16.3.07

O PAPA E O REBANHO


Como é costume - a ignorância é atrevida - já se disseram e escreveram muitos disparates em torno da "exortação apostólica" de Bento XVI sobre a eucaristia. Pode ler-se aqui, na íntegra e em português. É que, antes de falar, convém saber qualquer coisinha. Na nossa quotidiana incoerência e contradição, não podemos esperar que o Papa nos siga. Não é Ratzinger quem deve seguir a manada. O seu caminho está muito claro desde o início. Quem não o entender, meta explicador.

16 comentários:

Anónimo disse...

Caro JG, esta' a falhar!!
este post devia estar escrito em Latim!!
tambe'm nao precebo essa sua veneracao pela figura do Papa,em que medida e' que a actuacao do Vaticano afecta a sua vida quotidiana?
perdonatis, qve lei no sai que faremum!

Cristina disse...

já se percebeu ha muito que Ratziger se está "borrifando" para a manada. no principio da reciprocidade, esperemos que o contrário também se verifique....

Anónimo disse...

Aplaudo (com as saudades de quando era miúdo) a re-introdução do Canto Gregoriano que sempre se juntou à elevação do Espírito e à dimensão do Sagrado no seio da Igreja.

Anónimo disse...

...mas a quem interessa este assunto?
sinceramente!

esta' a falar de quem? pode explicar?

Vladimir disse...

Para si o que é o destino?

batuta disse...

Vou MESMO meter explicador!

Mas continuarei a ser um fiel leitor.

Anónimo disse...

Eu gosto muito da Santíssima Missa em Latim.

Aladdin Sane disse...

|off - topic |

depois do "Kinas" no Euro 2004, o Allgarve.

Há uns anos, por ocasião das partidinhas do primeiro de Abril, a RTP anunciou que o Porto se passaria a designar por Oporto. Houve entrevistas de rua, que apanharam o povo de surpresa, e uma entrevista forjada com Miguel Esteves Cardoso, que se manifestava contra a "medida" temendo que no futuro, o nosso país passasse a ser "Oportugal".

Digam-me que o que acabei de ver no telejornal é uma brincadeira... uma allgaraviada.

Anónimo disse...

Este "neo-Afonso Costa" pelo menos tem humor, o que, como se sabe, subverte a opinião políticamente correcta dos imbecís :

«As línguas nativas acabam de sofrer um rude golpe na sua dignidade litúrgica. O Papa quer regressar à celebração da missa em latim, uma língua que Cristo manifestamente nunca falou. Admira-me assim que alguém não tenha proposto o inglês ecuménico como alternativa universal para a celebração da Eucaristia nestes tempos de língua franca. A não ser que o latim assim restaurado não se dirija tanto a substituir as línguas nacionais mas antes a furtar a Igreja Católica ao império do inglês protestante».

(Medeiros Ferreira, in "Bichos Carpinteiros")

Anónimo disse...

Ai ai JG, o respeitinho desapareceu. Como explicar às gentes aquilo que tentou explicar? O que interessa nestes dias é pensar?? A meditação do tempo actual chama-se "Tempo de Viver" e dá na TVI todos os dias à noite. Abraço do Zé Maria

Anónimo disse...

Um pedido de esclarecimento: quando o João Gonçalves fala de "manada", está a referir-se a si próprio, certo?...

Anónimo disse...

João,

Não lhe parece que, se em vez de expelir esta sua irritação e azedume, escrevesse um texto sereno e equilibrado sobre a matéria, talvez despertasse mais interesse nos leitores?

É que tanta sobranceria, irritação e impaciência matam qualquer interesse num leitor.

E o que é desagradável é que é assim muitíssimas vezes.

Talvez se em vez do nos mandar ir ter explicações, explicasse a sua perspectiva em meia dúzia de linhas fosse melhor para todos. Até para o Papa.

Zé Maria Duque disse...

Caro João, mais uma vez gostei muito de ler os seus comentários sobre o Papa.

Anónimo disse...

zmd, quais comenta'rios?

Zé Maria Duque disse...

Todos os vários comentários que o autro deste blog tem feito nos últimos meses desde que o Papa Bento XVI tomou foi eleito Papa

Anónimo disse...

ah! bom , nao tinha precebido, desculpe.