frente ao PS.
O resto são puerilidades.

ZGarcia disse...

Essa foto do Rio está excelente.
O tom verde esperança. O sorriso com o olhar fixo no "olhe para o meu dedo", a barba do meio-dia e a testa alta, reflectindo holofotes.
O casaco de porteiro é que lhe fica mal.
Mas é providencial
.

Anónimo disse...

Pois é pá!
Novo ou velho, para D. Sebastião há o Dr. Vitorino e mais nenhum. Right?! :P

Anónimo disse...

Impressionante como toda a gente ataca o Dr. Menezes sem dó nem piedade. Jornalistas, políticos e outros lisboetas fazedores de opinião nunca lhe perdoaram aquela do "sulistas elitistas e liberias".
O vosso drama é que se veio a provar que ele tinha razão...
É pena que se endeusem teóricos que nunca construiram nada na vida (limitaram-se a ser simplesmente políticos de profissão)e se despreze sem qualquer razão uma pessoa que em oito anos transformou o concelho de Gaia que nos envergonhava num concelho que nos enche de orgulho.

fado alexandrino. disse...

Não sou do Porto, não vivo no Porto e desejo que o FCP vá para a terceira divisão.

Não sei se Rui Rio está a fazer um bom trabalho mas visto aqui de baixo parece que sim.

Nunca poderá concorrer agora pois isso seria abandonar a Câmara e ninguém iria perceber essa manobra de ocasião.

Terá que tomar essa decisão em 2009 de acordo com a previsão dos resultados que serão desanimadores para o PSD.

Anónimo disse...

Ó Dr. Gonçalves, um pouco de objectividade não lhe fazia mal nenhum, pode crer.

Todos os dias voçê usa este púlpito para zurzir nos seus ódios de estimação - o Dr. Rio, o Dr. Pacheco, o Prof. Carmona - , como se estivesse a cumprir uma missão encomendada lá pelo Rato.

No fundo, a sua aversão ao Dr. Rio (essa do senhor dizer que ele sabe alemão mercia umas bengaladas), resulta apenas dele ter posto o Sr. Jorge Nuno no seu lugar.

De facto, quem ganha ao saco de gatos que é o PS do Porto (só se já está esquecido)por duas vezes, tem mais valor na ponta dum dedo que o senhor no corpo todo, por muito que se ponha em bicos de pés.

Na verdade, o mal de que o senhor padece contra o Dr. Rio é simples, chama-se clubite...aguda.

Digo eu...

Saloio