31.3.07

REQUIEM


Venho do CCB onde assisti ao Requiem de Verdi, interpretado pelo coro do Teatro Nacional de São Carlos e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. Bons solistas da "safra" Pinamonti que hoje termina. O ex-director artístico disponibilizou-se por carta- a meu ver mal, porque esta gente não merece consideração de maior - para assegurar a transição para o sr. Dammann e para os "boys and girls" que se seguem (porventura os mesmos ou idênticos o que vai dar ao mesmo). Naturalmente isso implicava novo contrato porque ninguém trabalha de borla. O prof. Carvalho chamou Pinamonti à Ajuda e, na presença de uma "testemunha idónea" porque ubíqua (vamos, em breve, com certeza ouvir falar dela), comunicou-lhe que não havia mais contratos. Mandou o serventuário embora já que, com este, o assunto tratar-se-á na devida altura. Com todos os seus defeitos e virtudes, Paolo Pinamonti não merecia esta "expulsão" digna do pior PC. É por isso que apreciei tanto uma ideia lida num jornal há uns tempos, justamente a propósito do "caso Pinamonti". Sair do PC é fácil. Tirar o PC de dentro dos que dele saem é que é impossível.

4 comentários:

Anónimo disse...

Kultura: 0 comments!

E ainda dizem que a direita é esclarecida....

Anónimo disse...

Não mencionou mas se assistiu a esse concerto, escutou também o Coro Lisboa Cantat, daí estarem em palco 114 elementos de coro, do S. Carlos são 70 os restantes 44 são parte do Coro Sinfónico Lisboa Cantat.

Anónimo disse...

Vai tarde, mas ainda em boa hora, espero... É verdade, não mencionou, mas se assistiu a esse concerto "viu" também o Coro Lisboa Cantat. Porque ouvir mesmo, só ouviu o do São Carlos... Mas 114 em palco enchem logo o olho de outra maneira.

Anónimo disse...

Para ouvir só o S.Carlos basta ir ao TNSC e escuta-lo, pois a diferença de afinação neste Requiem foi bem patente. Por alguma razão tiveram de chamar o Coro sinfónico Lisboa Cantat para reforçar o Coro de S.Carlos. É que, a Messa da Requiem de Verdi não é para qualquer Coro.
Para além do mais, quando é só para a figuração, o TNSC tem uma lista própria.