22.3.07

UM NOME INTERESSANTE

Existe, nestas quatro páginas, um nome interessante. Vem na folha três, no canto inferior esquerdo. Sobre o engº António Morais, apenas três observações. Em 2001, foi proposto a quem de direito a instauração de um processo disciplinar ao então director do "gabinete de estudos e planeamento e instalações" do ministério da Administração Interna por ter autorizado a realização de obras públicas que não se provou destinarem-se ao "serviço de estrangeiros e fronteiras", como o então director do "gepi" sustentava. Esse inquérito foi uma sequela de um outro sobre a "fundação para a prevenção e segurança", uma ideia política do então secretário de Estado Armando Vara e que lhe valeu a demissão a instâncias de Jorge Sampaio. O processo disciplinar não foi aceite e o inquérito foi arquivado. Em 2002, depois de uma auditoria ao dito "gepi", o ministro Figueiredo Lopes demitiu esse director. Em 2005, o actual governo "recuperou" o ex-director do "gepi" e colocou-o a dirigir o "instituto de gestão financeira e patrimonial da justiça" até que um incidente com uma cidadã brasileira, contratada para aquele "instituto", precipitou a queda do então presidente do "instituto". Esse ex-director e ex-presidente de dois organismos públicos é justamente o engº António Morais que, informam-me aquelas páginas, dirige ou dirigiu a "faculdade de engenharia civil" de um estabelecimento comercial chamado Universidade Independente. Fiquei esclarecido. Ele, o engº Morais, é que parece que não.

2 comentários:

tms disse...

... e não só:

No blogue Portugal Profundo, há um extenso dossier de investigação, sobre o atribulado percurso académico do Primeiro Ministro. Confesso que o fui ler à espera de encontrar alguém conhecido, e lá estava!
O caríssimo Dr. Eng. António José Morais, nas horas vagas docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, como director do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Independente em 1995 e 1996.
Este professor, conhecido na escola por condicionar a aprovação à compra dos livros que havia publicado, foi durante um curto período meu professor da cadeira de Estática II, época de.
Eis senão quando, me apercebo que este Prof. Dr. Eng. ao mesmo tempo que se aborrecia a passar com pouca frequência pelo Alto da Ajuda, ajudava a construir o brilhante caminho do actual Primeiro Ministro. A meio do ano, o Prof. Dr. Eng. desapareceu, faltou, faltou, faltou, até que nos vieram comunicar que o ilustre professor (que até então se tinha desculpado nas suas ausências por ser deputado da nação), havia sido nomeado para a Direcção do Gabinete de Estudos e Planeamento e Instalações do Ministério da Administração Interna, sob a tutela do Sec. de Estado Armando Vara.
Percebo hoje que o pobre professor, para além de se ter entregue aos mais altos desígnios da nação, também era director da Independente para deste modo ajudar a construir, num ambiente sereno, tranquilo e de elevada sapiência, os futuros quadros dirigentes da nação.
No dia 27 de Março, porque bom filho de casa nunca sai, lá estará na Faculdade de Arquitectura a julgar mais umas provas de aptidão pedagógica - ver aqui.

[original em http://rb02.blogspot.com/2007/03/o-prof-dr-eng-antnio-jos-morais-e.html]

Paulo disse...

Bom....isto é uma bola de NEVE..querem ver que o Armando Vara s´
o tem o 9º ano? risssss